FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo para fazer festa: é possível?

Empréstimo para fazer festa: é possível?

Compartilhe esse post:

Quem deseja solicitar um empréstimo para fazer festa, pode contar com diversas modalidades, como o crédito pessoal, consignado e refinanciamento.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), dentre os motivos para solicitação de crédito nos próximos 90 dias, o investimento em áreas relacionadas aos estudos aumentou em 75%, quando comparado ao mês anterior.

Além disso, outros motivos são citados pelos entrevistados, como quitação de dívidas, investimento em negócio próprio e compras, com 42,4%, 22,9% e 18,2% das respostas, respectivamente.

Sou representante legal do meu filho, posso fazer empréstimo em nome dele?

É possível solicitar um empréstimo para fazer festa?

Sim, diferente do financiamento, que possui um objetivo específico, como aquisição de um bem, e exige a prestação de contas, as modalidades mais comuns de empréstimos permitem que o consumidor utilize a quantia em diversas finalidades, inclusive para realizar uma festa, seja de aniversário ou casamento, por exemplo.

Quais as opções de empréstimo para fazer festa?

Conforme mencionado, diversas modalidades de empréstimos permitem que a quantia concedida pela instituição financeira seja utilizada para a realização de festas. Portanto, a seguir apresentamos as opções mais comuns no mercado.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é a modalidade de crédito mais conhecida entre os consumidores, com ele, não é preciso oferecer nenhum bem como garantia e o processo de liberação do dinheiro costuma ser menos burocrático, o que é considerado vantajoso.

Por outro lado, o crédito pessoal pode contar com taxas mais elevadas, quando comparado a outros tipos de crédito, já que a instituição financeira não possui nenhuma garantia de que a dívida será quitada.

Além disso, essa modalidade possui empecilhos para pessoas inadimplentes ou com score baixo, pois essas informações são usadas como parâmetro pelas instituições no momento de definir a taxa de juros e o valor que será liberado.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado, por sua vez, oferece melhores condições de pagamento, porque as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício do consumidor, diminuindo os riscos de inadimplência. Por esse mesmo motivo, os valores liberados tendem a ser maiores, também.

A desvantagem, contudo, é que o empréstimo consignado está disponível somente para trabalhadores em regime CLT, aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, ou seja, é necessário possuir vínculo empregatício fixo ou receber algum benefício vitalício, como a aposentadoria.

Refinanciamento

Também conhecido como empréstimo com garantia, o refinanciamento permite que o consumidor utilize diversos tipos de bens como garantia de que a dívida seja paga, desde imóvel, automóvel e, até mesmo, celular.

Neste caso, quanto maior o valor do bem oferecido, maior tende a ser, também, a quantia liberada pela instituição financeira. Com isso, se houver inadimplência, o bem oferecido pelo cliente pode ser tomado pela credora, que o utilizará para quitar a dívida.

A modalidade é a que conta com uma das melhores taxas de juros do mercado e, normalmente, possibilita que o consumidor tenha aprovação de valores elevados.

Antecipação do Saque-Aniversário

Por fim, a antecipação do Saque-Aniversário é uma opção de crédito destinada aos trabalhadores que possuem saldo na conta FGTS e optaram por essa modalidade de saque. Sendo assim, é possível antecipar o recebimento de até 10 parcelas do Saque-Aniversário, que seriam liberadas anualmente, possibilitando a movimentação do valor disponível em conta de forma mais rápida.

A desvantagem da modalidade, entretanto, é que nos anos seguintes o trabalhador pode não ter valor algum para receber, já que a quantia correspondente ao liberado pela credora ficará bloqueado na conta, isso é, não poderá ser movimentado, até que a dívida seja quitada.

Preciso ter conta corrente para pedir empréstimo pessoal?

Quais os documentos necessários para pedir um empréstimo?

Os documentos necessários para fazer empréstimo variam de acordo com a modalidade escolhida pelo solicitante, entretanto, há itens que são essenciais em qualquer situação, são eles:

  • comprovante de endereço, emitido nos últimos 90 dias, como contas de consumo, IPTU ou fatura do cartão de crédito;
  • comprovante de renda, como extratos bancários, holerites, demonstrativo de pagamento do INSS e contrato de trabalho;
  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • certidão de casamento, se estiver casado, ou certidão de nascimento, se for solteiro;
  • dados bancários.

Quem optar pelo refinanciamento, também deverá apresentar documentos referentes ao bem, como cópia da Certidão de Matrícula do Imóvel e cópia da Certidão Negativa de Tributos Imobiliários, no caso de imóveis, e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Certificado de Registro de Veículo (CRV), para automóveis.

Posso ter o pedido de empréstimo reprovado porque é para festa?

Não, conforme já mencionado, a utilização do dinheiro obtido através de empréstimo pode ser utilizado para diversas finalidades, portanto, a instituição financeira não pode reprovar o consumidor por esse motivo. No entanto, cabe destacar, há outros fatores que podem impactar negativamente no pedido de empréstimo, são eles:

Margem consignável: o Banco Central do Brasil determinou que os consumidores podem comprometer, no máximo, 30% da renda líquida mensal com o pagamento de parcelas de empréstimo. Desse modo, se durante a análise de crédito a instituição constatar que o solicitante já possui a margem consignável ou um valor próximo comprometido, há a possibilidade do pedido ser recusado.

Baixo score: o score é uma pontuação que considera o histórico de pagamento e consumo das pessoas, a partir daí, os birôs de crédito atribuem uma pontuação que vai de 0 a 1000, em que quanto mais alta for, melhor visto é o consumidor para o mercado.

Logo, quando o score do solicitante está baixo, as instituições tendem a recusar o pedido de crédito ou oferecer valores mais baixos, com taxas de juros menos atraentes, pois o risco de inadimplência é considerado alto.

Falta de comprovação de renda: a apresentação de documentos que comprovem a renda do solicitante é importante para que o mesmo consiga garantir que arcará com as parcelas da operação. Dessa forma, se o documento não for apresentado ou se for verificado que a renda não é suficiente, o pedido será negado.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sou representante legal do meu filho, posso fazer empréstimo em nome dele?

Entenda se é possível, quais as condições e como funciona o pedido de empréstimo feito por um representante legal.

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo para fazer festa: é possível?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo