FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Tem como cancelar um Pix em processamento?

Tem como cancelar um Pix em processamento?

Atualizado em: Sexta-feira, 20/05/2022 às 19h23
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, com isso, a operação é concluída em até dez segundos. No entanto, há situações em que a transação pode ficar “em processamento”.

De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Banco Central, em março de 2022 foram realizadas mais de 1,6 bilhão de transações via Pix. O sistema de pagamentos instantâneos foi lançado em novembro de 2020 e já conta com a adesão de grande parte da população brasileira.

Na prática, o Pix permite que sejam feitos pagamentos e transferências em qualquer dia ou horário, além disso, a transação leva somente 10 segundos para ser concluída, o que significa que o dinheiro é debitado na conta do recebedor instantaneamente. Entretanto, há casos em que a operação fica “em processamento”, ou seja, não é concluída após 10 segundos. A situação, por sua vez, pode ocorrer devido a diversos motivos.

Precisa ter chave Pix para fazer transferência?

Por que o Pix fica em processamento?

Apesar da principal característica do Pix ser a rapidez, o sistema de pagamentos instantâneos está sujeito a possíveis oscilações e lentidão. Além disso, falhas com a conexão ou erro nos dados do recebedor também podem fazer com que o Pix fique em análise. Sendo assim, alguns dos possíveis motivos para essa situação, são:

  • informações erradas, como erro de digitação da chave Pix;
  • problemas com a conexão da internet no momento de conclusão da operação;
  • instabilidade no sistema da instituição financeira em que o usuário é correntista/
  • instabilidade no sistema do Banco Central;
  • valor da transação considerado alto.

Neste último caso, quando o valor da transação é considerado alto, é comum que ocorra o bloqueio cautelar ou por retenção. Com isso, a instituição financeira pode bloquear a quantia de 1 até 72 horas, a fim de verificar se a operação não se trata de algum tipo de golpe ou fraude.

Além disso, há o bloqueio por limite excedido, que ocorre quando o correntista utiliza todo o recurso disponível em conta, ou seja, não possui saldo ou, ainda, quando excede o limite diário estabelecido por ele mesmo. Assim, por questões de segurança, a instituição financeira bloqueia as demais transações, pois compreende que o cliente pode ser vítima de algum crime.

Como transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro?

Quanto tempo o Pix fica em processamento?

Não é possível estipular por quanto tempo uma transação via Pix ficará em processamento, isso porque, o prazo para liberação varia de acordo com o problema. Sendo assim, em caso de instabilidade com a instituição financeira ou com o Banco Central, por exemplo, a operação pode levar minutos ou até horas para ser concluída. O mesmo vale para falhas na conexão da internet.

Por outro lado, se o processamento foi gerado por inserção de dados errados, basta que o cliente refaça a operação com os dados corretos e aguarde para que o próprio banco cancele a operação anterior. Contudo, vale dizer que se a chave Pix ou o código informado pertenciam a outro usuário, a transação não será estornada ou cancelada, será preciso que o pagador entre em contato com a instituição para verificar possíveis formas de resolução.

Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?

Tem como cancelar um Pix em processamento?

Não é possível cancelar uma transação Pix que está em processamento. Portanto, a recomendação é que o usuário aguarde a confirmação ou cancelamento da operação para, em seguida, refazê-la, caso seja necessário. Isso acontece porque após concluir a operação, ainda que fique em processamento, o sistema não permite que a mesma seja acessada para realizar alterações ou cancelamento.

O que fazer quando o Pix fica em processamento?

Quando uma operação via Pix fica em processamento, o usuário deve considerar o que pode ter gerado o contexto para, então, tomar alguma decisão. Desse modo, o ideal é aguardar por, pelo menos, uma hora, pois dentro deste período a transação pode ser cancelada ou concluída. Entretanto, se após esse período a operação continuar em processamento, o pagador pode levar em consideração o possível motivo e realizar uma das seguintes recomendações que citamos a seguir.

Verificar os dados inseridos

É comum que ocorram erros de digitação no momento de inserir a chave Pix, o código ou, até mesmo, os dados bancários, já que é possível realizar transferências via Pix através dos dados bancários do recebedor. Então, a recomendação é verificar se todas as informações foram inseridas de forma correta, se a resposta for negativa, vale a pena entrar em contato com a instituição financeira em que possui conta para verificar as formas de resolução do caso.

Como pedir o cartão de crédito Digio?

Verificar a conexão com a internet

Como já é de conhecimento de diversas pessoas, para realizar operações via Pix é preciso estar conectado à internet. Isso significa que em caso de falha com a conexão, a transação pode ficar pendente. Se for constatado que realmente há falha na conexão, seja do wi-fi ou internet móvel, convém entrar em contato com a empresa que fornece o serviço e aguardar até que a transação em processamento seja concluída ou cancelada.

Consultar se há instabilidade no sistema da instituição financeira ou do Banco Central

Conforme mencionado, o sistema da instituição financeira ou até mesmo do Banco Central pode apresentar instabilidade. Assim, uma forma de consultar se há algum problema é entrando em contato ou consultando o site e redes sociais da instituição ou do órgão. Se for informado que há algum tipo de instabilidade ou sobrecarga vigente, o usuário deve aguardar até que o sistema seja normalizado para verificar se a operação será concluída.

Consultar o saldo disponível e limite de valor diário

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o saldo disponível na conta e, também, o limite diário estabelecido para transações via Pix. Portanto, no primeiro caso, quando não há saldo suficiente para concluir o pagamento ou transferência, a operação será cancelada posteriormente. Por outro lado, se o limite diário for excedido, a transação será concluída no dia seguinte, quando liberado o limite diário integral, desde que o valor da operação esteja de acordo.

Ficou mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro?

Quais instituições financeiras permitem esta operação?Como transformar o limite do cartão de […]

Ler artigo completo

respostas para “Tem como cancelar um Pix em processamento?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo