Quem pode fazer Home Equity?
Índice de conteúdo
Home Equity: como funciona, a diferença de hipoteca, como fazer e quem pode solicitar o empréstimo com garantia de imóvel
De acordo com uma pesquisa realizada pela FinanZero em conjunto com a Conversion, as buscas por “Empréstimo” em novembro de 2021 tiveram um aumento de 27%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O dado revela o interesse da população as opções de crédito disponíveis nas instituições financeiras.
O Home Equity é uma modalidade de empréstimo que apresenta características que o diferem das demais opções. A seguir estarão as principais questões sobre o tema a fim de sanar as dúvidas que possam surgir entre os interessados em opções de crédito.
Como faço para fazer um cartão de crédito online?
Como funciona Home Equity?
O Home Equity é um empréstimo com garantia. Isso significa que aos solicitantes dessa modalidade precisam utilizar um bem material como forma de garantia do valor solicitado. Os bancos exigem essa condição dos solicitantes para que as parcelas que não forem pagas sejam quitadas de alguma forma. Por isso, a opção de crédito conta com taxas de juros mais baixas.
Portanto, o bem só será utilizado pela instituição em casos de inadimplência, ou seja, se as parcelas do empréstimo não forem pagas. Se o crédito for quitado de acordo com o contrato o bem utilizado permanece do indivíduo que solicitou o valor.
As opções de empréstimo com garantia variam pois os bens solicitados são distintos. No caso do home equity o bem material que pode ser usado é um bem imóvel e por isso a modalidade também é conhecida por empréstimo com garantia de imóvel e refinanciamento de imóvel. Sendo assim, podem ser usados no crédito os seguintes bens:
- Casa;
- Apartamento;
- Terreno;
- Sala comercial;
Home Equity sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça já o seu pedido!
Qual a diferença entre hipoteca e Home Equity?
A principal diferença entre o Home Equity e a hipoteca é o contrato firmado nas duas operações financeiras. Na hipoteca existe uma ausência do contrato de alienação fiduciária, o que na prática significa que quando o cliente deixa de pagar a sua dívida o banco não consegue usar um bem dele como forma de pagamento de maneira simples. Então, diferente do refinanciamento de imóvel, a instituição passa por um processo lento e demorado para conseguir o bem do cidadão inadimplente e pagar a dívida em aberto.
Sendo assim, a hipoteca conta com taxas de juros mais altas, já que o risco encontrado pelo banco é maior do que no Home Equity. No empréstimo com garantia de imóvel, a possibilidade de utilizar o bem do solicitante como pagamento, de dívidas não pagas, é maior e mais simples de acontecer, pois a instituição vira dona indireta da casa, apartamento ou terreno do cliente.
Dessa maneira, o refinanciamento é mais vantajoso pelas condições que apresenta ao cidadão e por taxas de juros menores. A perda do bem para o banco é extrema, não sendo uma realidade comum entre os seus solicitantes. Além disso, em casos de atrasos de parcelas do empréstimo, o devedor pode negociar opções para quitar a sua dívida e não perder o bem que possui.
Como fazer um Home Equity?
O empréstimo com garantia de imóvel pode ser solicitado em diferentes instituições financeiras, desde que ofereçam o serviço para seus clientes. Com a FinanZero é possível solicitar o home equity e receber até 10 ofertas pré-aprovadas e escolher a que desejar. A seguir está o passo a passo de como fazer essa modalidade:
- Entre no site da FinanZero;
- Escolha o valor que deseja emprestado no simulador encontrado ao abrir o site, o valor pode ser escolhido ao movimentar a linha ou nos botões de (-) para diminuir ou no (+) para aumentar o valor;
- Após a escolha do valor clique em “Avançar”;
- Informe os dados pessoais que serão solicitados e aguarde as propostas serem enviadas;
Vale ressaltar que os solicitantes dessa modalidade precisam se encaixar em algumas condições. Abaixo estão descritas as características solicitadas pelos bancos para os cidadãos e os imóveis que serão usados como garantia do crédito.
Quem pode fazer Home Equity?
De forma geral, os solicitantes de um empréstimo precisam se encaixar nos seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos;
- Ter como comprovar renda, por meio de holerites, extrato bancário, imposto de renda e entre outros;
- Ter uma conta bancária;
Além disso, o home equity exige que o cidadão possuam um bem imóvel, conforme mencionado acima. O bem usado como garantia do empréstimo também é avaliado pelo banco e precisa estar de acordo com as seguintes questões:
- Estar no nome do solicitante do empréstimo;
- Ser localizado em área urbana;
- Ter 50% do valor já quitado;
- Estar em boas condições;
As instituições financeiras realizam análises para definir as condições do crédito solicitado, então alguns documentos devem ser apresentados. Em alguns casos o empréstimo pode ser negado pela falta de comprovação das informações e por isso a documentação correta e atualizada é necessária. Abaixo estão listados os principais documentos que são solicitados em processos de aquisição de empréstimos:
- Conta bancária;
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência;
- Cópia do Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Selfie com documento de identidade;
- Cópia da Certidão de Matrícula do Imóvel;
- Cópia da Certidão Negativa de Tributos Imobiliários;
- Cópia do Imposto Sobre Território Urbano (IPTU);
Qual a melhor forma de quitar um empréstimo consignado?
E então, restou mais alguma dúvida sobre quem pode fazer o home equity? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Quem pode fazer Home Equity?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios