Índice de conteúdo
Nome sujo: a situação do nome, quais as consequências, dívidas perdoadas, tempo para limpar o nome, pedidos de crédito e aumento de score
Segundo dados do Serasa Experian no mês de abril, desse ano, são 63 milhões de brasileiros com o nome negativado, além disso, já acumulam 1,62 milhão apenas nos primeiros 5 meses de 2021. O número de negativados teve um aumento significativo após a crise financeira causada, principalmente, pela pandemia do Covid-19.
De acordos com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego está 14,4%, o que impacta ainda mais no número de pessoas com o nome sujo. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre o assunto, principalmente relacionados a consulta das dívidas pendentes.
O veículo precisa estar quitado para refinanciar?
Um cidadão pode ter o CPF negativado por não pagar as dívidas feitas em seu nome no tempo determinado no momento de compra. Os birôs de crédito são serviços de proteção ao crédito que armazenam informações referentes a inadimplência de um cidadão e score. Dessa forma, é preciso consultar um serviço de proteção ao crédito para verificar a situação do nome do indivíduo e existem algumas opções, como:
A Boa Vista disponibiliza acesso gratuito a consulta do CPF do cidadão, dessa forma basta acessar o site e criar o cadastro informando alguns dados pessoais como nome, RG e CPF. Após realizar o cadastro será possível encontrar as dívidas pendentes e pode conferir a situação do nome desejado.
A Serasa Experian também dá acesso gratuito as consultas de dívidas pendentes por meio de aplicativo ou site. Para conferir o nome, o cidadão deve acessar a plataforma e realizar um cadastro ou login, se já tiver feito um cadastro antes. Após acessar a página de consulta todas as informações referentes as dívidas no nome do cidadão são mostradas.
A base do SPC Brasil conta com consultas, mas de forma paga, onde o cidadão que deseja ter acesso as suas dívidas precisa pagar um valor de R$ 10 reais. Por ser uma análise paga, as informações disponíveis são mais completas e detalhadas. Além disso, a plataforma também conta com outras opções de consulta por outros valores.
Estar com o nome negativado, também conhecido como nome sujo, pode trazer algumas consequências, como:
As consequências de possuir restrições no nome podem prejudicar o dia a dia do cidadão. Por isso, a importância de limpar o nome para eliminar as dificuldades financeiras encontradas por estar na condição de negativado.
Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ( CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) as maiores preocupações dos entrevistados negativados são:
O que muda com o Open Banking?
Basicamente o nome do cidadão pode se manter negativado por um período de 5 anos. O que acontece é que depois do período mencionado o nome negativado sai dessa condição e deixa de ser apresentado nos serviços de proteção ao crédito. Contudo, após os 5 anos de nome negativado a dívida não some e não é perdoada, ficando ainda pendente e constando no nome do indivíduo.
Dessa forma, não podemos afirmar que após 5 anos a dívida será esquecida pois ela ainda constará no CPF e no nome do cidadão. Além disso, a dívida ainda será cobrada, porém de uma outra forma.
O nome negativado pode ser limpo ao pagar as dívidas no nome e CPF do devedor. O cidadão pode negociar o pagamento das suas dívidas e dependendo do acordo a instituição entra em contato com os serviços de proteção ao crédito e solicita que o nome do devedor seja retirado. Os birôs de crédito podem retirar a restrição no nome do indivíduo em até 5 dias úteis.
Dessa forma, o cidadão consegue por meio de negociação limpar o seu nome de forma rápida, se a dívida for alta e indivíduo pode parcelar e a partir do pagamento da primeira parcela já tem o seu nome retirado dos birôs de crédito. Também, é possível retirar o nome do negativo pagando a dívida á vista. O tempo para que isso aconteça depende do valor da dívida e da forma de pagamento escolhida pelo devedor.
O que muda para os negativados com a nova lei do superendividamento?
O empréstimo para negativado é possível e a decisão depende das instituições financeiras que oferecem a modalidade. O cidadão que possui o nome sujo deve verificar com os bancos quais são as condições disponíveis, as instituições realizarão uma analise de crédito e score e então informarão sobre as opções liberadas para o solicitante.
Nessas situações é importante que o indivíduo verifique em muitas instituições financeiras para que cada opção seja analisada com cautela. O solicitante negativado precisa se atentar ao tempo de quitação, taxas de juros e valor a ser emprestado, já que o intuito do crédito é contribuir de forma positiva para as suas finanças e não o deixar com mais dívidas.
Para que o negativado consiga escolher a melhor opção disponível ele pode fazer a simulação no site da FinanZero e verificar as melhores ofertas, para isso basta seguir o passo a passo:
O score é uma pontuação que é analisada pelas instituições financeiras para entender a relação de inadimplência do seu cliente. Sendo assim, o score funciona da seguinte maneira:
Como comentado, a analise dos pontos do score são relevantes e por isso aumenta-los pode trazer melhores condições em produtos financeiros como o empréstimos ou financiamentos. Porém, o score não é aumentado de forma instantânea, já que ele analisa o histórico financeiro do indivíduo. Para que ele aumente algumas ações podem contribuir como:
Então, após limpar o nome a pontuação do score se torna mais favorável, mas não é a única ação que contribui para que ela aumente consideravelmente. O indicado é que o indivíduo tome ações no dia a dia que façam com que a sua pontuação aumente pois ela aumenta de forma imprevisível e levando em contas todas as ações que são feitas.
Por que meu empréstimo pessoal foi reprovado?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como consultar nome sujo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios