PIX: quantidade de PIX por pessoa, chaves por CPF, cadastro de chaves em diferentes bancos e a quantidade de chaves aleatórias possíveis de serem feitas

Segundo dados do Banco Central (BC) em maio de 2021 foram feitas 649,1 milhões de transações pelo PIX, número que supera outras formas de pagamento tradicionais. Diante do dado mencionado, fica claro afirmar que o PIX é uma das formas de pagamento mais utilizadas pela população brasileira, já que sua funcionalidade é simples e rápida quando comparada com outras opções disponíveis.

Com isso, muitas dúvidas são geradas entre seus usuários, principalmente em relação a funcionalidades como cadastramento de chaves. Então, abaixo estão algumas dúvidas relacionadas ao assunto a fim de sanar as dúvidas da população que utiliza a nova forma de pagamento.

Vai ter saque emergencial do FGTS em 2021?

Quantos Pix uma pessoa pode ter?

O PIX, é uma forma de pagamento que foi criada pelo Banco Central para facilitar os momentos de transações financeiras. Por meio do PIX e das chaves que são criadas é possível realizar uma transferência de forma rápida e segura, já que apenas uma informação é necessária para enviar ou receber um valor.

Dessa forma, o cidadão que utiliza o PIX como forma de pagamento deve possuir chaves, que serão informadas nos momentos necessários. É possível cadastrar quatro tipos diferentes de chaves, são elas:

  • CPF;
  • Telefone celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória;

Vale mencionar que além da opção de pagamento via chaves, é possível realizar transferência com os seguintes mecanismos:

  • Realizando a leitura QR Code pelo celular;
  • Copiando e colando o código fornecido pelo receber do pagamento;

Quantas chaves Pix por CPF?

A forma de pagamento conta com a possibilidade de cadastro de chaves por CPF e com isso, o número de chaves possíveis de serem cadastradas acontece da seguinte maneira:

  • Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves;
  • Pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves;

Contudo, cada chave só poderá ser cadastrada uma única vez. Isso significa que se o cidadão utilizar o e-mail como chave em um banco, não poderá utilizar o mesmo e-mail para cadastrar em outro banco.

O que é PIX em processamento?

Como cadastrar chave Pix em vários bancos?

O cadastro de chaves do PIX pode ser feito em bancos distintos utilizados pelo cidadão, para que as chaves desejadas sejam cadastradas basta que o indivíduo realize o processo no aplicativo do banco escolhido e defina, entre as opções, os tipos de chaves que deseja utilizar, o cidadão pode optar pela quantidade de chaves que desejar desde que leve em consideração a quantidade disponível para ele e os critérios mencionados sobre a impossibilidade de utilizar os mesmos dados em chaves distintas.

Quantas chaves Pix aleatórias posso ter?

As chaves aleatórias do PIX são uma sequência de números e letras aleatórios definidas pela instituição financeira escolhida pelo cidadão. A quantidade de chaves aleatórias possíveis de serem cadastradas depende da categoria que a indivíduo se encaixa. Isso porque, como mencionado, pessoas físicas podem ter até 5 chaves e pessoas jurídicas até 20.

Vale mencionar que as chaves aleatórias podem ser criadas mais de uma vez, já que não serão idênticas. Diferente de chaves que utilizam o e-mail ou telefone celular, pois podem ser adicionadas mais de uma vez, com informações diferentes. Então, a quantidade de chaves possíveis depende do solicitante, se é uma pessoa física ou jurídica, e das outras chaves que o individuo já possui.

Calendário do auxílio Emergencial para Bolsa Família

E então, restou mais alguma dúvida sobre a quantidade de chaves do PIX que é possível cadastrar? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.