;
FinanzeroBlogImpostos

Empréstimo para filho paga imposto de renda?

Empréstimo para filho paga imposto de renda?

Compartilhe esse post:

Empréstimo para filho: veja como declarar no imposto de renda valores emprestados à parentes

Na hora de declarar o imposto de renda é essencial preencher todos os detalhes com o máximo de atenção. Isso é importante para evitar que o contribuinte caia na malha fina.

Uma grande dúvida dos cidadãos tem relação com os empréstimos. Afinal de contas, é obrigatório declará-los? Como funciona no caso de empréstimo para filho?

Nesse post vamos responder essas perguntas. Acompanhe:

Financiamento estudantil: o que é e como conseguir?

Sou obrigado (a) a declarar empréstimo para filho no IR?

Mesmo que não haja tributação em empréstimo é imprescindível informá-lo da declaração de imposto de renda. Isso vale para valores emprestados entre parentes, inclusive em empréstimo para filho.

É preciso preencher informações sobre créditos acima de R$ 5 mil. Além disso, parcelas já pagas também precisam constar no documento.

Essa necessidade existe porque a Receita Federal faz uma análise detalhada dos ganhos e gastos do contribuinte.

Caso o valor oferecido ao parente ou amigo seja parte de doação, a regra continua sendo a mesma. O contribuinte precisa declarar valores doados ou recebidos, pois isso configura como mudança no patrimônio.

Empréstimo para fazer festa: é possível?

Como declarar o empréstimo para filho no IR 2023?

O processo para declarar empréstimo para filho é muito simples. Ele pode ser feito para qualquer transação de crédito entre pessoas físicas.

O contribuinte deve informar o empréstimo na ficha “Bens e Direitos”. Nela deve constar o nome completo de quem recebeu o dinheiro e o número do CPF.

É importante ressaltar que o parente que recebeu o crédito precisará informar o valor em sua declaração. Nesse caso será necessário preencher a ficha de “Dívidas e Ônus” com o código 14. Aqui também é necessário informar o nome e o CPF do credor.

Voltando para quem concede o empréstimo, os dados são inseridos em  “Bens e Direitos” da declaração do IR, no grupo “05 – Créditos” e o código “01 – Empréstimos concedidos”.

A próxima etapa consiste em preencher o campo “Situação em 31/12/20XX” , onde deve constar o valor do crédito concedido, mas isso sem a inclusão dos juros.

Em seguida, vá ao campo “Descrição” e coloque o nome do tomador do empréstimo, o número do CPF, o valor dos juros acumulados e ainda não pagos e as datas de parcelas já recebidas.

É muito importante que as datas informadas na declaração sejam compatíveis com aquelas em que os depósitos ou transferências tenham se realizado.

Na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física” será necessário informar valores de juros já recebidos. Para facilitar, o contribuinte deve ir até a opção “Rendimentos” e depois no campo “Pessoa Física” e inserir os dados mês a mês.

Pronto, o empréstimo para filho já estará inserido na declaração.

Sou representante legal do meu filho, posso fazer empréstimo em nome dele?

Como evitar erros no preenchimento da declaração do imposto de renda?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o preenchimento do imposto de renda. Por isso vamos dar algumas dicas de como fazer isso de maneira mais rápida e prática. Veja:

Separe os documentos com antecedência

O 1º lote de restituição é pago para quem faz parte do grupo prioritário, que é formado por idosos, pessoas com moléstia grave e pessoas com deficiência física e mental. Já o segundo lote é destinado aos contribuintes que fizeram o envio da declaração nos primeiros dias.

Por essa razão é muito importante deixar os documentos necessários separados com antecedência. Afinal, isso facilita o processo de preenchimento do documento e possibilita a entrega logo no início do prazo.

Comprovantes de saúde e educação

Quem tem gastos com educação e saúde sabe que comprovar estes gastos faz toda diferença na hora de enviar a declaração. O ideal é que o contribuinte vá guardando todos os comprovantes ao longo do ano. Assim, fica mais fácil preencher todas as informações sobre estes gastos.

Download do programa

Faça o download do programa com antecedência. Isso é importante porque logo nos primeiros dias é possível que haja instabilidade.

Claro que essa dica é válida para quem vai preencher sua declaração sem ajuda de um contador.

Anote empréstimos

Caso você tenha feito um empréstimo para filho, mãe, irmão ou qualquer outra pessoa física, anote todas as informações sobre ele. É essencial preencher dados sobre o valor emprestado, juros, parcelas já recebidas, entre outros.

Os empréstimos feitos entre pessoa física e instituições financeiras também precisam constar na declaração de imposto de renda.

Tire suas dúvidas

O contribuinte que vai fazer sua declaração sem ajuda, deve tirar todas as dúvidas antes de iniciar o processo.

Hoje é possível encontrar diversos conteúdos a respeito do Imposto de Renda de Pessoa Física. Assim, é possível encontrar respostas para diversas questões com relação ao documento fiscal.

Você tem mais alguma dúvida sobre como declarar empréstimo para filho no Imposto de Renda? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

A FinanZero é um banco?

Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.

No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.

Próximo artigo

Financiamento estudantil: o que é e como conseguir?

Financiamento estudantil: saiba como funciona essa linha de crédito em instituições públicas e privadas. Saiba como solicitar

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo para filho paga imposto de renda?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo