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Carteira de trabalho digital: como saber se tenho, em quanto tempo o registro aparece, como tirar o comprovante e a impressão do documento
A versão digital da carteira de trabalho passou a ser utilizada pelos trabalhadores brasileiros desde 2019, onde a maior parte dos processos de contratação não solicitam o documento físico. Os registros e informações sobre as condições de trabalho são constatadas e atualizadas automaticamente por meio do CPF do trabalhador e podem ser encontradas no aplicativo ou site da carteira de trabalho digital.
Ainda que o documento digital seja o mais utilizado, algumas contratações podem exigir o documento ou uma cópia física dos dados necessários, como em órgãos públicos e organismos internacionais. Então, o cidadão pode optar pela impressão da carteira de trabalho, abaixo estão as principais questões sobre o assunto e principalmente o passo a passo para a impressão dos dados da carteira.
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A versão digital da carteira de trabalho não precisa ser solicitada em cartórios ou em poupatempo, como sua versão anterior. O documento é registrado de forma automática de acordo com o CPF de cada cidadão, com carteira assinada ou não. Então, ao baixar o aplicativo e realizar o login por meio do Gov.br o indivíduo já pode conferir o seu documento que estará disponível.
Para ter acesso ao aplicativo da carteira de trabalho digital basta seguir o passo a passo a abaixo:
O recomendado é que o trabalhador verifique se as informações do documento estão corretas, caso algum erro seja encontrado ele deve ser corrigido. As solicitações para correções podem ser feitas no site do INSS e Receita Federal, sendo assim de forma online e gratuita.
Algumas informações presentes no eSocial sobre o cidadão poderão ser atualizadas na Carteira de trabalho digital em um período de 48 horas, de acordo com o Governo Federal. Então, após a correção ou envio de novas informações, o indivíduo pode ter os novos dados em até 2 dias disponibilizados em seu documento.
Contudo, é possível que alguns impasses façam a data de atualização ser adiada. Sendo assim, as novas informações podem não serem postadas no período previsto, nessas situações o cidadão deve aguardar até que o sistema seja novamente atualizado. Caso não haja uma alteração no registro em um longo período de tempo, ele deve entrar em contato com o seu empregador para resolver o problema.
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A impressão da carteira de trabalho digital pode ser feito por meio do aplicativo, conforme descrito nos passos abaixo:
Após seguir o passo a passo será possível imprimir o documento ou enviá-lo pelo meio que o cidadão desejar.
O trabalhador que deseja comprovar os dados presentes em sua carteira de trabalho ou algum dado específico pode realizar a ação por meio do aplicativo. Ao acessar as informações presentes no documento online o cidadão pode optar por imprimir ou enviar os seus dados por alguns meios, conforme descrito no tópico acima.
Dessa forma, para comprovar os dados apresentados na carteira de trabalho digital o cidadão deve iniciar o processo de impressão e enviá-los da forma que desejar.
A diferença entre as duas versões do documento é a forma como as informações são registradas. Na versão anterior do documento os cidadãos tinham suas informações de trabalho constatadas de forma física, já na atual os dados são registrados de forma automática e online.
O documento físico pode ser solicitado em alguns casos por se tratar de uma forma de comprovação dos registros de trabalho. Contudo, as principais informações sobre o trabalhador devem ser informadas na carteira de trabalho digital por meio eSocial, sistema que armazena os dados dos cidadãos.
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E então, restou mais alguma dúvida sobre como imprimir a carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
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