FinanzeroBlogMercado

Pandemia: o que é e como ela afeta a economia?

Pandemia: o que é e como ela afeta a economia?

Compartilhe esse post:

A pandemia de coronavirus trouxe aumento de inflação e desemprego, que chegou a afetar 13,8 milhões até agosto

No início de 2020, mais precisamente em março, o país iniciou uma quarentena. Ela teria duração de duas semanas inicialmente, mas já dura quase dez meses, em teoria.

Embora o distanciamento social ainda seja necessário, em todo o mundo muitos já não seguem essa regra. Essa não é a primeira pandemia enfrentada pela humanidade, mas afinal de contas, o que é a pandemia?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o que caracteriza uma pandemia é:

  • Um surto de alguma doença em nível regional, ou seja uma epidemia, passa para nível mundial;
  • Uma pandemia se mantém por transmissão de pessoa para pessoa, por isso a importância do distanciamento;
  • Além disso a disseminação em um período de tempo muito curto

Desindustrialização: o que é e como está afetando o Brasil?

Crise econômica

Com a pandemia muitos países enfrentaram crises econômicas e o Brasil não foi uma exceção. Devido ao lockdown, para evitar a propagação do vírus, muitos comércios não puderam funcionar. Sendo assim muitos funcionários acabaram sem emprego e empresas fechara.

O governo federal surgiu com uma solução de suspensão de contratos para evitar demissões e para que os estabelecimentos voltassem com seus funcionários quando a pandemia passasse. Além disso, essa medida também permitia a redução de jornada de trabalho.

No ano de 2020 o pedido de auxílio desemprego no país subiu em 1,9%, e o desemprego bateu o recorde de 14,4% no terceiro trimestre de 2020. De acordo com o IBGE, essa é a maior taxa desde 2012, quando começaram a acompanhar esse dado.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Além disso, com muitas indústrias fechando, temporariamente ou de forma definitiva, materiais necessários a indústria ficaram em falta. Como por exemplo caixas de papelão para entrega de encomendas, matéria prima para móveis, etc.

Também devido a pandemia a agricultura teve uma queda, a produção de alimentos como arroz foi reduzida e, sendo assim, os preços subiram. Isso afetou o consumidor final e a inflação subiu. Para controlá-la o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) redefiniu a Selic para 2%, menor taxa registrada.

Com a Selic em baixa preços sobem, a economia desacelera para evitar maiores altas da inflação, mas ela tende a subir, investimentos com base no CDI e na Selic rendem menos e bancos baixam juros para créditos.

Veja: Fim do Auxílio: tenho direito a outro benefício?

Pandemia do corona vírus

Coronavirus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, o primeiro caso de contaminação de Coronavirus em humanos foi na década de 1960. Não é incomum se infectar com tipos desse vírus ao longo da vida, mas o covid-19 tem se mostrado mais letal.

Para termos de comparação veja dados de algumas pandemias que atingiram o mundo:

  • Em primeiro lugar a gripe suína que foi declarada pandemia, de forma tardia, em 2009. Essa doença chegou a infectar cerca de 59.867 de pessoas no país e matar 2.146;
  • Estudiosos estimam que a gripe espanhola, que acredita-se que surgiu nos Estados Unidos, teve cerca de 350 mil casos só na cidade de São Paulo e 5.331 mortos. Enquanto no Rio o número de mortos chegou a 12.700 mortes. Mundialmente chegou a matar 50 milhoes e infectar 500 milhões;
  • Enquanto a Pandemia de Covid-19 já tem 1.887.970 de mortes e 87.434.105 de casos no mundo. Só no Brasil o número de mortes chega a 198.974 e casos ficam em cerca de 7.873.830

É importante ressaltar que os dados de Covid-19 nesse texto estão de acordo com a data de hoje (07 de janeiro).

Leia: Como funciona a suspensão do contrato de trabalho durante a pandemia?

Vacinação

A vacinação para o novo Coronavirus já começou em 49 países, entre eles Arábia Saudita, Singapura, Argentina e México. O primeiro país do Ocidente a iniciar a vacina foi o Reino Unido em 8 de dezembro.

Entretanto a previsão de iniciar a vacinação no Brasil é para após cinco dias da aprovação da Anvisa. A previsão de duração a campanha é de 16 meses, sendo desses 4 meses para grupo de risco e um ano para os demais.

Ontem (7 de janeiro) o Butantan anunciou a eficácia comprovada da vacina Coronavac, feita em parceria com a Sinovac, empresa chinesa. De acordo com o instituto, a vacina tem eficácia de 78% contra casos leves e garantiu 100% contra casos graves, mortes e internação de voluntários. Para a OMS, uma vacina eficiente deve ter taxa mínima de 50%.

Ou seja, nenhum dos voluntários vacinados desenvolveu casos graves, foi internado ou morreu ao ser contaminado pelo Covid-19. O instituto já solicitou a aprovação em caráter emergencial a Anvisa, mas a mesma diz que eles apresentaram resultados de eficácia mas não pedido.

Confira: Crédito para empresas na pandemia, como pedir?

Então ficou com alguma dúvida? Qualquer coisa é só perguntar nos comentários.

E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Extrato de empréstimo consignado: o que é e como emitir?

O extrato do consignado é um documento importante que resume todos os dados do crédito ativo, ou inativo. Confira mais sobre.

Ler artigo completo

0 respostas para “Pandemia: o que é e como ela afeta a economia?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo