Índice de conteúdo
O valor do empréstimo para aposentado varia de acordo com diversos fatores, como perfil do solicitante, modalidade de crédito e regras da instituição financeira.
De acordo com o Relatório de Economia Bancária do Banco Central, divulgado em dezembro de 2020, aposentados e pensionistas do INSS representam 60% dos tomadores de empréstimo. A modalidade, inclusive, é considerada uma das principais entre as pessoas físicas.
Vale lembrar, contudo, que consumidores aposentados têm direito à solicitação e acesso a outras modalidades de empréstimo seguro, além do crédito consignado, conforme mostraremos a seguir.
Autônomo tem direito de se aposentar pelo INSS?
Conforme mostrado no Relatório do Banco Central, a modalidade mais comum de empréstimo para aposentado é o consignado. Entretanto, como dito anteriormente, existem outras opções disponíveis para esse grupo, como o crédito pessoal, empréstimo com garantia e empréstimo na conta de luz.
Também conhecido como crédito pessoal, é considerada uma modalidade popular, pois normalmente não conta com um processo burocrático para solicitação e obtenção do valor. Por isso, o empréstimo pessoal pode ser vantajoso para quem precisa de dinheiro rapidamente.
Para solicitar esse tipo de crédito, o aposentado deverá apresentar um documento de identificação com foto, além do CPF, comprovante de residência e comprovante de benefício, já que é feita uma análise de crédito e renda.
O empréstimo consignado é destinado aos trabalhadores em regime de contratação CLT, aposentados e pensionistas do INSS, militares e servidores públicos. Neste modelo, o valor da parcela do empréstimo é descontada automaticamente do benefício do solicitante, portanto, ao receber o valor da aposentadoria na conta, a parcela do consignado já terá sido debitada.
O empréstimo com garantia, conhecido ainda como refinanciamento, também é uma opção de crédito para aposentados, entretanto, diferente das modalidades citadas anteriormente, este exige que um bem seja oferecido como garantia de pagamento, podendo ser um automóvel ou imóvel.
Na prática, funciona assim: ao solicitar o empréstimo, o aposentado utiliza um bem como garantia de pagamento, que pode ser desde uma moto, quando se tratar de refinanciamento de veículo, até mesmo um apartamento, em caso de refinanciamento de imóvel. Dessa forma, se não houver o pagamento das parcelas do empréstimo, a instituição financeira que concedeu o crédito pode obter a posse do bem em questão.
O empréstimo na conta de luz é voltado, principalmente, para consumidores que têm dificuldade de acessar as demais modalidades de crédito. Neste caso, as parcelas são pagas através da conta de luz, portanto, o valor da parcela é somado ao valor de consumo de energia.
Apesar de ser considerado um tipo de empréstimo seguro e acessível para aposentados, é importante ressaltar que, para solicitá-lo, a idade máxima permitida é de 79 anos. Além disso, é preciso que o pagamento das contas esteja em dia.
Quem tem direito a receber atrasados do INSS?
Assim como acontece na concessão de crédito a outros perfis, não é possível estipular qual é o valor do empréstimo para aposentado, isso porque, existem diversos fatores que influenciam na quantia concedida. Quando o aposentado solicita um empréstimo pessoal, por exemplo, está sujeito à análise de crédito e renda.
A concessão do crédito consignado, por sua vez, leva em consideração o rendimento mensal, já que as parcelas não podem comprometer mais do que 30% do valor do benefício, a chamada margem consignável.
O aposentado que opta pelo empréstimo com garantia, seja de imóvel ou automóvel, está sujeito à análise de crédito, bem como avaliação do bem. Portanto, o valor concedido será definido através de fatores específicos para a modalidade solicitada.
Por fim, cabe ressaltar, ainda, que além das análises de perfil e bem, cada banco ou instituição financeira possui políticas próprias. Logo, o valor, a taxa de juros e o prazo de pagamento podem variar de acordo com a modalidade solicitada e o perfil do solicitante.
É possível refinanciar um carro que está financiado?
A taxa de juros do empréstimo para aposentado varia de acordo com a modalidade, o perfil do solicitante e as regras da instituição. Sendo assim, no empréstimo pessoal, por exemplo, os juros tendem a ser mais elevados, quando comparado ao empréstimo consignado.
Isso acontece porque, no primeiro, o pagamento das parcelas é feito através de boleto ou transferência, logo, a instituição não conta com garantia de recebimento do valor. Em contrapartida, o consignado debita o valor das parcelas automaticamente do benefício do aposentado, portanto, a instituição se sente mais segura quanto à devolução da quantia emprestada.
Outra modalidade que costuma apresentar juros mais baixos é o empréstimo com garantia, pois a instituição financeira conta com a alienação do automóvel ou imóvel, dessa forma, em caso de inadimplência, o bem é leiloado e a dívida é quitada. Com isso, é possível encontrar, entre os parceiros FinanZero, empréstimo com garantia com taxas a partir de 0,75% ao mês.
Por fim, cabe reforçar que, assim como o empréstimo na conta de luz, todas as modalidades estão sujeitas à análise de perfil, histórico de pagamento e regras específicas da instituição financeira.
Como refinanciar um imóvel não quitado?
Não existe uma lei que estabeleça uma idade máxima para solicitação de empréstimo online. No entanto, é comum que idosos acima de 75 anos encontrem dificuldades para obter alguma das modalidades de empréstimo citadas. Além disso, algumas instituições oferecem valores menores e prazo de pagamento mais curto.
Ficou mais alguma dúvida sobre empréstimo para aposentado? Deixa nos comentários. Ah, e não deixe acompanhar a FinanZero nas redes sociais, também, para ficar por dentro de tudo: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios