FGTS: o saque em 2021, como retirar o valor, como saber quais são as pessoas que tem direito e como saber se o valor está disponível

O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), é uma proteção ao trabalhador que foi demitido sem justa causa. Por meio de uma conta vinculada ao trabalhador o empregador deposita todos os meses um valor equivalente a 8% do salário pago.

O valor do FGTS pode ser retirado quando o cidadão desejar e assim ser usado como amparo para momentos de demissão ou algum acontecimento inesperado. No ano de 2021, com a liberação de alguns benefícios como o auxílio emergencial e o benefício emergencial a população pode ter dúvidas em relação ao FGTS.

Como saber se tenho PIS/Pasep a receber em 2021?

Vai ter saque do FGTS em 2021?

No ano de 2020 o Governo Federal liberou, além do Saque-Rescisão que é a modalidade original do FGTS, o saque emergencial. Essa modalidade é exclusivamente para apoio no momento de pandemia do Covid-19.

Contudo, sua volta ainda não foi anunciada para o ano de 2021. O esperado é que o benefício saia até o final de junho, já que estamos vivenciando uma segunda onda pandêmica no país. E visto que, segundo o último relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a taxa de desemprego no Brasil deve subir para 14,5% neste ano.

Além do saque rescisão que permanece sendo obrigatório para todos os trabalhadores demitidos sem justa causa, o saque aniversário está disponível para retirada. Conforme essa modalidade o trabalhador tem direito de retirar uma parte do seu FGTS no mês do seu aniversário.

Sendo assim, para o ano de 2021 estão disponíveis para saque o FGTS de rescisão e o de aniversário. Vale ressaltar que é preciso optar por um deles, ao escolher o saque aniversário não é possível retirar o rescisão.

Como sacar o FGTS em 2021?

O saque do FGTS pode ser feito de forma totalmente digital por meio de uma conta da Caixa Econômica. Com esse tipo de saque o trabalhador tem direito de retirada do valor sempre que estiver disponível.

Sendo assim, basta entrar no aplicativo do FGTS, verificar o saldo disponível e indicar uma conta em qualquer banco que desejar para a transferência do valor. Com essa forma de saque o individuo não precisa sair de casa e ir até uma agencia física.

Como saber se vou receber a segunda parcela do auxílio emergencial 2021?

Quem tem direito ao FGTS 2021?

O benefício FGTS é destinado aos seguintes trabalhadores:

  • Intermitentes;
  • Rurais;
  • Trabalhadores que são contratados por meio de CLT (Consolidação das leis do trabalho);
  • Pessoas que fazem trabalhos domésticos;
  • Funcionários temporários;
  • Safreiros, são aqueles que só trabalham em momentos de colheita;
  • Atletas profissionais;

Como saber se tenho FGTS para receber?

Para verificar se existe saldo disponível para retirar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, basta baixar o aplicativo do FGTS no celular. As informações sobre saldo estarão disponíveis para consulta logo após realizar o cadastro com as informações solicitadas e a criação de uma senha.

Uma outra opção para que o saldo seja visto é acessar o site da Caixa Econômica e assim, após realizar o cadastro, ou login caso o cidadão já possua o cadastro no site, as informações sobre saldo estarão disponíveis.

No ano de 2021, estão disponíveis o saque rescisão e o aniversário, sendo assim, os possíveis saques disponíveis. Contudo, a escolha do saque aniversário não permite a retirada do saque de rescisão.

A escolha do saque aniversário precisa ser informada na Caixa econômica, uma vez que o cidadão mude de ideia e deseja retornar ao saque de rescisão a Caixa inicia a mudança. Se a escolha do saque aniversário não for informada o individuo recebe o saque rescisão normalmente.

Meu dinheiro do FGTS sumiu, o que fazer?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o recebimento do FGTS em 2021? Se sim, enfim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.