Caixa Tem: como ver o celular cadastrado, como baixar o aplicativo em outro dispositivo e demais questões sobre a conta digital da Caixa

O Caixa Tem é a conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal e tem como objetivo facilitar as ações financeiras dos cidadãos brasileiros. Por isso, com ela é possível fazer as seguintes atividades:

  • Receber e enviar transferências via PIX;
  • Fazer compras;
  • Solicitar um cartão de crédito;
  • Pagar contas, como de água ou luz;

Além das possibilidades comentadas, a conta digital tem disponibiliza os pagamentos realizados pelo Governo Federal,. Dessa forma, é por meio do aplicativo que são pagos os benefícios sociais e trabalhistas, como:

  • Auxílio Brasil;
  • PIS;
  • FGTS;
  • Seguro-desemprego;

De acordo com a instituição, cerca de 105 milhões de pessoas utilizam a conta digital e com isso muitas dúvidas podem surgir em relação ao seu funcionamento. A seguir estão algumas questões sobre como funcionam os dispositivos cadastrados no CPF dos usuários.

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Como identificar o celular no Caixa Tem?

No primeiro acesso ao aplicativo do Caixa Tem é necessário informar alguns dados pessoais, incluindo o número de celular do usuário. Esse dado é utilizado pela conta digital para validar o acesso e enviar mensagens com informações relevantes sobre datas, disponibilidade de algum benefício e entre outras possibilidades.

O número cadastrado pode ser visualizado nas informações pessoais, dentro do aplicativo. O dispositivo utilizado para realizar o login também fica cadastrado como o celular do dono do CPF informado.

Pode baixar o Caixa Tem em outro celular?

O aplicativo da conta digital da Caixa Econômica está disponível para o sistema Android e IOS e por isso pode ser baixado em grande parte dos dispositivos. Para baixar o aplicativo, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Google Play ou App Store;
  2. Busque por “Caixa Tem”;
  3. Baixe o primeiro aplicativo que aparecer;

Vale mencionar que o aplicativo oficial é o primeiro a aparecer, de forma geral. Porém, é válido ler a descrição e os comentários para se certificar de que é o aplicativo correto;

Contudo, baixar o aplicativo não garante que o cidadão poderá acessar sua conta. Isso porque, a conta Caixa Tem só pode ser acessada em um celular por vez.

Como forma de garantir a segurança dos usuários da instituição e evitar crimes de fraude e golpe, a Caixa determinou que a conta digital só pode ser acessada em um único celular. O cidadão que trocou de celular ou teve o mesmo furtado terá que habilitar o novo dispositivo na conta digital.

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Como habilitar o Caixa Tem em outro celular?

Após baixar o aplicativo em um novo celular, o cidadão que ainda não possui a conta cadastrada poderá realizar o login normalmente, conforme indicado a seguir:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Informe o CPF;
  3. Digite a senha utilizada;

Se o usuário já possui uma conta cadastrada em outro dispositivo não será possível realizar o acesso a plataforma. Essa situação acontece pois é uma forma de proteção aos dados do indivíduo, evitando um crime de estelionato. A habilitação em outro celular só poderá ser realizada em conjunto com a Caixa Econômica em um agência.

Como cadastrar outro aparelho no Caixa Tem?

O cadastro de um novo dispositivo no Caixa Tem se dá de maneira automática no momento de realizar o cadastro e login inicial. Então, o celular será cadastrado no CPF do usuário em seu primeiro acesso e será registrado como o dispositivo usado por ele, impedindo que outros aparelhos possam se conectar com o Caixa Tem utilizando seus dados.

Não é possível cadastrar dois aparelhos celulares em uma conta digital da Caixa Econômica. Por isso, os usuários terão que escolher um celular principal para acessar o aplicativo, após a escolha o banco deve ser informado para apagar um dispositivo do CPF do cidadão.

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Como desvincular celular do Caixa Tem?

Conforme comentado, os usuários do Caixa Tem precisam desvincular um celular do aplicativo para acessarem a conta em outro dispositivo. Contudo, essa alteração só poderá ser feita pela Caixa Econômica e isso se deve às políticas de segurança do banco que prezam por evitar golpes relacionados ao aplicativo.

Troquei de celular e não consigo acessar o Caixa Tem, o que fazer?

O recomendado quando o cidadão troca de celular e é usuário do Caixa Tem, é o comparecimento as agências da instituição. Isso porque, a Caixa Econômica precisa liberar o acesso a conta digital para que o indivíduo possa utilizá-la novamente.

O banco apaga os dispositivos registrados no CPF do usuário, garantindo que um novo acesso possa ser feito. Após isso, o indivíduo poderá iniciar o login novamente e assim cadastrar o novo celular como o único possível de acesso do aplicativo.

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E então, restou mais alguma dúvida sobre o que fazer quando não consegue acessar o Caixa Tem pela troca de celular? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

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