FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quanto rende a poupança hoje?

Quanto rende a poupança hoje?

Compartilhe esse post:

A rentabilidade da poupança é definida pelo Banco Central do Brasil e varia de acordo com a taxa Selic, estipulada no Copom.

De acordo com o relatório divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), a poupança apresentou queda de oito pontos percentuais em 2020, representando 29% dos investimentos realizados entre os brasileiros. Em contrapartida, os demais produtos financeiros, como ações, títulos e fundos, demonstraram aumento, representando 53% das aplicações.

A poupança faz parte do grupo de renda fixa, portanto, é um tipo de investimento caracterizado por regras de rentabilidade pré-estabelecidas. Isso é, ao aplicar o dinheiro, o investidor sabe o prazo e a taxa de rendimento ou índice que será aplicado na quantia.

Como investir em renda fixa?

O que é a caderneta de poupança?

A caderneta de poupança é um título de renda fixa, com rentabilidade padronizada entre todas as instituições financeiras, já que é regulada pelo Banco Central. O nome “poupança” foi dado porque a conta era e, ainda é, utilizada para guardar o dinheiro poupado, bem como obter alguma rentabilidade com essa quantia.

Entretanto, cabe explicar que a caderneta de poupança faz parte do grupo de renda fixa, como dito inicialmente. O termo renda fixa, por sua vez, é uma das formas utilizadas para classificar produtos financeiros com base no retorno financeiro destes, já que há, também, a renda variável.

Vale a pena investir em renda variável?

Dessa forma, quem investe em renda fixa tem a possibilidade de prever a rentabilidade da operação antes de aplicar o dinheiro. Isso acontece porque os produtos financeiros dessa categoria são atrelados a uma taxa fixa ou um índice, que apesar de contar com oscilações, é considerado previsível. Por outro lado, a rentabilidade dos produtos financeiros da renda fixa costuma ser mais baixa, quando comparada à renda variável.

O investimento em renda fixa funciona como um empréstimo do investidor aos emissores do título, que podem ser bancos, empresas privadas e o governo. O retorno financeiro, neste caso, é através da devolução da quantia aplicada ao investidor, acrescida de juros, que é calculada mediante uma taxa ou índice pré-definidos, e que considera, também, o prazo que o recurso ficará aplicado.

Portanto, ao optar pela caderneta de poupança, o dinheiro aplicado é emprestado ao banco emissor da conta em questão.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Como funciona o rendimento da poupança?

Na prática, o dinheiro fica depositado em uma uma conta poupança e recebe um rendimento que leva em consideração o período mensal. A taxa de rentabilidade, por sua vez, é definida pelo Banco Central e varia de acordo com a taxa Selic, por isso, será a mesma em qualquer banco ou instituição.

Desde 2012, a caderneta de poupança conta com duas regras de rentabilidade, que variam de acordo com o cenário econômico. Sendo assim:

  • se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • se a taxa Selic estiver abaixo ou em 8,5% ao ano, o rendimento será de 70% da Selic ao ano + a Taxa Referencial.

Entretanto, para gerar rentabilidade, a quantia deve ficar aplicada na conta durante todo o mês, pois o retorno acontece mensalmente e no período chamado de “aniversário”. Ou seja, quem depositou no dia 15 de fevereiro, por exemplo, obterá rentabilidade, isso é, juros acrescidos na conta, no dia 15 de março.

Se houver a retirada da quantia antes do aniversário, não haverá rentabilidade. Esse rendimento, inclusive, é isento de imposto de renda.

Que horas cai o PIS na conta da Caixa?

Quanto rende a poupança hoje?

Atualmente, a taxa Selic está em 10,75% ao ano, definida na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2022. Com isso, o rendimento da poupança hoje é de 0,5% ao mês + a Taxa Referencial.

Se continuar neste patamar, ao longo de um ano, a rentabilidade da poupança será de aproximadamente 6,17%, acrescentada da Taxa Referencial, que após mais de quatro anos zerada, passou a ser atualizada diariamente pelo Banco Central. Em janeiro de 2022, por exemplo, a TR variou de 0,0231% a 0,1436% ao mês.

Quanto rende um CDB por mês?

É possível perder dinheiro na poupança?

No quesito segurança, a probabilidade de perder dinheiro na poupança é pequena, isso porque a modalidade é assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), logo, se o banco em que possuir conta falir, é possível reembolsar até R$60 mil. No entanto, se a quantia aplicada for superior, será pago somente o limite citado.

Já no âmbito da rentabilidade, a poupança não é considerada o melhor investimento, pois apesar do investidor resgatar um valor maior do que aplicou, o retorno não acompanha a inflação. Sendo assim, a quantia obtida de rentabilidade pode representar uma perda financeira, ao levar em consideração a desvalorização da moeda e a perda do poder de compra.

Ficou mais alguma dúvida sobre a rentabilidade da poupança? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Que horas cai o PIS na conta da Caixa?

Quem tem conta na Caixa recebe o PIS de forma antecipada?Quando o […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quanto rende a poupança hoje?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo