FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Prorrogação do programa de redução de salários e do Benefício Emergencial (BEm)

Prorrogação do programa de redução de salários e do Benefício Emergencial (BEm)

Compartilhe esse post:

Por conta da medida, o Benefício Emergencial será pago por até seis meses

O governo federal prorrogou por mais dois meses o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. O projeto foi criado como uma das medidas contra os impactos econômicos que a pandemia do novo coronavírus provocou no país.

O programa permite que as empresas suspendam contratos temporariamente ou reduzam tanto a jornada de trabalho quanto o salário dos funcionários. Em contrapartida, o trabalhador recebe o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Na sexta-feira (21), o ministro da Economia, Paulo Guedes já havia informado a prorrogação durante uma transmissão na internet. No entanto, somente na segunda-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revelou em sua conta no Twitter que havia assinado o documento.

O decreto, que foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, foi publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU).

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

O que é o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda?

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda permite que as empresas suspendam contratos de trabalho ou reduzam tanto a jornada quanto o salário de seus funcionários.

O projeto foi anunciado em abril como uma medida para tentar evitar um aumento nos índices de desemprego do país. A medida provisória foi sancionada em julho e transformada em lei. A ideia é conter os impactos do coronavírus na economia.

Inicialmente, a previsão era de suspensão de contratos de trabalho por até dois meses. No entanto, em julho o governo prorrogou o programa, totalizando quatro meses.

Agora, com a nova prorrogação, as empresas vão poder suspender contratos de trabalho e reduzir as jornadas e salários por até seis meses.

Veja mais – Pronampe: apoio para pequenas empresas é prorrogado por três meses

O que é o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm)?

O benefício emergencial, também conhecido como BEm, é uma compensação paga aos trabalhadores que tiveram seus contratos suspensos ou salários cortados.

O pagamento do benefício está previsto na Medida Provisória (MP) 936/20, a mesma que permitiu que as empresas tornassem as relações trabalhistas mais flexíveis durante o período de calamidade pública.

Quem tem direito ao BEm?

Tem acesso ao benefício os trabalhadores que:

  • Tiveram o contrato de trabalho suspenso;
  • Tiveram a jornada de trabalho cortada e o salário reduzido,
  • Trabalhadores em regime de trabalho intermitente.

Veja mais – Programa do Facebook para pequenas e médias empresas é prorrogado

Quanto vou receber?

O valor do BEm é calculado pelo Ministério da Economia e corresponde a um percentual do seguro-desemprego do trabalhador. O benefício pode variar de R$ 261,25 até R$ 1.813,03.

No entanto, quando foi acordado entre as partes a redução de 25%, 50% ou 70% da jornada de trabalho, com a mesma redução do salário recebido, o valor equivale a essa mesma porcentagem do auxílio-desemprego que o trabalhador teria direito.

Para acompanhar o pagamento do benefício basta acessar o portal de serviços do Ministério da Economia ou aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o BEm ou sobre a redução de jornada e salários? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Correios em greve: e agora, como pago minhas contas?

O atraso nas entregas dos boletos em função da greve não exclui os juros. Pagadores devem encontrar outra maneira de ter fatura em mãos

Ler artigo completo

0 respostas para “Prorrogação do programa de redução de salários e do Benefício Emergencial (BEm)”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo