“Não foi possível cadastrar o dispositivo” no aplicativo do FGTS: o que fazer?
Índice de conteúdo
Usuários que tentam acessar a consulta do saldo no aplicativo FGTS encontram erro ao realizar login
Desde o último dia 29, a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciou os pagamentos do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com um cronograma diferente para datas de débito em conta e de saques, o calendário difere quanto aos meses de nascimento dos trabalhadores.
Diferentemente da forma adotada em anos anteriores, na qual para empregados com conta ativa nos bancos públicos o recebimento era automático, em 2020, o pagamento é realizado exclusivamente pelo aplicativo Caixa TEM.
Assim, mesmo os correntistas do Banco do Brasil (BB) e da própria Caixa devem acessar a Poupança Social Digital do Caixa TEM para ter acesso ao valor do saque emergencial, que pode chegar a R$ 1.045,00.
O valor pode ser retirado de contas ativas ou inativas do fundo. Ou seja, do emprego atual ou dos valores acumulados de empregos anteriores. Basta que a pessoa possua até R$ 1.045,00 de saldo no FGTS para que possa fazer o saque emergencial.
A Poupança Social Digital do Caixa TEM também é o meio de recebimento de outros benefícios aprovados durante a pandemia do coronavírus, como o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e o auxílio emergencial.
Preciso acessar o aplicativo FGTS para receber o saque emergencial?
Depende. Se o trabalhador foi aprovado e/ou recebeu o BEm ou o auxílio emergencial, não há a necessidade. Pois a Poupança Social Digital do Caixa TEM já está ativa, e o valor que o trabalhador tiver direito a receber do saque emergencial do FGTS cairá diretamente em tal poupança.
Contudo, se a pessoa nunca acessou o Caixa TEM e não foi aprovado para o recebimento de outro benefício pago na Poupança Social Digital, será necessário ativar esta última.
Isto é feito no aplicativo FGTS, seguindo os passos abaixo:
- Baixe e instale o aplicativo FGTS da Caixa;
- Caso seja o primeiro acesso, será necessário criar uma senha de acesso para o CPF;
- Acesse a conta do FGTS;
- Toque em “Saque emergencial”;
- Preencha os dados pessoais solicitados;
- Dê a permissão para a ativação da sua Poupança Social Digital;
Atenção! O login (usuário e senha) do site do FGTS difere do login do aplicativo. São duas contas paralelas.
Então, o empregado terá que baixar e instalar o Caixa TEM para receber o saque emergencial do FGTS, de acordo com o calendário da instituição federal com base nos meses de nascimento dos beneficiários.
Na etapa de acessar o app FGTS é que os trabalhadores têm tido problemas. Ao tentar fazer o login após criar a senha ou inseri-la, a mensagem “Não foi possível cadastrar o dispositivo” aparece na tela.
Veja também – O FGTS emergencial não caiu: foi adiado? Entenda
“Não foi possível cadastrar o dispositivo”
De acordo com a apuração da redação da FinanZero, que passou pela experiência do usuário no aplicativo, esta mensagem não significa um impedimento de se conectar à conta do FGTS no app. Basta que o trabalhador persista, informando os dados do login novamente, e em algum momento será possível acessar o fundo no aplicativo.
Não é necessária a troca de senha para fazer o acesso caso a mensagem apareça. Trata-se de um erro do sistema da Caixa, ou de conexão da internet do usuário. Estar com uma internet estável, seja por wi-fi ou por dados móveis é fundamental para conseguir entrar no app.
Caso mesmo assim não seja possível executar a ação, recomenda-se:
- Atualizar o aplicativo FGTS (ou desinstalar e instalar novamente);
- Limpar o cache e os dados do app (basta acessar as configurações do smartphone, selecionar “aplicativos” e então localizar e tocar no FGTS para encontrar essas funções);
Ficou com mais alguma dúvida sobre o FGTS emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para ““Não foi possível cadastrar o dispositivo” no aplicativo do FGTS: o que fazer?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios