FinanzeroBlogCrédito

O que é renovação de empréstimo? Como renovar?

O que é renovação de empréstimo? Como renovar?

Atualizado em: Quarta-feira, 01/06/2022 às 20h52
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

A renovação do empréstimo é uma forma de renegociar a dívida ativa e obter melhores condições de pagamento.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), a solicitação de empréstimo para investir em um negócio próprio apresentou aumento anual de 63%, além disso, o pedido de crédito para a realização de festas bateu recorde, com crescimento de 167%, quando comparado com abril de 2021.

Entretanto, em alguns casos, as condições de pagamento podem se tornar inviáveis após um período, assim, o cliente pode entrar em contato com a instituição financeira credora para realizar a renovação do empréstimo, e então obter um novo prazo ou taxas de juros mais baixas, conforme explicamos a seguir.

O que é seguro prestamista do empréstimo consignado?

O que é renovação de empréstimo?

A renovação de empréstimo é uma alteração no contrato de concessão de crédito, com o intuito de estabelecer novas condições de pagamento, como taxas de juros menores ou maior prazo para quitar a dívida. Na prática, a renovação é uma renegociação da pendência, que além de alterar as condições de pagamento, pode, ainda, unir os contratos ativos que o consumidor possui com a instituição financeira.

Sendo assim, se uma pessoa possui três contratos de empréstimo ativos com uma credora, por exemplo, através da renovação há a possibilidade de unificar as dívidas em um só contrato e renegociar o prazo de pagamento e a taxa de juros que será aplicada sobre o valor total.

Como funciona a renovação de empréstimo?

Conforme mencionado, na renovação de empréstimo a quantia pendente é renegociada junto à instituição financeira credora, assim, é gerado um novo contrato de crédito, que conta com novo prazo de pagamento, valor das parcelas e taxa de juros. Em caso de mais de um contrato vigente, isso é, se o cliente possui mais de um pedido de empréstimo sendo pago, é possível que os valores restantes sejam somados, resultando neste novo contrato.

A renovação do empréstimo pode ser uma solução para quem deseja liberar uma parte da margem consignável, já que ao renegociar o contrato, a parte já quitada é abatida e, consequentemente, permite ao consumidor reutilizar o percentual já pago. Além disso, a prática também pode ser útil para consumidores que precisam obter mais dinheiro, pois o novo valor será somado ao montante atual e novas condições serão acordadas.

A antecipação do saque-aniversário bloqueia o FGTS?

Como renovar um empréstimo?

Para realizar a renovação de um empréstimo, o cliente deve entrar em contato com a instituição financeira em que possui o contrato ativo e informar o intuito de renová-lo. A partir daí, será apresentada uma nova proposta e, se for interessante para o cliente, será preciso assinar o contrato com as atuais condições.

Vale ressaltar, entretanto, que cada instituição possui regras próprias, por isso, é de suma importância consultar se há incidência de encargos no processo de renovação do crédito. Caso haja, haverá interferência no valor final da transação, pois aumentará o custo da operação, podendo torná-la uma opção não vantajosa.

Outro ponto que deve ser considerado é que, comumente, as instituições financeiras exigem que o cliente tenha quitado, pelo menos, entre 15% e 30% do valor da dívida. Portanto, cabe verificar junto à credora qual é o percentual exigido.

O que é o troco na renovação de empréstimo?

Também chamado de renovação de empréstimo com troco, esse tipo de operação ocorre quando o cliente renegocia o contrato de crédito com acréscimo de valor, então, a nova quantia é acrescida ao débito e resultam em um novo contrato. De forma resumida: é a solicitação de um novo empréstimo, somado ao débito anterior, mas que conta com novas condições de pagamento.

Qual é a multa para quem cai na malha fina do Imposto de Renda?

Renovação e portabilidade de empréstimo são a mesma coisa?

Não, porque a renovação de empréstimo, como citado, nada mais é do que a alteração de um contrato de crédito já existente com a credora, ou seja, com a própria instituição que concedeu o dinheiro, a fim de obter melhores condições de pagamento, como taxas de juros menores e/ou prazo estendido.

A portabilidade de empréstimo, por sua vez, é uma operação que transfere a dívida de um banco para outro, mas também com o intuito de conseguir condições de pagamento consideradas mais vantajosas. Assim, o consumidor renegocia o valor restante com a nova instituição, que quitará o débito com a instituição anterior.

Tem mais alguma dúvida sobre a renovação do empréstimo? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

A antecipação do saque-aniversário bloqueia o FGTS?

Como faço para solicitar a antecipação do saque aniversário?Como funciona o pagamento […]

Ler artigo completo

respostas para “O que é renovação de empréstimo? Como renovar?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo