Índice de conteúdo
O governo ainda não liberou a Medida Provisória sobre o empréstimo com garantia de imóvel financiado
No início de 2020 o Banco Central (BC) autorizou o uso de imóveis financiados como garantia em empréstimo. Ou seja, se você ainda está pagando seu imóvel, mas precisa de um empréstimo pode usá-lo como garantia.
Esse tipo de crédito com garantia vai depender do valor em que o imóvel está avaliado, do saldo devedor e também do tipo de financiamento. Além disso a dívida total, a soma do financiamento mais o crédito novo, não pode ser superior a 90% do valor do imóvel.
Outra condição importante é que o prazo do novo crédito não pode superar o do financiamento e os juros também não podem ultrapassar. Por enquanto você só pode pedir o empréstimo com garantia de imóvel na mesma instituição do financiamento.
Entretanto, o governo ainda não liberou a Medida Provisória que regulamenta esse tipo de produto financeiro.
Existem vários tipos de empréstimo e as condições de pagamento e juros mudam de um para outro. Um deles é o empréstimo com garantia, nele você usa um bem como garantia de que irá pagar a dívida.
Sendo assim, com menos chances de inadimplência, as instituições costumam dar condições melhores, já que é mais seguro para elas. Num crédito desse tipo você pode oferecer um imóvel, automóvel e, em alguns casos, seu celular.
As condições e o dinheiro que você pode conseguir variam de um para o outro:
Outro empréstimo com garantia é o que usa o salário ou benefício, mas é mais conhecido como empréstimo consignado. Ele está disponível para funcionários públicos, militares, aposentados, pensionistas e trabalhadores CLT.
Esse crédito tem desconto direto em folha e por isso tem condições melhores que um empréstimo pessoal por exemplo. Ele é uma boa opção se você se enquadra, mas suas parcelas não podem ser superiores a 35% do seu ganho mensal.
Veja: Calculadora empréstimo consignado
Financiamento é um serviço financeiro no qual a instituição libera crédito para comprar um bem, que você não tem dinheiro para comprar a vista, e você paga parcelas com juros. No geral as financeiras financiam imóveis, carros e motos, mas não só isso. Os itens que você pode financiar mudam de empresa para empresa.
Ou seja, ele funciona como um tipo de empréstimo, já que a instituição libera um crédito para a pessoa comprar um bem e você deve pagar o valor mais taxas e juros. O imóvel fica no nome de quem comprou, mas a pessoa não pode negociá-lo enquanto não quitar a dívida.
Financiamento com imóvel de garantia: o que é?
Ao financiar um imóvel você pode usar seu Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) ou Sistema de Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) para pagar parte do valor.
O financiamento FGTS faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (FSH) e existe uma renda familiar mínima para poder usá-lo. Nesse tipo você também tem um desconto de 50% no registro e escritura do primeiro imóvel.
Além disso as taxas de juros cobradas nesse tipo de financiamento são menores que as do SBPE. O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) que o governo criou para suprir a demanda que o (FSH) não cobria de valores maiores. Sendo assim essa forma tem taxas mais caras já que representa um risco maior.
Já os tipos de amortização são:
Leia: Quais são os encargos de refinanciamento?
Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Se precisar, é só perguntar.
Por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios