FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Contestação em análise do auxílio emergencial: o que fazer?

Contestação em análise do auxílio emergencial: o que fazer?

Compartilhe esse post:

Após o pedido do auxílio emergencial ter sido negado o usuário pode solicitar a contestação para que haja uma nova análise

Usuários das redes sociais reclamam sempre do status de “Contestação em análise” do auxílio emergencial. O qual mostra que o benefício foi negado e está passando por uma nova avaliação, mesmo após o término das inscrições.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o banco responsável pelos depósitos do auxílio emergencial, essa é uma nova funcionalidade adicionada ao app do Auxílio Emergencial (Android e iOS).

A mensagem de “Contestação em análise” aparece para o usuário assim que o mesmo decide passar por uma nova avaliação, a qual tem o intuito de determinar se o cidadão vai receber o auxílio.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Quanto tempo a contestação fica em análise?

Assim quer o auxílio emergencial constar como negado, o cidadão tem a opção de solicitar a análise de novo para conseguir acesso ao auxílio.

Caso todos os dados estejam certos, o tempo médio para resposta com resultado da análise é de dois a quatro dias. Já quando a análise é concluída e o benefício, aprovado, a liberação do crédito é feita pela Caixa de acordo com o cronograma divulgado.

Entretanto, com o alto número de pedidos o tempo de resposta pode sim variar, e não tem muito o que fazer além de esperar o retorno da Caixa pelo aplicativo auxílio emergencial.

Veja também – Auxílio emergencial não caiu no Nubank e no PicPay, e agora?

Como fazer contestação extrajudicial do Auxílio Emergencial negado?

Se acaso você está entre as pessoas que tiveram o benefício negado e ainda está dentro dos requisitos para receber o benefício, pode contar com ajuda judicial para realizar o pedido. O Ministério da Cidadania e a Defensoria Pública da União (DPU) firmaram uma parceria para contestações extrajudiciais do indeferimento.

Para isso, é necessário entrar em contato com a DPU mais próxima.

O cidadão deverá iniciar o contato pelo site da Defensoria Pública da União. O atendimento ocorrerá de forma remota, devido ao isolamento social (via telefone, e-mail e WhatsApp) para formalização do Processo de Assistência Jurídica (PAJ).

Veja abaixo o passo a passo para entrar em contato com o DPU:

  • Antes de tudo acesse o site da DPU;
  • Selecione a região em que reside e em seguida clique no Estado;
  • Escolha a cidade, caso necessário, e logo depois clique para preencher o formulário, quando disponível ou entrar em contato pelos endereços e telefones indicados.

Qual o limite de atendimentos da Defensoria Pública da União?

Embora seja uma opção, nem todos os beneficiários poderão contar com o auxílio da Defensoria Pública da União. Recentemente, a DPU publicou uma nota de esclarecimento para ressaltar que não tem “estrutura material e humana para atender os milhões de indeferimentos de Auxílio Emergencial”.

E que a procura pela DPU nestes casos tem se apresentado infinitamente superior à capacidade da instituição. Por isso, apenas os casos mais sérios devem se solicitar ajuda do órgão em questão.

Veja também – Qual o melhor horário para acessar o Caixa Tem?

O que devo fazer se eu tiver um problema no meu cadastro ou no aplicativo/site?

Os únicos meios de atualização do cadastro de pessoa física para receber o benefício do auxílio emergencial são:

  • O site voltado para solicitação do auxílio;
  • Bem como o app do auxílio emergencial disponível para sistema Android e iOS;

Vele ressaltar que o número 111 é apenas para dúvidas e informações sobre o status da solicitação. E, também, só conta com atendimento automatizado.

Caso o usuário tenha algum problema que leve a:

  • dados inconclusivos;
  • benefício não aprovado.

Contestação em análise por mais de um mês. O que pode ser feito?

No caso de a contestação estar em análise por um longo tempo é possível que o sistema possa estar com alguma falha. Nesse caso o telefone de atendimento da Caixa 3004 1104 pode ajudar.

Isso porque há alguns atendentes que estão ajudando as pessoas com possíveis erros e dúvidas. Entretanto o tempo de espera nesse canal pode ser longo.

Veja também – Calendário do auxílio emergencial para os novos aprovados

Pagamento de auxílio emergencial para quem contestou

Se acaso você foi uma das pessoas que contestou o auxílio emergencial negado, os pagamentos acontecem em 28 de janeiro. Mas diferente das parcelas de 2020, o depósito delas será feito de uma vez.

Ou seja, se você deixou de receber três parcelas porque teve o auxílio suspenso, o governo irá depositar todas as três de uma vez. Bem como em 2020 você pode sacar ou usar o app Caixa Tem e pagar contas com o benefício.

Entretanto nesse pagamento você não vai precisar esperar por uma outra data para sacar, a partir de hoje, 28 de janeiro, você pode pagar contas, transferir e sacar seu dinheiro.

Auxílio emergencial negado é liberado para 196 mil pessoas

Ficou com mais alguma dúvida sobre como declarar Imposto de Renda atrasado?? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como resolver o “sistema modificado” no Caixa TEM?

Além de longas filas de espera no aplicativo, muitas pessoas sequer estão conseguindo acessar o […]

Ler artigo completo

57 respostas para “Contestação em análise do auxílio emergencial: o que fazer?”:

  1. Maria Madalena Teixeira da Silva disse:

    Esse ano não recebi nenhuma parcela do auxílio só aparece que está em análise eu não tenho renda nenhuma 😔

    • Curso Terapia Capilar disse:

      Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
      muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

      • Souza disse:

        Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
        Parabéns!!!

        • Maria batista de souza disse:

          Maria eu recebi a última parcela em novembro e foi bloqubloque falaram que estou com emprego formal , estou desempregada

          • Rosani Aparecida Da Silva de Almeida disse:

            Recebi a primeira e a segunda a terceira foi cancelada a quarta ea quinta diz que está prevista consigo receber

            • Romilda silva disse:

              Meu auxílio emergencial foi broquiado, Eu contestei já faz um mês, até hoje não tive resposta, gostaria saber se está em análise, ou não??.

              • Mirela Santos disse:

                Olá, Romilda. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂

            • MARCELA disse:

              Recebi a primeira parcela de 600 já a segunda bloqueou dizendo que eu tenho emprego formal ,mas eu estou desempregada o que devo fazer

              • Mirela Santos disse:

                lá, Marcela. Você pode contestar no aplicativo do Caixa TEM, no site da Dataprev ou recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂

            • Selio Galvão disse:

              Fiz meu pedido em maio em agosto tive retorno negado contestei ,agora em Dezembro foi aprovado tenho direito a receber os 7 meses?

              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

              Navegue por:

              Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
              PáginasMais ValorViaCerta – BankingSuhai – seu veículo protegidoMinuto Seguros – protegendo o seu autoKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoCrédito PessoalMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveis
              Solicite seu empréstimo