;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Posso usar o informe de rendimentos no pedido de empréstimo?

Posso usar o informe de rendimentos no pedido de empréstimo?

Compartilhe esse post:

O informe de rendimentos apresenta acumuladamente os rendimentos de uma pessoa ao longo de um ano.

O informe de rendimentos é um documento que apresenta os ganhos financeiros de uma pessoa ao longo de um período, que costuma ser de um ano. Sendo assim, nele constam, de forma acumulada, todos os valores recebidos, sejam tributáveis ou isentos, bem como descontos referentes a impostos, Previdência Social ou Privada, pensão alimentícia, plano de saúde e entre outros.

O documento é utilizado, principalmente, durante o preenchimento da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, já que, como dito, o informe mostra todos os rendimentos e descontos. Entretanto, pode ser utilizado, também, para comprovar renda em situações específicas. De modo geral, tem direito ao recebimento do informe de rendimentos:

  • trabalhadores em regime CLT;
  • servidores públicos;
  • aposentados e pensionistas;
  • investidores;
  • correntistas de bancos tradicionais e fintechs.

O que fazer se a empresa não entregar o informe de rendimentos?

Por que preciso comprovar renda para pedir empréstimo?

O comprovante de renda é de suma importância na análise de crédito, pois a partir das informações relacionadas aos recebimentos mensais do consumidor, será definido o valor concedido, bem como prazo de pagamento e outras condições do empréstimo. Além disso, em caso de empréstimo consignado, por exemplo, a comprovação de renda contribui para que a margem consignável do solicitante não seja ultrapassada, diminuindo os riscos de inadimplência e superendividamento.

Quais documentos são aceitos para comprovar renda?

No momento de comprovar renda, cada instituição financeira possui uma política interna própria, portanto, determinados documentos podem ser aceitos por algumas instituições, enquanto em outras, não. Contudo, listamos a seguir os documentos mais solicitados em pedidos de empréstimos e outros serviços financeiros.

Holerite

Também conhecido como contracheque e demonstrativo de pagamento, é um documento que todo trabalhador em regime CLT e servidor público recebe mensalmente da fonte pagadora, junto ao salário. No holerite são apresentados diversos detalhes referentes ao rendimento do trabalhador, como salário bruto e líquido e os descontos aplicados.

De modo geral, esse tipo de documento é o mais aceito para concessão de crédito, além disso, as instituições costumam solicitar os últimos três holerites para comprovação de renda ou, em casos mais abrangentes, os seis últimos holerites.

Como consultar o holerite: funcionário público e privado.

Extratos bancários

Outro documento comumente aceito pelas instituições é o extrato bancário, pois nele são apresentadas todas as movimentações da conta, seja entrada ou saída de dinheiro. Esse tipo de comprovante de renda é utilizado, principalmente, por pessoas que não trabalham com carteira assinada ou não possuem renda fixa, como os trabalhadores autônomos.

A recomendação é imprimir ou realizar o download, via Internet Banking, dos extratos bancários dos últimos três meses, assim, o período para análise da instituição financeira é ampliado e o consumidor conta com mais credibilidade.

Extrato do INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem utilizar o extrato de recebimento do benefício como comprovante de renda. Isso porque, assim como acontece com os holerites, o extrato do INSS também apresenta o valor bruto e líquido, caso haja incidência de impostos ou outro tipo de desconto.

O documento pode ser obtido pelos beneficiários através do Portal Meu INSS, no aplicativo Meu INSS e, também, em uma das agências do órgão. Quem recebe o dinheiro em conta corrente ou poupança da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil pode obter o extrato nos caixas eletrônicos ou Internet Banking das instituições em questão.

Quem recebe o novo saque do PIS?

Declaração de Imposto de Renda

A DIRPF pode ser usada como comprovante de renda, contudo, as informações apresentadas no documento são referentes ao ano anterior, logo, podem ser consideradas desatualizadas. Nestes casos, a instituição pode solicitar algum outro documento complementar, como extrato, Carteira de Trabalho (CTPS) e afins.

Pró-labore

Pró-labore, na verdade, é o nome dado à remuneração dos sócios de uma empresa. Entretanto, apesar de ser parecido ao salário, o sócio não recebe um holerite que indica o valor recebido de pró-labore, portanto, para utilizar esse valor como comprovação de renda, será preciso solicitar a emissão de uma declaração de pró-labore a um contador.

Decore

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) registra todos os rendimentos obtidos pelo profissional autônomo, liberal e microempreendedor, por isso, pode ser utilizada como comprovante de renda. No entanto, a produção e emissão da Decore deve ser realizada por contadores licenciados, que por sua vez, utilizam outros documentos que comprovem a renda oficialmente, como emissão de notas fiscais e contratos de prestação de serviços.

Autônomo tem informe de rendimentos?

RPA

O Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) é um documento que comprova o pagamento de um serviço prestado por trabalhador autônomo que não possui CNPJ e, por isso, não pode emitir notas fiscais. Sendo assim, o RPA deve ser emitido por quem contratou o serviço, seja pessoa física ou jurídica.

Parecido ao holerite, o Recibo de Pagamento Autônomo é aceito como comprovante de renda porque também apresenta os rendimentos do profissional, bem como aponta os descontos aplicados no recebimento.

RPA: como emitir o Recibo de Pagamento Autônomo.

Contrato de prestação de serviços

Há instituições financeiras que aceitam os contratos de prestação de serviços como comprovante de renda, utilizado especificamente por trabalhadores autônomos e liberais. Contudo, assim como acontece com a declaração de Imposto de Renda, é comum que sejam solicitados outros documentos complementares.

Posso usar o informe de rendimentos no pedido de empréstimo?

Depende, há instituições financeiras que podem aceitar o informe de rendimentos como comprovante de renda. Apesar disso, há a probabilidade de serem solicitados outros documentos, como extratos bancários, a fim de complementar as informações prestadas.

Isso acontece porque o informe de rendimentos é referente, normalmente, ao ano anterior, já que é fornecido pelas empresas até o último dia útil de fevereiro do ano seguinte ao recebimento das quantias. Logo, os valores informados são considerados desatualizados e, por isso, precisam ser comprovados junto a algum outro documento.

Refinanciar carro: o que é e como funciona?

Como obter o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é fornecido anualmente pelas fontes pagadoras e instituições financeiras, e pode ser disponibilizado de forma física ou digital. A entrega do documento é considerada obrigatória e, em caso de não cumprimento, a empresa está sujeita à penalização. Veja a seguir como cada grupo deve obter o informe de rendimentos:

Trabalhadores em regime CLT: devem receber o informe de rendimentos da empresa, após o pagamento do salário.

Servidores públicos: os funcionários públicos, assim como os trabalhadores com carteira assinada, também devem receber o informe de rendimentos da fonte pagadora, neste caso, do órgão contratante, seja federal, estadual ou municipal.

Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!

Pensionistas e aposentados do INSS: o documento é disponibilizado pelo órgão em questão e, por isso, pode ser obtido através do Portal e aplicativo Meu INSS, bem como pode ser retirado em uma agência do INSS.

Correntistas e investidores: quem possui conta em banco tradicional ou digital, assim como pessoas que realizam investimentos devem receber o informe de rendimentos da instituição ou corretora em que efetuam as atividades.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem recebe o novo saque do PIS?

PIS: como vai funcionar, quando e como será pago, como receber o dinheiro e quem recebe o novo saque do benefício trabalhista.

Ler artigo completo

0 respostas para “Posso usar o informe de rendimentos no pedido de empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo