Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking
Índice de conteúdo
O Brasil pode deixar o ranking das dez maiores economias do mundo no ano de 2020
O ano de 2020 foi atípico, marcado pela pandemia do covid-19, a vida foi diferente. Tivemos não só a quarentena, como também a queda do PIB.
O ranking de maiores economias do mundo é feito com base no Produto Interno Bruto (PIB), os EUA ocupam o primeiro lugar dessa lista, em seguida vem a China que, de acordo com especialistas, deve passar para o primeiro lugar logo.
O Brasil ocupava o 7° lugar dessa lista em 2013 e no ano de 2019 foi para o 9°. A estimativa para esse ano é que o país saia do ranking de dez maiores economias do mundo e vá para o 12°.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Brasil deixa ranking das dez maiores economias do mundo
A economia brasileira teve queda além do esperado devido, também a pandemia. Em março governos de estados e municípios iniciaram a quarentena, como resultado muitos negócios tiveram que se reinventar e muitos não conseguiram.
Assim sendo a economia do país entrou em crise, com o setor de serviços com a maior queda, um recorde de 9,7%. Assim como a indústria, com queda de 12,3%.
Porém, especialistas dizem que a queda em posições no ranking de maiores economias acontece não só por conta da retração do PIB, como também a desvalorização recorde do real, que já passa de 40%.
Eles também dizem que a desvalorização do real acontece por conta de problemas internos, com crescimento do risco e incerteza quanto ao próximo ano.
PIB da Alemanha cresce 8,2% no terceiro trimestre
O que é PIB?
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período, que pode ser um trimestre ou ano, por exemplo. Ele serve para medir a atividade econômica, possibilita diagnósticos, caso não cresça de acordo com expectativas.
Ele é o indicador de crescimento, ou não, de uma economia e é o critério para o ranking das dez maiores economias do mundo.
O PIB não considera matéria prima, mas sim produto final, o que evita que produtos sejam contabilizados duas vezes. Já as despesas internas entram para a conta, como consumo das famílias, do governo e despesas de empresas. Além de remuneração com base em salário, aluguel, juros e lucro.
Por que não usam o PPC para o ranking das dez maiores economias?
Paridade por Poder de Compra é um outro medidor de economia, nesse entretanto não levam em consideração desvalorização da moeda. Nesse caso o Brasil subiria duas posições, do 10° para o 8° lugar nas dez maiores economias.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), não usa essa métrica porque ela não considera um fator importante: a moeda. Assim sendo ela não é tão confiável, ou abrangente, quanto o PIB para listar as dez maiores economias.
Mesmo que essa fosse a métrica usada, o Brasil não recuperaria sua posição nas dez maiores economias do mundo. Na época o país ocupava o 7° lugar usando qualquer uma dessas métricas, hoje
PIB: prévia tem alta de 1,06%. Como isso afeta a economia?
Década perdida
Historicamente a década de 1980 é a “década perdida”, em termos econômicos. Entretanto, de acordo com estudos, a década atual já era a com mais perdas nos últimos 120 anos. E isso aconteceria com ou sem a pandemia.
No início da década em 2013, por exemplo, o PIB do país era 2,39 trilhões, ocupando o 7° lugar nas dez maiores economias. Hoje a previsão é que seja 1,4 trilhão em 2020. Se compararmos com o primeiro lugar, os EUA, é uma diferença de 19,4 trilhões nesse ano.
PIB cai 9,7% no segundo trimestre de 2020
Se você ainda tem alguma dúvida, é só ir nos comentários!
E não esqueça de conferir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios