Como funciona o empréstimo com FGTS como garantia?
Índice de conteúdo
Nova revolução do Ministério da Economia permite que os trabalhadores utilizem o FGTS como garantia na obtenção de um empréstimo seguro.
O Ministério da Economia atualizou na última quarta-feira (27) o Manual de Orientação às Instituições Financeiras da Caixa Econômica Federal (CEF). Na prática, a atualização se traduz como o aval para os bancos e fintechs a concederem empréstimos com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.
Assim, os trabalhadores com contas ativas no FGTS e que optaram pela modalidade de saque-aniversário poderão fazer os pedidos de empréstimo deixando o saldo total do fundo como garantia. Ou seja, a garantia não é somente o valor de saque anual liberado, mas todo o valor que estiver na conta.
Atualmente, as instituições financeiras concedem empréstimos com garantia quando bens, como imóvel ou veículo, ficam alienados. Agora, a modalidade se estendeu para os recursos dos trabalhadores que são captados pelos empregadores e depositados em suas contas individuais do governo.
Veja também – Quem tem direito ao FGTS inativo?
Qual é a taxa de juros do empréstimo com o FGTS como garantia?
A taxa de juros nesta modalidade de crédito terá como teto os juros utilizados no empréstimo consignado público. Esta teto corresponde a 1,8% ao mês. Ressalta-se que este teto é somente da taxa de juros de nominal. O valor total pago à instituição financeira além do dinheiro emprestado é denominado Custo Efetivo Total (CET). Este custo inclui:
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e demais tributos;
- tarifas bancárias;
- taxa de juros nominal;
Quando posso pedir empréstimo com o FGTS como garantia?
Esta linha de crédito ainda não está disponível na publicação deste post (01/06/2020). O empréstimo do FGTS como garantia ficará disponível a partir de 26 de junho.
Veja também – Saque do FGTS ativo de R$ 1.045,00: como funciona?
Como calcular o valor da garantia do FGTS ao fazer um empréstimo?
No site e no aplicativo do FGTS ficarão disponíveis algumas ferramentas para facilitar a contratação do empréstimo com garantia. A Caixa anunciou que poderão ser consultados pelas plataformas digitais:
- consulta ao valor do saque-aniversário disponível para alienação/cessão fiduciária;
- autorização para a instituição financeira consultar e solicitar bloqueio de parte do saldo de sua conta FGTS;
- acompanhamento da operação de alienação ou cessão fiduciária contratada com a instituição financeira;
Estas funções ficarão disponíveis somente a partir do dia 26 de junho.
Peça já o seu empréstimo FGTS com garantia do saque-aniversário com a FinanZero!
O que é alienação fiduciária?
Quando uma pessoa faz um empréstimo seguro com garantia é estabelecido um contrato de alienação fiduciária entre o cliente e a instituição financeira. Assim, neste contrato ficam os termos da garantia, que se dão por meio de alienação fiduciária.
Em resumo, a alienação fiduciária estabelece que em caso de inadimplência, o bem alienado é utilizado para cobrir o calote do empréstimo. Ou seja, caso a pessoa não pague pelas parcelas do empréstimo, o banco, fintech ou financeira toma o bem para si.
Mas, se a pessoa arcar com todas as parcelas e não se tornar inadimplente, o bem permanece sendo do cliente ao fim da concessão do empréstimo, quando todo o parcelamento foi quitado.
Veja também – Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
O que é saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de saque anual da conta do fundo. Assim, todos os anos no mês do aniversário o trabalhador tem direito a sacar uma parcela do total do fundo.
Esta modalidade está disponível desde abril de 2020, e o valor disponível do saque-aniversário pode ser sacado até 2 meses depois do aniversário do empregado.
Ficou com mais alguma dúvida sobre a antecipação do saque-aniversário do FGTS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
1 resposta para “Como funciona o empréstimo com FGTS como garantia?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Muito bom