;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quanto rende a poupança hoje?

Quanto rende a poupança hoje?

Compartilhe esse post:

A rentabilidade da poupança é definida pelo Banco Central do Brasil e varia de acordo com a taxa Selic, estipulada no Copom.

De acordo com o relatório divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), a poupança apresentou queda de oito pontos percentuais em 2020, representando 29% dos investimentos realizados entre os brasileiros. Em contrapartida, os demais produtos financeiros, como ações, títulos e fundos, demonstraram aumento, representando 53% das aplicações.

A poupança faz parte do grupo de renda fixa, portanto, é um tipo de investimento caracterizado por regras de rentabilidade pré-estabelecidas. Isso é, ao aplicar o dinheiro, o investidor sabe o prazo e a taxa de rendimento ou índice que será aplicado na quantia.

Como investir em renda fixa?

O que é a caderneta de poupança?

A caderneta de poupança é um título de renda fixa, com rentabilidade padronizada entre todas as instituições financeiras, já que é regulada pelo Banco Central. O nome “poupança” foi dado porque a conta era e, ainda é, utilizada para guardar o dinheiro poupado, bem como obter alguma rentabilidade com essa quantia.

Entretanto, cabe explicar que a caderneta de poupança faz parte do grupo de renda fixa, como dito inicialmente. O termo renda fixa, por sua vez, é uma das formas utilizadas para classificar produtos financeiros com base no retorno financeiro destes, já que há, também, a renda variável.

Vale a pena investir em renda variável?

Dessa forma, quem investe em renda fixa tem a possibilidade de prever a rentabilidade da operação antes de aplicar o dinheiro. Isso acontece porque os produtos financeiros dessa categoria são atrelados a uma taxa fixa ou um índice, que apesar de contar com oscilações, é considerado previsível. Por outro lado, a rentabilidade dos produtos financeiros da renda fixa costuma ser mais baixa, quando comparada à renda variável.

O investimento em renda fixa funciona como um empréstimo do investidor aos emissores do título, que podem ser bancos, empresas privadas e o governo. O retorno financeiro, neste caso, é através da devolução da quantia aplicada ao investidor, acrescida de juros, que é calculada mediante uma taxa ou índice pré-definidos, e que considera, também, o prazo que o recurso ficará aplicado.

Portanto, ao optar pela caderneta de poupança, o dinheiro aplicado é emprestado ao banco emissor da conta em questão.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Como funciona o rendimento da poupança?

Na prática, o dinheiro fica depositado em uma uma conta poupança e recebe um rendimento que leva em consideração o período mensal. A taxa de rentabilidade, por sua vez, é definida pelo Banco Central e varia de acordo com a taxa Selic, por isso, será a mesma em qualquer banco ou instituição.

Desde 2012, a caderneta de poupança conta com duas regras de rentabilidade, que variam de acordo com o cenário econômico. Sendo assim:

  • se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • se a taxa Selic estiver abaixo ou em 8,5% ao ano, o rendimento será de 70% da Selic ao ano + a Taxa Referencial.

Entretanto, para gerar rentabilidade, a quantia deve ficar aplicada na conta durante todo o mês, pois o retorno acontece mensalmente e no período chamado de “aniversário”. Ou seja, quem depositou no dia 15 de fevereiro, por exemplo, obterá rentabilidade, isso é, juros acrescidos na conta, no dia 15 de março.

Se houver a retirada da quantia antes do aniversário, não haverá rentabilidade. Esse rendimento, inclusive, é isento de imposto de renda.

Que horas cai o PIS na conta da Caixa?

Quanto rende a poupança hoje?

Atualmente, a taxa Selic está em 10,75% ao ano, definida na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2022. Com isso, o rendimento da poupança hoje é de 0,5% ao mês + a Taxa Referencial.

Se continuar neste patamar, ao longo de um ano, a rentabilidade da poupança será de aproximadamente 6,17%, acrescentada da Taxa Referencial, que após mais de quatro anos zerada, passou a ser atualizada diariamente pelo Banco Central. Em janeiro de 2022, por exemplo, a TR variou de 0,0231% a 0,1436% ao mês.

Quanto rende um CDB por mês?

É possível perder dinheiro na poupança?

No quesito segurança, a probabilidade de perder dinheiro na poupança é pequena, isso porque a modalidade é assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), logo, se o banco em que possuir conta falir, é possível reembolsar até R$60 mil. No entanto, se a quantia aplicada for superior, será pago somente o limite citado.

Já no âmbito da rentabilidade, a poupança não é considerada o melhor investimento, pois apesar do investidor resgatar um valor maior do que aplicou, o retorno não acompanha a inflação. Sendo assim, a quantia obtida de rentabilidade pode representar uma perda financeira, ao levar em consideração a desvalorização da moeda e a perda do poder de compra.

Ficou mais alguma dúvida sobre a rentabilidade da poupança? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Que horas cai o PIS na conta da Caixa?

PIS: quem recebe, como consultar, o calendário para 2022, o valor no Caixa Tem e demais informações sobre o benefício trabalhista.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quanto rende a poupança hoje?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo