Confira como funciona o crédito pessoal, modalidade para pessoas físicas

O crédito pessoal, também conhecido como empréstimo pessoal, é uma linha de crédito voltada para pessoas físicas, com no mínimo 18 anos. Ele é um dos serviços mais procurado nas financeiras autorizadas, oferecido por bancos, fintechs e instituições financeiras.

Nessa modalidade o cliente pode pedir um empréstimo sem a necessidade de oferecer uma garantia, como acontece no:

Além disso, é importante ressaltar que essa é uma modalidade de crédito indicada para emergências financeiras. Por isso, o empréstimo pessoal é muito procurado para:

  • pagar dívidas;
  • investimentos;
  • reformas da casa;
  • viagens, e
  • estudos.

Como funciona o crédito pessoal?

Em resumo, o crédito pessoal funciona da seguinte forma: o cliente passa por uma análise de crédito e, após ser aprovado, recebe uma quantia de dinheiro em sua conta bancária. Por fim, mensalmente ele devolve esse valor em parcelas acrescidas de uma taxa de juros.

Por isso, o primeiro passo é fazer uma simulação de crédito pessoal. Isso porque várias instituições financeiras, como bancos e fintechs, liberam essa linha de crédito com diferentes taxas, daí a importância de comparar os benefícios oferecidos por cada instituição.

O segundo passo é feito pela instituição financeira escolhida. Isso porque nesse momento o banco vai fazer uma análise de crédito e checar qual o risco de inadimplência daquela pessoa e se vale a pena ou não oferecer o empréstimo para ela.

Por fim, após análise aprovada, o valor é aprovado e liberado para o cliente. No entanto, na hora de fechar o contrato o brasileiro precisa saber:

  • taxa de juros do empréstimo;
  • quantidade de parcelas;
  • e todos os encargos e taxas que têm que pagar junto do empréstimo.

Além disso, é importante ressaltar que: nenhuma instituição financeira pode cobrar depósitos ou taxas antecipadas no momento de conceder o crédito! Essa prática é considerada ilegal de acordo com normas do Banco Central. Por isso, fique de olho, se receber uma oferta desse tipo muito provavelmente é um golpe.

Saiba mais em – Golpe do empréstimo falso: “ela falava bem, foi muito convincente”

Qual a taxa de juros do crédito pessoal?

A taxa de juros para um empréstimo pessoal pode variar entre as instituições financeiras e de acordo com o perfil da pessoa que está solicitando o crédito.

Isso porque o cálculo da taxa de juros considera diversos fatores de um perfil, principalmente quando falamos sobre o risco de inadimplência de um cliente.

Glossário: o que é inadimplência?
Inadimplência é o não pagamento de uma dívida ou conta no nome da pessoa. Por isso, o brasileiro inadimplente é aquele que tem uma dívida em aberto em seu nome.

No entanto, a taxa de juros dos parceiros da FinanZero para crédito pessoal começa em 1,49%.

Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Quem pode pedir crédito pessoal?

Para pedir um crédito pessoal o brasileiro precisa estar dentro de apenas dois critérios:

  • ser maior de idade, isto é, ter mais de 18 anos;
  • ser pessoa física – isto é, empresas não podem pedir crédito pessoal.

No entanto, é importante lembrar esses são os principais fatores. Isso porque algumas instituições financeiras podam ter mais critérios.

Quais documentos são necessários?

Essa informação também pode variar nas empresas que oferecem empréstimo pessoal. Isso porque a quantidade e quais documentos são solicitados vai depender de como funciona a análise da instituição. No entanto, dentre os documentos mais pedidos estão:

  • número do CPF;
  • RG ou outro documento de identificação com foto;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência,
  • entre outros.

Posso solicitar um empréstimo mesmo estando negativado?

Sim! Apesar de algumas instituições financeiras não realizarem a liberação de empréstimos para quem tem o CPF com restrição, muitas liberam. No entanto, por conta de o risco de inadimplência desses clientes ser maior, a taxa de juros para esse perfil pode ser maior.

Saiba mais em – Empréstimo para Negativados

Por que é importante comparar crédito?

Como dito anteriormente as taxas de juros, número de parcelas e valor do empréstimo pode variar entre os clientes. Isso porque o perfil de cada pessoa difere, e, além disso, no mercado financeiro existem várias financeiras, fintechs e bancos autorizados a oferecer o crédito pessoal.

Por conta dessas diferenças é importante comparar crédito em mais de uma instituição financeira, para descobrir qual é a melhor opção para seu perfil.

Para isso, é possível entrar no site dos bancos e fintechs e fazer simulações de empréstimo em cada um. No entanto, existem empresas, como a FinanZero, que podem facilitar esse processo.

Isso porque a FinanZero é um buscador de empréstimos online com mais de 40 parceiras e é possível receber até 10 ofertas, todas pré-aprovadas, com apenas um único cadastro.

Existem outras modalidades de empréstimos?

Sim! Existem vários tipos de empréstimos e você pode escolher o melhor para o seu perfil. Pensando nisso, a redação da FinanZero separou algumas modalidades:

Refinanciamento de Imóvel

O refinanciamento de imóvel, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel ou Home Equity. Nessa modalidade de crédito o cliente deve colocar um bem imobiliário como garantia de pagamento do valor do empréstimo.

Por isso, até o final do contrato, o imóvel fica no nome da instituição financeira. No entanto, a pessoa pode continuar usando o bem sem nenhum problema, ao menos que fique inadimplente. Isso porque em casos de inadimplência o banco pode tomar o imóvel do cliente.

Além disso, nessa linha de crédito, o tempo de pagamento pode ser maior, chegando até a 240 meses; os valores podem ser maiores também e os juros são mais baixos – aqui na FinanZero a taxa de juros para esse empréstimo inicia em 0,89% a.m.

Simule seu refinanciamento de imóvel e receba até 10 ofertas com a FinanZero

Refinanciamento de veículos

Também conhecido como empréstimo com garantia de veículo ou popularmente chamado de Refin é uma linha de crédito em que o cliente precisa ter um veículo em seu nome para colocar como garantia de pagamento do empréstimo. Por isso, é possível usar como garantia:

  • carro;
  • moto;
  • ônibus;
  • caminhões,
  • entre outros.

Além disso, as parcelas podem chegar em até 48 meses, com juros a partir de 1,49% a.m.

Faça uma simulação de refinanciamento de veículos e receba até 10 ofertas pré-aprovadas

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é voltado para aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social); pessoas com carteira assinada; funcionários públicos e militares.

Isso porque o valor do crédito é descontado diretamente na folha de pagamento da pessoa ou no benefício do INSS.

Confira também – Vale a pena pegar empréstimo consignado agora? FinanZero responde

Empréstimo com garantia de celular

O empréstimo com garantia de celular funciona da mesma forma que os refinanciamentos citados anteriormente. Por isso, nessa modalidade o celular da pessoa fica como garantia de pagamento do empréstimo.

Saiba mais em – Empréstimo com garantia de celular: o que é e como pedir?

Empréstimo na conta de luz

Nessa modalidade de empréstimo a pessoa passa a pagar as parcelas do crédito mensalmente por meio da fatura da conta de luz. Por isso, o valor do empréstimo é somado ao consumo de energia do local.

Saiba mais em – Empréstimo na conta de luz: o que é e como pedir?

Ficou com mais alguma dúvida sobre crédito pessoal? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.