;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que é e como funciona a conta corrente?

O que é e como funciona a conta corrente?

Compartilhe esse post:

A conta corrente permite o recebimento de pagamentos, depósitos e outros serviços úteis

A conta corrente é uma modalidade de conta oferecida pelas instituições financeiras para ajudar o usuário a movimentar o dinheiro no dia a dia. Ela pode ser gratuita, oferecer taxas, ser uma conta individual ou conjunta. O que a maioria das contas corrente têm em comum é a questão de não fazer o dinheiro render, apenas deixando-o parado para realizar transações.

Por isso, essa pode não ser a opção certa para quem deseja guardar o salário ou economizar de alguma forma. Contudo, é a melhor opção para pagar contas sem precisar do dinheiro vivo, realizar transferências e anexar pagamentos por débito automático.

Confira mais clicando aqui – Como ganhar dinheiro em casa?

O que é conta corrente?

A conta corrente é um tipo de conta bancária, a qual oferece transações referentes ao dinheiro vinculado a ela. Diferentes das demais modalidades de contas, a corrente permite, em alguns casos, que o usuário faça retiradas e depósitos ilimitados. Por isso, ela é uma alternativa para quem precisa constantemente movimentar o dinheiro.

Para acessar a conta corrente o usuário pode:

  • Utilizar o serviço de internet banking que permite: mostrar o extrato, realizar transferências e pagamentos;
  • Ir até a agência bancária mais próxima ou caixa eletrônico 24 horas para fazer saques e depósitos;
  • Solicitar ao gerente um extrato detalhado.

Quais são os tipos de conta?

Antes de abrir uma conta corrente é essencial conhecer todas as opções, pois existem diferentes tipos de conta corrente. Confira as alternativas:

Conta corrente tarifada

Esse tipo de conta corrente oferece vantagens que auxiliam o usuário. É como pagar por alguns benefícios que não estão tabelados na conta corrente básica. Essa tarifa é cobrada mensalmente, caso o cliente não tenha o dinheiro da taxa em sua conta, o mesmo pode ficar inadimplente e precisará pagar os juros do banco.

Os benefícios dessa conta variam de acordo com o banco e o valor da tarifa. Pode estar incluso os seguintes serviços:

  • cheque especial sem juros por determinados dias;
  • aconselhamento financeiro;
  • seguros;
  • desconto nos produtos oferecidos pelo banco;
  • pontos de recompensa;
  • entre outros.

Conta corrente gratuita

O Banco Central (BC) obriga que todas as instituições bancárias tenha um tipo de conta corrente gratuita, também conhecida como conta corrente sem cesta. Mas, por não ter tarifa de serviços, esse tipo de conta acaba oferecendo apenas o pacote mínimo exigido pelo BC, isso significa que a conta inclui:

  • Duas transferências bancárias, com contas que são da mesma instituição financeira;
  • Máximo de quatro saque por mês;
  • Cartão com função débito;
  • Dez talões de cheque por mês;
  • Internet Banking;
  • Dois extratos mensais.

Apesar dessa modalidade ser gratuita, ela não é isenta de taxas. No caso de a conta ficar negativada, ou com contratações de serviços a parte, as taxas serão cobradas normalmente.

Conta online

As contas online, ou digitais, se tornaram bem famosas nos últimos meses. Isso porque ela tem as mesmas características das contas bancárias normais. Pois, é possível fazer transferências (TED e DOC), receber salário ou sacar dinheiro, pagar boletos e algumas podem fazer o dinheiro render.

A principal diferença é que as contas digitais são abertas pelo celular e não existe qualquer interação física entre o usuário e a instituição financeira. O cliente só utiliza os caixas eletrônicos 24 horas e o aplicativo para conseguir o que deseja. Bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs oferecem esse tipo de serviço.

Conta universitária

Focada para os estudantes, a conta corrente universitária funciona como uma conta corrente tarifada. Mas todas as taxas são pagas pela metade, como no caso do benefício de estudante. Entretanto, em alguns casos, os bancos ou instituições financeiras oferecem isenção total da tarifa.

As contas correntes estudantis ficam disponíveis para alunos com idades entre 18 e 25 anos, em média. Para abrir uma, é preciso entregar uma prova de matrícula ativa em uma instituição de ensino validada pelo Ministério da Educação (MEC).

Conta conjunta

Uma conta conjunta caracteriza-se por uma conta comum que é dividida entre duas pessoas. Normalmente casais, parceiros de negócio e parentes solicitam esse tipo de conta. Desse modo, os dois usuários podem movimentá-la. Mas, atenção! Antes de solicitar essa modalidade é necessário definir o motivo de ter essa conta para que não haja problemas posteriores entre os dois usuários.

Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Como abrir uma conta corrente?

As contas correntes podem ser solicitadas por pessoas com mais de 18 anos. Os documentos solicitados normalmente são:

  • comprovante de renda;
  • comprovante de endereço;
  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Contudo quem está negativado pode não ter essa facilidade para abrir uma conta corrente. Alguns bancos preferem não conceder o produto para quem está com o nome cadastrado nos birôs de crédito. Nesse caso, a melhor opção é abrir uma conta poupança, e após tirar o nome da restrição solicitar a troca da modalidade da conta.

Qual a vantagem de ter uma conta corrente?

Como citado anteriormente, o cartão de crédito e o cheque são produtos que podem ser oferecidos aos proprietários de conta corrente. Se utilizados da forma correta e com consciência, eles podem ser grandes vantagens. Pois, auxiliam em compras parceladas e ajudam no momento de emergência.

Além disso, sempre que o usuário quiser é possível consultar o saldo da conta. Isso auxilia muito no planejamento financeiro. Pois, dá para puxar o extrato, que mostra todos os pagamentos e movimentações realizadas até o momento.

Ficou com mais alguma dúvida sobre conta corrente? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Auxílio emergencial para autônomos: quais são as regras?

Veja como funciona o Auxílio Emergencial para autônomos, quais são as regras e como realizar a solicitação do benefício.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é e como funciona a conta corrente?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo