Índice de conteúdo
Refinanciar imóvel: quando fazer, quais documentos são necessários e demais informações sobre a modalidade de crédito com garantia
O refinanciamento de um imóvel é uma modalidade de empréstimo que consiste em usar uma casa, apartamento ou terreno como garantia do valor adquirido. Isso significa que o bem do solicitante poderá ser usado como pagamento se as parcelas do crédito não forem pagas no tempo determinado pelo banco.
Segundo dados da FinanZero, as buscas sobre o termo “empréstimo” aumentaram em novembro de 2021, quando comparadas com o mesmo período no ano anterior. Então, com o aumento de buscas, os cidadãos podem se deparar com algumas dúvidas sobre o refinanciamento de imóvel e seu funcionamento. Abaixo estão algumas das principais dúvidas sobre o empréstimo com garantia de imóvel.
Possui uma casa e precisa de um empréstimo? Peça agora mesmo com a FinanZero!
É comum que as instituições financeiras que oferecem essa modalidade exijam algumas características sobre o imóvel que será usado, como:
Além disso, são também exigidas algumas características sobre o solicitante do empréstimo. A seguir estão listadas os principais pré-requisitos que o cidadão precisa ter para fazer um refinanciamento de imóvel:
Os imóveis que apresentam parcelas ainda em aberto podem ser usados como garantia de um empréstimo ou não. Isso porque, essa decisão cabe a instituição financeira que oferece o crédito, assim como as condições que serão ofertadas ao cliente que se encontra nessa situação.
Ter parcelas atrasadas de uma compra coloca o consumidor na posição de negativado, ou seja, com o nome sujo. Essa condição pode ter como consequência desvantagens no momento de solicitar um empréstimo, já que o banco entende que o cidadão é um mal pagador.
O empréstimo com garantia é a melhor opção para o cidadão negativado, pois com a modalidade a instituição financeira credora possui uma segurança do pagamento. O solicitante pode ainda entrar em contato com outros bancos, simular e comparar as ofertas recebidas, assim pode escolher a mais favorável a ele.
Sim, o financiamento de um imóvel não é um motivo da não liberação do refinanciamento. Contudo, o bem precisa estar dentro das condições comentadas acima, que podem ainda variar conforme o banco escolhido. Às instituições que oferecem a modalidade realizaram análises de crédito e score para definirem condições do empréstimo, como as taxas de juros e valor que poderá ser emprestado.
Além das condições mencionadas sobre o imóvel e o os pré-requisitos exigidos sobre o solicitante, o banco pode precisar de alguns documentos, como:
Como resolver erro de código no Caixa Tem?
O empréstimo com garantia de imóvel apresenta, entre suas vantagens, as taxas de juros mais baixas. As instituições financeiras que oferecem o empréstimo com garantia podem ter uma confirmação de que o valor do crédito será pago. Essa condição garante ao solicitante taxas de juros menores, que consequentemente diminuem o valor total do empréstimo.
Vale mencionar que o cidadão não perde o seu imóvel ao solicitar essa modalidade. O banco passa a ser dono indireto do bem usado como garantia, contudo só pode utilizá-lo se as parcelas do crédito não forem pagas no tempo determinado. A perda do imóvel é uma ação extrema e não acontece com frequência, pois é comum que os bancos ofereçam acordos para quitar a dívida em casos de atrasos.
Um imóvel que ainda não foi totalmente quitado pode ser usado como garantia do empréstimo, nessas situações o banco pode liberar um valor que já inclui o pagamento total do imóvel. Então, mesmo que a casa ainda não esteja totalmente paga, ela poderá ser usado para essa modalidade de crédito.
Para refinanciar um imóvel não quitado basta seguir os passos abaixo:
Após seguir passos é possível receber até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo. O cidadão pode comprar as opções e escolher a que desejar e que for mais vantajosa.
Qual a diferença entre hipoteca e Home Equity?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como refinanciar um imóvel não quitado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios