Índice de conteúdo
Para que o empréstimo seja liberado ao cliente, a instituição financeira faz antes uma análise de seu perfil financeiro e por isso, muitas vezes o pedido de empréstimo é negado.
A maioria dos brasileiros tem sua solicitação de empréstimo negada, por motivos diversos, como inadimplência, ausência de conta em banco e divergência de documentos e endereço. Estes dados são obtidos por meio de instituições como SCPC e Serasa.
As instituições levam em conta a análise do perfil financeiro do cliente, por isso se a nota deste perfil estiver baixa, o pedido de crédito provavelmente será negado. Mas como essa nota é calculada? A nota que o perfil recebe leva em conta variados fatores, como dívidas em aberto e quantidade de empréstimos solicitados, por exemplo.
Pedir um empréstimo online pode gerar um certo receio se a análise será aprovada ou não, mas será que há como melhorar a nota do perfil financeiro para assim ter melhores chances de conseguir um empréstimo na hora? A resposta é sim.
É possível refinanciar um veículo com o nome sujo?
Realizar um planejamento financeiro é o primeiro passo aumentar as chances de conseguir a aprovação de um empréstimo na hora. Antes de solicitar um empréstimo fácil é importante pensar em possíveis situações que possam vir a ocorrer durante a análise de crédito, que possam impedir a liberação do empréstimo.
Deste modo, no momento em que algum problema ocorrer, um planejamento já terá sido feito e uma solução surgirá muito mais facilmente.
Um dos principais motivos pelo qual o pedido de empréstimo é negado, é o “nome sujo”, apelido dado a aqueles que estão negativados. Nesta situação, o risco de inadimplência aumenta consideravelmente, fazendo com que a maioria das instituições não conceda o crédito ou até o conceda, porém com taxas de juros muito maiores.
Por isso, antes de pedir um empréstimo é importante tentar renegociar as dívidas, a fim de quitá-las, para que o nome volte a ficar “limpo”.
Comprovar renda aumenta as chances de ter um empréstimo aprovado, isso porque o comprovante de renda informa se o cliente tem como arcar com o valor do crédito concedido.
Para os autônomos, comprovar renda pode ser um pouco mais difícil. Neste link, veja o que pode ser utilizado como comprovante de renda para quem é autônomo.
Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!
Os comprovantes de residência devem estar no nome do solicitante do empréstimo e ter validade de até três meses anteriores ao pedido do empréstimo.
Como dito anteriormente, as instituições financeiras consultam o perfil financeiro do cliente através de instituições como SCPC e Serasa, se os dados estiverem desatualizados nessas plataformas, o empréstimo muito provavelmente será negado.
Assim como os dados cadastrais, os documentos também devem estar atualizados. Os documentos que tem mais de 10 anos ou estejam danificados não serão aceitos pelas instituições financeiras. Por isso, se o documentos se enquadrarem em alguma das duas situações citadas ou em ambas,, o ideal é tirar uma nova via.
Caso o nome ou sobrenome tenha sofrido alterações e o documento ainda esteja desatualizado, também será necessária a emissão de uma nova via.
Ter uma conta em banco é importantíssimo para que as financeiras depositem o dinheiro do crédiro caso ele seja aprovado.
Registrar os movimentos feitos na conta corrente é extremamente importante, por isso, se o intuito é conseguir um empréstimo é preciso parar de utilizar apenas o dinheiro em espécie.
Através do sistema bancário, as instituições financeiras podem estimar a renda do cliente e avaliar se ele poderá arcar com a dívida.
As instituições financeiras geralmente não concedem crédito para aqueles que tem mais de 15% da renda comprometida.
O score é uma pontuação estabelecida pelos órgão de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Muitos pensam que determinada quantidade de pontos no score determina a liberação de crédito, porém não existe um score que garanta essa liberação. Geralmente, as instituições financeiras considera as seguintes faixas:
Um score acima de 700 pontos, portanto, aumenta as chances de conseguir um empréstimo, pois através dele a intuição financeira entende que o cliente poderá arcar com o crédito.
Como funciona o refinanciamento de imóvel com troco?
Ter o nome limpo não garante a concessão de um empréstimo. Como explicado, as instituições financeiras realizam uma análise do perfil financeiro do cliente, por isso, caso a pessoa tenha acabado de quitar as dívidas, o seu score ainda estará baixo e por isso, o crédito poderá ser negado.
Existem alguns outros fatores que podem ocasionar a não liberação do crédito mesmo com o nome limpo, são eles:
Ter o score com uma pontuação alta significa que a pessoa é um bom pagador, por isso, mantê-lo acima de 700 ajuda em vendas, financiamentos e empréstimos, isso porque diversos estabelecimento consultam o score do cliente e não apenas instituições financeiras.
Ademais, além de a pontuação do score facilitar a obtenção de empréstimo, ela também ajuda o cliente a ter melhores taxas de juros e condições de pagamento.
Seguindo todas ou algumas dicas citadas acima, as chances do empréstimo ser aprovado sobem muito. Antes de solicitar um empréstimo, é possível fazer uma simulação online e 100% gratuita no site da FinanZero.
Feita a simulação, o cliente pode escolher a melhor proposta de crédito e aguardar a tão sonhada aprovação.
Como tirar o extrato bancário da conta Sicoob?
Tem mais alguma dúvida sobre como funciona um empréstimo com garantia de imóvel ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Bom dia quero empréstimo
Olá, Carlos 💙 A FinanZero te ajuda! Acesse o nosso site http://finanzero.com.br e encontre o empréstimo ideal para você 😉
Querro saber como eu faço pra se aprovado
Olá, Leonardo 💙 Já que cada banco possui uma política interna, os motivos específicos que podem reprovar algum pedido do cliente durante a análise de crédito variam muito. Todavia, listamos alguns pontos que são levados em consideração para a aprovação – ou não – das ofertas: Histórico de pagamento; Pontuação do score; Comprometimento da renda em mais de 30%; Vínculos profissionais; Compatibilidade das informações; Histórico de residência; Ocupação e comprovante de renda. Veja como é feito a Análise de Crédito pelos bancos e financeiras: https://finanzero.com.br/blog/o-que-e-analise-de-credito/.