FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Prorrogação do programa de redução de salários e do Benefício Emergencial (BEm)

Prorrogação do programa de redução de salários e do Benefício Emergencial (BEm)

Compartilhe esse post:

Por conta da medida, o Benefício Emergencial será pago por até seis meses

O governo federal prorrogou por mais dois meses o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. O projeto foi criado como uma das medidas contra os impactos econômicos que a pandemia do novo coronavírus provocou no país.

O programa permite que as empresas suspendam contratos temporariamente ou reduzam tanto a jornada de trabalho quanto o salário dos funcionários. Em contrapartida, o trabalhador recebe o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Na sexta-feira (21), o ministro da Economia, Paulo Guedes já havia informado a prorrogação durante uma transmissão na internet. No entanto, somente na segunda-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revelou em sua conta no Twitter que havia assinado o documento.

O decreto, que foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, foi publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU).

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

O que é o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda?

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda permite que as empresas suspendam contratos de trabalho ou reduzam tanto a jornada quanto o salário de seus funcionários.

O projeto foi anunciado em abril como uma medida para tentar evitar um aumento nos índices de desemprego do país. A medida provisória foi sancionada em julho e transformada em lei. A ideia é conter os impactos do coronavírus na economia.

Inicialmente, a previsão era de suspensão de contratos de trabalho por até dois meses. No entanto, em julho o governo prorrogou o programa, totalizando quatro meses.

Agora, com a nova prorrogação, as empresas vão poder suspender contratos de trabalho e reduzir as jornadas e salários por até seis meses.

Veja mais – Pronampe: apoio para pequenas empresas é prorrogado por três meses

O que é o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm)?

O benefício emergencial, também conhecido como BEm, é uma compensação paga aos trabalhadores que tiveram seus contratos suspensos ou salários cortados.

O pagamento do benefício está previsto na Medida Provisória (MP) 936/20, a mesma que permitiu que as empresas tornassem as relações trabalhistas mais flexíveis durante o período de calamidade pública.

Quem tem direito ao BEm?

Tem acesso ao benefício os trabalhadores que:

  • Tiveram o contrato de trabalho suspenso;
  • Tiveram a jornada de trabalho cortada e o salário reduzido,
  • Trabalhadores em regime de trabalho intermitente.

Veja mais – Programa do Facebook para pequenas e médias empresas é prorrogado

Quanto vou receber?

O valor do BEm é calculado pelo Ministério da Economia e corresponde a um percentual do seguro-desemprego do trabalhador. O benefício pode variar de R$ 261,25 até R$ 1.813,03.

No entanto, quando foi acordado entre as partes a redução de 25%, 50% ou 70% da jornada de trabalho, com a mesma redução do salário recebido, o valor equivale a essa mesma porcentagem do auxílio-desemprego que o trabalhador teria direito.

Para acompanhar o pagamento do benefício basta acessar o portal de serviços do Ministério da Economia ou aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o BEm ou sobre a redução de jornada e salários? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Correios em greve: e agora, como pago minhas contas?

O atraso nas entregas dos boletos em função da greve não exclui os juros. Pagadores devem encontrar outra maneira de ter fatura em mãos

Ler artigo completo

0 respostas para “Prorrogação do programa de redução de salários e do Benefício Emergencial (BEm)”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo