Índice de conteúdo
Recentemente, no Brasil, houve um grande aumento da inadimplência nas operações de crédito e por isso está sendo cada vez mais difícil conseguir um financiamento.
Segundo o órgão de proteção ao crédito Serasa, as dívidas dos brasileiros são, em sua maioria, de cartões de crédito.
Ter dívidas no cartão de crédito é um fator determinante para ter um score com baixa pontuação e consequentemente não conseguir realizar operações de crédito, como um financiamento.
O score de crédito define o perfil financeiro de cada cidadão brasileiro, classificando-o como um cliente confiável (bom pagador) ou não confiável (mau pagador).
A medição do score é feita de acordo com um índice que vai de 0 a 1.000 pontos. Uma pontuação mais próxima de zero representa um score baixo, que causará dificuldades na hora de conseguir um novo cartão de crédito ou financiamento, por exemplo.
Uma pontuação próxima de mil reflete um score alto, indicando que o cliente paga suas contas em dia.
Geralmente, considera-se três médias de score:
Conseguir um financiamento com score baixo é bem difícil. Veja abaixo o que pode ser feito para mudar esta situação.
Quanto tempo depois de limpar meu nome consigo fazer um financiamento
Ao invés de tentar conseguir um financiamento com o score em baixa pontuação, é melhor dar atenção a alguns pontos. Confira.
Quitando todas as dívidas, o nome fica limpo e as chances de conseguir realizar qualquer operação de crédito aumentam consideravelmente.
Antes de optar por um financiamento, é importante regularizar as finanças antes, a fim de conseguir realizar a operação.
Ter um planejamento financeiro é super importante para saber exatamente tudo sobre as despesas.
Uma dica é fazer uma planilha com todos os gastos atuais e com as previsões de investimentos. Sabendo de fato como estão as finanças, é possível conseguir um financiamento com facilidade.
O guia completo de financiamento no Brasil
Caso o cidadão realmente precise do veículo, uma opção realizar a troca do veículo financiado por um de valor menor. Com a diferença obtida na troca, é possível pagar a dívida e fazer um novo planejamento financeiro, a fim de reorganizar as finanças.
É importante manter o cadastro sempre atualizado no Serasa e SPC.
Com informações básicas mais exatas, como idade, endereço e telefone, mais confiável será o cadastro. Caso os dados estejam desatualizados, haverá dificuldade para conseguir um financiamento, por exemplo.
Sou MEI: como comprovar renda para empréstimo?
Ao contratar um financiamento, devem ser observadas as taxas de juros embutidas nas parcelas. Portanto, este é um fator a ser considerado.
A operação de crédito não é arriscada, mas é importante averiguar se as prestações estão dentro do orçamento. Se não houver um planejamento financeiro, aí sim, a operação torna-se arriscada.
Como saber se o cartão está desmagnetizado?
Muitas pessoas ficam em dúvida se é melhor comprar via financiamento ou contratar um empréstimo para comprar à vista e pagar as parcelas. Acontece que essa decisão depende de alguns fatores.
O principal é o juros. É importante verificar qual das opções oferece juros menores ao longo do tempo. Além disso, em ambos os casos, é importante ter certeza de que será possível arcar com as parcelas.
Para fazer um financiamento, geralmente é necessário apresentar os seguintes documentos:
Não consigo cadastrar meu cartão Flash na Uber. O que fazer?
Tem mais alguma dúvida sobre como conseguir financiamento com score baixo ou alguma outra? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios