FinanzeroBlogCrédito

O que é portabilidade de crédito e como fazer?

O que é portabilidade de crédito e como fazer?

Compartilhe esse post:

Saiba como funciona a portabilidade de crédito e como solicitar

Muitas pessoas quando fazer um empréstimo, acabam tendo a certeza de que ficarão presas à instituição financeira credora até o fim do contrato. Mas é importante ressaltar que isso não é verdade.

Existe a possibilidade de ter um empréstimo sendo transferido para outro banco. Pensando nisso, vamos dar mais detalhes sobre essa operação de crédito. Acompanhe:

O que é um carro alienado e para que serve a alienação?

O que é portabilidade de crédito?

A portabilidade de crédito é uma opção viável para quem quer fazer a troca de uma dívida mais cara por uma mais em conta. Isso acontece porque cada instituição financeira tem sua taxa de juros.

A ideia é que os consumidores possam optar por taxas de juros menores, trocando a dívida de banco.

A maioria das pessoas desconhece a possibilidade de fazer essa mudança. Entre os clientes que solicitam, as principais razões são: as taxas de juros exorbitantes e o mau atendimento.

Vale ressaltar que a portabilidade de crédito é regulamentada pela resolução 4.292, publicada pelo Banco Central do Brasil em 20/12/2013.

Vai viajar? Entenda antes qual a diferença do dólar turismo para o dólar comercial

Quais bancos fazem portabilidade de crédito?

Por ser uma regulamentação do Banco Central, todas as instituições financeiras podem fazer a portabilidade de crédito.

Qualquer modalidade de empréstimo pode ter o pedido de portabilidade, como: crédito pessoal, cheque especial, financiamento de veículo ou imóvel, crédito consignado entre outros.

Qual score é bom para financiamento?

Como solicitar a portabilidade de crédito?

Para saber qual a melhor forma de fazer o pedido, siga os passos abaixo:

Analise as taxas de juros

Uma das principais razões para a portabilidade de crédito é a taxa de juros. Por isso, antes de fazer a solicitação, analise a taxa cobrada em cada um dos bancos. Lembre-se de verificar o Custo Efetivo Total (CET).

Compare os bancos e escolha

Depois de analisar as condições, defina qual será o banco responsável por receber sua dívida.

Entre em contato com o banco credor

Antes de pedir a portabilidade de crédito, o consumidor precisa ter os dados para que o processo seja realizado. Entre em contato com o seu banco e solicite as seguintes informações: número do contrato, saldo devedor atualizado, demonstrativo da evolução do saldo devedor, forma de pagamento, data do último pagamento, taxa de juros anual, entre outras.

Entre em contato com a nova instituição

Depois de estar com todas as informações, agora é hora de entrar em contato com o banco para onde pretende enviar a dívida. Lembrando que a instituição não é obrigado a receber a portabilidade de crédito. A decisão vai depender se a dívida é vantajosa.

Existe cobrança na portabilidade de crédito?

Não é possível definir se haverá ou não alguma cobrança de taxa extra. Afinal de contas, cada instituição financeira tem suas próprias regras no que diz respeito à portabilidade de crédito.

A melhor opção é tirar todas as dúvidas com o banco antes de fechar negócio. Assim você consegue se planejar melhor antes de prosseguir com a portabilidade.

Quais as vantagens em solicitar a portabilidade de crédito?

A principal vantagem em fazer a portabilidade de crédito é a possibilidade de conseguir uma taxa de juros menor, fazendo com que o Custo Efetivo Total da dívida seja menor. Assim, o cliente consegue ter o mesmo valor de crédito, mas pagando um valor mais baixo.

Outro ponto positivo é ter a oportunidade de conseguir um atendimento melhor.

No caso do empréstimo consignado, o cliente pode obter uma vantagem chamada troco. Vamos a um exemplo: o tomador pegou um empréstimo de R$ 5 mil e já pagou R$ 500. Ao fazer a portabilidade de crédito, existe a chance de receber esse valor de volta.

Não precisar ser correntista do banco é outro benefício dessa modalidade. Isso porque não existe a necessidade de ter conta no banco em que vai fazer a portabilidade.

Quando não há necessidade de fazer o pedido?

Como pudemos ver, existem diversas vantagens em fazer a portabilidade de crédito. Mas é preciso ressaltar que – nem sempre – essa modalidade é benéfica. Veja:

Mesma taxa de juros

Não há necessidade e nem vantagem em fazer a portabilidade de crédito quando as taxas de juros são as mesmas em ambas as instituições financeiras. Existe a exceção se o pedido de transferência for por conta do atendimento.

Contrato perto do fim ou parcela perto do vencimento

Se o fim do contrato estiver perto do fim, o ideal é terminar de pagar sem a necessidade de transferência, principalmente se a parcela estiver perto do vencimento.

Normalmente, os bancos demoram até cinco dias úteis para finalizar a portabilidade. Sendo assim, a melhor opção é pagar.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é portabilidade de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

Como aumentar o meu score?

Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:

  • Sempre atualizar os dados nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Se possível, pagar dívidas antes da data de vencimento;
  • Manter o nome limpo;
  • Tenha conta fixas em seu próprio nome (exemplo: luz, internet, água etc);
  • Não atrase o pagamento de boletos ou parcelas.

Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

Próximo artigo

O que é um carro alienado e para que serve a alienação?

Carro alienado: o que isso significa e quais são as vantagens em comprar ou vender um bem nessa situação? Saiba mais detalhes.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é portabilidade de crédito e como fazer?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo