Empréstimo consignado FGTS

A FinanZero encontra o crédito pessoal online e seguro ideal para o seu perfil em até 5 minutos!

Empréstimo consignado FGTS

Empréstimo consignado FGTS

Desde 2018, trabalhadores com carteira assinada podem optar pelo empréstimo consignado FGTS. A modalidade funciona de maneira muito parecida a do crédito consignado tradicional, muito procurado pelos brasileiros. A diferença é que, no empréstimo consignado FGTS, as instituições financeiras não só têm acesso ao valor retido na Caixa Econômica Federal, como também pode usar parte dele como garantia de pagamento. Saiba mais!

  • O que é empréstimo consignado FGTS?

    Na prática, o empréstimo consignado FGTS funciona como o crédito consignado tradicional. Isto é, em vez de pagar ativamente as parcelas do empréstimo, o dinheiro referente a elas é descontado diretamente na folha de pagamento de quem solicitou o crédito.

    Pois, isso evita que o trabalhador deixe para pagar a parcela do empréstimo só depois de arcar com outras despesas, diminuindo o risco de calote. Por se tratar de uma transação mais segura para a empresa que emprestou o dinheiro, as taxas de juros da modalidade são mais vantajosas.

  • O que muda no empréstimo consignado FGTS?

    A principal característica do empréstimo consignado é que, na modalidade, as parcelas de pagamento são descontadas automaticamente do salário ou do benefício. Por isso mesmo, o crédito consignado está disponível somente para: servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores registrados da iniciativa privada, desde que a empresa tenha convênio ativo com as instituições financeiras que emprestam o dinheiro.

    No caso de servidores públicos e de beneficiários do INSS, a continuidade do pagamento das parcelas é mais garantida. Já em se tratando de trabalhadores com carteira assinada existe o risco de eles serem mandados embora antes do término da quitação completa do empréstimo.

    Até 2016, ano de criação da lei que originou a nova modalidade empréstimo consignado FGTS.

    Sempre que um trabalhador era mandado embora antes do pagamento de todas as parcelas, a instituição financeira era autorizada a descontar o valor restante das verbas rescisórias. O problema é que, antes de liberar o crédito, as empresas não tinham acesso aos valores do FGTS.

    Já na modalidade empréstimo consignado FGTS, as instituições financeiras consultam o valor já retido no FGTS e “reservam” o valor como garantia do empréstimo.

    Assim, elas têm certeza de que o crédito será quitado em caso de demissão, o que diminui os riscos da transação.

  • Quais são os benefícios do empréstimo consignado FGTS para o trabalhador?

    O fato de as instituições financeiras poderem consultar o valor retido no FGTS e usar esse dinheiro como garantia do empréstimo torna a transação mais segura para as empresas. Mas o que o trabalhador ganha com isso?, é o que você pode estar se perguntando.

    Uma vez que o dinheiro do FGTS já era usado anteriormente na quitação do crédito consignado em caso de demissão, a principal vantagem da nova modalidade é que, justamente por diminuir o risco de calote, ela oferece taxas de juros ainda mais em conta. De acordo com a lei, no empréstimo consignado FGTS a taxa de juros não pode ultrapassar os 3,5% ao mês.

  • Quem pode pedir o empréstimo consignado FGTS?

    Diferente do crédito consignado tradicional, que está disponível também para servidores públicos e beneficiários do INSS, o empréstimo consignado FGTS é voltado somente para trabalhadores com carteira assinada.

    Além disso, é fundamental que a empresa na qual o empregado trabalha tenha convênio de consignado ativo com o banco que disponibiliza o empréstimo. Outra regra importante é que o empréstimo consignado FGTS só vale para trabalhadores com vínculo empregatício de, no mínimo, 12 meses.

  • Conheça as regras do empréstimo consignado FGTS!

    Para fazer a solicitação do empréstimo consignado FGTS, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa ou banco de preferência que ofereça o serviço. Lembre-se de que você deverá ter em mãos os seguintes documentos:

    • Documento de identificação original com foto (RG ou CNH);
    • Comprovante de renda (holerites);
    • Comprovante de residência (conta de água, luz, gás etc.);
    • Carteira de trabalho com número do PIS.

      Sobre o pedido de empréstimo, vale destacar que ele está sujeito à análise de crédito. O valor de cada parcela nunca pode ultrapassar 30% do valor do salário e o prazo para pagamento é de até 48 meses. Também é preciso que o saldo do FGTS seja compatível com o empréstimo desejado.

  • Em caso de demissão, corro o risco de ficar sem nada?

    Para garantir mais estabilidade ao trabalhador que é demitido sem justa causa, uma das regras do empréstimo consignado FGTS é que o valor usado em garantia não pode ultrapassar 10% do total retido no fundo.

    No entanto, em caso de demissão sem justa causa, a instituição financeira pode reter integralmente a multa rescisória (40% do saldo no FGTS) para fazer a quitação do crédito.

  • Conte com a FinanZero para conseguir seu próximo crédito pessoal!

    Embora o empréstimo consignado FGTS tenha taxas vantajosas, ele não está disponível para todos os trabalhadores. Ficam de fora, por exemplo, trabalhadores autônomos, informais, microempreendedores ou funcionários com menos de 12 meses de vínculo empregatício.
    Para quem se encaixa em um desses perfis e está em busca de um empréstimo, saiba que é possível, sim, conseguir um empréstimo pessoal com taxas de juros vantajosas! Faça agora uma simulação na FinanZero para receber até 10 ofertas de crédito pré-aprovadas para você.
    Com mais opções, fica mais fácil encontrar aquela com o melhor CET (Custo Efetivo Total) e com parcelas que cabem no seu bolso. Clique aqui para fazer uma simulação!

Empréstimo consignado FGTS

É simples e confiável! Peça seu empréstimo pessoal agora

Faça seu pedido:

Ao entrar no site, escolha o valor do seu empréstimo pessoal, o número de parcelas e preencha o cadastro até o final com os seus dados. O processo é inteiro online!

BCA

Escolha seu empréstimo pessoal:

A partir do cadastro, seu pedido será analisado e pode ser pré-aprovado por até 10 instituições financeiras! Assim, você consegue escolher qual a oferta que melhor cabe no seu bolso.

A

Receba o dinheiro na conta:

Após ter escolhido uma oferta, você deve confirmar seus dados pessoais. Em caso de aprovação, é só assinar o contrato e pronto!

Clientes que usam e aprovam

  • “Obrigada equipe FinanZero. Fiquei muito contente por ter conseguido meu empréstimo com a ajuda de vocês. Adorei! Fiz meu empréstimo em casa sem filas. Ótimo!”
    D

    Dora Santos

  • “Gente pra mim foi super prático. A primeira impressão foi ótima. Taxas de juros honestas, crédito aprovado na hora. Super indico, parabéns a toda equipe!”
    J

    Jorge Ribeiro

  • “Foi super tranquilo. Fiz várias simulações, comparei as ofertas e por fim decidi o melhor custo/beneficio. Mandei a documentação e um correspondente entrou em contato comigo para tirar dúvidas e deu tudo certo. Fui aprovada. Tudo com muita rapidez. ”
    M

    Mishel Fujisawa

4809 reviews