FinanzeroBlogCrédito

O que acontece se eu não pagar meu empréstimo?

O que acontece se eu não pagar meu empréstimo?

Compartilhe esse post:
empréstimo - 1000x667

Contratar um empréstimo exige planejamento financeiro, isso porque é fácil contrair dívidas enormes com juros exorbitantes; confira o que pode acontecer caso você não tenha dinheiro para quitar seu débito.

Com a internet e instituições financeiras que atendem de forma digital, ficou cada vez mais fácil solicitar um empréstimo.

No entanto, contratar uma linha de crédito exige agir com cautela e planejamento. Isso porque podem acontecer imprevistos e, por isso, o cliente acabar atrasando o pagamento das parcelas do crédito.

Além disso, é muito comum encontrarmos consumidores que se endividaram por conta dos empréstimos, principalmente por falta de uma administração financeira.

Mas o que acontece se eu não pagar meu empréstimo? Bom, essa reposta depende de uma série de fatores, como, por exemplo, a linha de crédito, o número de parcelas não pagas e qual instituição financeira está oferecendo o empréstimo.

Contudo, normalmente ao não pagar um empréstimo online o cliente pode enfrentar uma série de dificuldades, como citado abaixo.

Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo pessoal sem sair de casa!

Nome negativado

O primeiro e principal efeito do não pagamento de um empréstimo, é ficar negativado.

Por isso, após o atraso de um número de parcelas – que pode variar de acordo com cada instituição financeira – o cliente receberá uma notificação informando que o processo de negativação será realizado.

Por conta disso, o número do CPF estará na lista de inadimplentes nos birôs de crédito, como Serasa Experian e Boa Vista SCPC.

Glossário: o que é um birô de crédito?
Em resumo, um birô de crédito é uma empresa que atua para disponibilizar informações sobre o comportamento de crédito de todos os consumidores de um país. Isso porque é através desses dados que as instituições financeiras fazem uma análise de crédito para decidir se é realmente vantajoso oferecer os produtos financeiros, seja cartão de crédito, empréstimo ou financiamento para determinada pessoa.

Leia também – O que preciso pagar na parcela de empréstimo?

Score diminui

Como consequência direta do item anterior: o score começa a diminuir a partir do momento em que o cliente fica com um débito em seu CPF.

Isso porque o score, em resumo, é uma pontuação, de 0 a 1000, que reflete a vida financeira do consumidor. Por isso, quando o brasileiro contrai dívidas, o score tem a tendência de diminuir.

Além disso, o fato de o score estar baixo demonstra que aquela pessoa tem maiores chances de ser inadimplente, isto é, de não pagar suas contas. Não adianta conseguir um empréstimo fácil na hora e não conseguir dinheiro para arcar com suas parcelas.

Cobranças aumentam

As cobranças são uma consequência direta do não pagamento de um produto financeiro. Isso porque é do interesse do banco ou instituição receber o que o cliente está devendo.

Por isso, as cobranças por telefone ou por e-mail aumentam. No entanto, lembre-se sempre de verificar se está realmente falando com os canais oficiais da instituição financeira. Isso porque muitas pessoas usam essa situação para aplicar golpes nas pessoas.

Confira também – Existe empréstimo que cai na hora?

Dificuldade para solicitar produtos financeiros

Por fim, uma das principais consequências que o cliente pode enfrentar após o não pagamento de um empréstimo é a dificuldade para solicitar produtos financeiros.

As chances de conseguir um empréstimo, por exemplo, quando o nome está negativado são menores. Isso porque muitas instituições financeiras não oferecem linhas de crédito para negativados, por conta das chances desse cliente ficar inadimplente.

No entanto, é possível conseguir empréstimo online mesmo estando negativado, mas a solicitação pode ser mais difícil e as taxas maiores.

Além disso, é importante lembrar que independente do perfil do cliente: nenhuma instituição financeira pode cobrar taxas antecipadas. Isso porque essa prática é considerada ilegal pelo Banco Central, o que configura crime.

Por isso, caso alguma pessoa oferece uma linha de crédito, mas cobre depósitos antecipados: FUJA! Provavelmente, é golpe.

Saiba mais em – Golpe do empréstimo falso: “ela falava bem, foi muito convincente”

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como consultar o IPVA 2021 no Detran?

Estados brasileiros já liberaram valor do imposto, alíquotas e calendário de pagamento. Confira como pagar o imposto em 2021.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que acontece se eu não pagar meu empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo