Índice de conteúdo
A renovação do empréstimo é uma forma de renegociar a dívida ativa e obter melhores condições de pagamento.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), a solicitação de empréstimo para investir em um negócio próprio apresentou aumento anual de 63%, além disso, o pedido de crédito para a realização de festas bateu recorde, com crescimento de 167%, quando comparado com abril de 2021.
Entretanto, em alguns casos, as condições de pagamento podem se tornar inviáveis após um período, assim, o cliente pode entrar em contato com a instituição financeira credora para realizar a renovação do empréstimo, e então obter um novo prazo ou taxas de juros mais baixas, conforme explicamos a seguir.
O que é seguro prestamista do empréstimo consignado?
A renovação de empréstimo é uma alteração no contrato de concessão de crédito, com o intuito de estabelecer novas condições de pagamento, como taxas de juros menores ou maior prazo para quitar a dívida. Na prática, a renovação é uma renegociação da pendência, que além de alterar as condições de pagamento, pode, ainda, unir os contratos ativos que o consumidor possui com a instituição financeira.
Sendo assim, se uma pessoa possui três contratos de empréstimo ativos com uma credora, por exemplo, através da renovação há a possibilidade de unificar as dívidas em um só contrato e renegociar o prazo de pagamento e a taxa de juros que será aplicada sobre o valor total.
Conforme mencionado, na renovação de empréstimo a quantia pendente é renegociada junto à instituição financeira credora, assim, é gerado um novo contrato de crédito, que conta com novo prazo de pagamento, valor das parcelas e taxa de juros. Em caso de mais de um contrato vigente, isso é, se o cliente possui mais de um pedido de empréstimo sendo pago, é possível que os valores restantes sejam somados, resultando neste novo contrato.
A renovação do empréstimo pode ser uma solução para quem deseja liberar uma parte da margem consignável, já que ao renegociar o contrato, a parte já quitada é abatida e, consequentemente, permite ao consumidor reutilizar o percentual já pago. Além disso, a prática também pode ser útil para consumidores que precisam obter mais dinheiro, pois o novo valor será somado ao montante atual e novas condições serão acordadas.
A antecipação do saque-aniversário bloqueia o FGTS?
Para realizar a renovação de um empréstimo, o cliente deve entrar em contato com a instituição financeira em que possui o contrato ativo e informar o intuito de renová-lo. A partir daí, será apresentada uma nova proposta e, se for interessante para o cliente, será preciso assinar o contrato com as atuais condições.
Vale ressaltar, entretanto, que cada instituição possui regras próprias, por isso, é de suma importância consultar se há incidência de encargos no processo de renovação do crédito. Caso haja, haverá interferência no valor final da transação, pois aumentará o custo da operação, podendo torná-la uma opção não vantajosa.
Outro ponto que deve ser considerado é que, comumente, as instituições financeiras exigem que o cliente tenha quitado, pelo menos, entre 15% e 30% do valor da dívida. Portanto, cabe verificar junto à credora qual é o percentual exigido.
Também chamado de renovação de empréstimo com troco, esse tipo de operação ocorre quando o cliente renegocia o contrato de crédito com acréscimo de valor, então, a nova quantia é acrescida ao débito e resultam em um novo contrato. De forma resumida: é a solicitação de um novo empréstimo, somado ao débito anterior, mas que conta com novas condições de pagamento.
Qual é a multa para quem cai na malha fina do Imposto de Renda?
Não, porque a renovação de empréstimo, como citado, nada mais é do que a alteração de um contrato de crédito já existente com a credora, ou seja, com a própria instituição que concedeu o dinheiro, a fim de obter melhores condições de pagamento, como taxas de juros menores e/ou prazo estendido.
A portabilidade de empréstimo, por sua vez, é uma operação que transfere a dívida de um banco para outro, mas também com o intuito de conseguir condições de pagamento consideradas mais vantajosas. Assim, o consumidor renegocia o valor restante com a nova instituição, que quitará o débito com a instituição anterior.
Tem mais alguma dúvida sobre a renovação do empréstimo? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios