;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Tem como cancelar um Pix em processamento?

Tem como cancelar um Pix em processamento?

Compartilhe esse post:

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, com isso, a operação é concluída em até dez segundos. No entanto, há situações em que a transação pode ficar “em processamento”.

De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Banco Central, em março de 2022 foram realizadas mais de 1,6 bilhão de transações via Pix. O sistema de pagamentos instantâneos foi lançado em novembro de 2020 e já conta com a adesão de grande parte da população brasileira.

Na prática, o Pix permite que sejam feitos pagamentos e transferências em qualquer dia ou horário, além disso, a transação leva somente 10 segundos para ser concluída, o que significa que o dinheiro é debitado na conta do recebedor instantaneamente. Entretanto, há casos em que a operação fica “em processamento”, ou seja, não é concluída após 10 segundos. A situação, por sua vez, pode ocorrer devido a diversos motivos.

Precisa ter chave Pix para fazer transferência?

Por que o Pix fica em processamento?

Apesar da principal característica do Pix ser a rapidez, o sistema de pagamentos instantâneos está sujeito a possíveis oscilações e lentidão. Além disso, falhas com a conexão ou erro nos dados do recebedor também podem fazer com que o Pix fique em análise. Sendo assim, alguns dos possíveis motivos para essa situação, são:

  • informações erradas, como erro de digitação da chave Pix;
  • problemas com a conexão da internet no momento de conclusão da operação;
  • instabilidade no sistema da instituição financeira em que o usuário é correntista/
  • instabilidade no sistema do Banco Central;
  • valor da transação considerado alto.

Neste último caso, quando o valor da transação é considerado alto, é comum que ocorra o bloqueio cautelar ou por retenção. Com isso, a instituição financeira pode bloquear a quantia de 1 até 72 horas, a fim de verificar se a operação não se trata de algum tipo de golpe ou fraude.

Além disso, há o bloqueio por limite excedido, que ocorre quando o correntista utiliza todo o recurso disponível em conta, ou seja, não possui saldo ou, ainda, quando excede o limite diário estabelecido por ele mesmo. Assim, por questões de segurança, a instituição financeira bloqueia as demais transações, pois compreende que o cliente pode ser vítima de algum crime.

Como transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro?

Quanto tempo o Pix fica em processamento?

Não é possível estipular por quanto tempo uma transação via Pix ficará em processamento, isso porque, o prazo para liberação varia de acordo com o problema. Sendo assim, em caso de instabilidade com a instituição financeira ou com o Banco Central, por exemplo, a operação pode levar minutos ou até horas para ser concluída. O mesmo vale para falhas na conexão da internet.

Por outro lado, se o processamento foi gerado por inserção de dados errados, basta que o cliente refaça a operação com os dados corretos e aguarde para que o próprio banco cancele a operação anterior. Contudo, vale dizer que se a chave Pix ou o código informado pertenciam a outro usuário, a transação não será estornada ou cancelada, será preciso que o pagador entre em contato com a instituição para verificar possíveis formas de resolução.

Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?

Tem como cancelar um Pix em processamento?

Não é possível cancelar uma transação Pix que está em processamento. Portanto, a recomendação é que o usuário aguarde a confirmação ou cancelamento da operação para, em seguida, refazê-la, caso seja necessário. Isso acontece porque após concluir a operação, ainda que fique em processamento, o sistema não permite que a mesma seja acessada para realizar alterações ou cancelamento.

O que fazer quando o Pix fica em processamento?

Quando uma operação via Pix fica em processamento, o usuário deve considerar o que pode ter gerado o contexto para, então, tomar alguma decisão. Desse modo, o ideal é aguardar por, pelo menos, uma hora, pois dentro deste período a transação pode ser cancelada ou concluída. Entretanto, se após esse período a operação continuar em processamento, o pagador pode levar em consideração o possível motivo e realizar uma das seguintes recomendações que citamos a seguir.

Verificar os dados inseridos

É comum que ocorram erros de digitação no momento de inserir a chave Pix, o código ou, até mesmo, os dados bancários, já que é possível realizar transferências via Pix através dos dados bancários do recebedor. Então, a recomendação é verificar se todas as informações foram inseridas de forma correta, se a resposta for negativa, vale a pena entrar em contato com a instituição financeira em que possui conta para verificar as formas de resolução do caso.

Como pedir o cartão de crédito Digio?

Verificar a conexão com a internet

Como já é de conhecimento de diversas pessoas, para realizar operações via Pix é preciso estar conectado à internet. Isso significa que em caso de falha com a conexão, a transação pode ficar pendente. Se for constatado que realmente há falha na conexão, seja do wi-fi ou internet móvel, convém entrar em contato com a empresa que fornece o serviço e aguardar até que a transação em processamento seja concluída ou cancelada.

Consultar se há instabilidade no sistema da instituição financeira ou do Banco Central

Conforme mencionado, o sistema da instituição financeira ou até mesmo do Banco Central pode apresentar instabilidade. Assim, uma forma de consultar se há algum problema é entrando em contato ou consultando o site e redes sociais da instituição ou do órgão. Se for informado que há algum tipo de instabilidade ou sobrecarga vigente, o usuário deve aguardar até que o sistema seja normalizado para verificar se a operação será concluída.

Empréstimo seguro e com parcelas que cabem no seu bolso!

Consultar o saldo disponível e limite de valor diário

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o saldo disponível na conta e, também, o limite diário estabelecido para transações via Pix. Portanto, no primeiro caso, quando não há saldo suficiente para concluir o pagamento ou transferência, a operação será cancelada posteriormente. Por outro lado, se o limite diário for excedido, a transação será concluída no dia seguinte, quando liberado o limite diário integral, desde que o valor da operação esteja de acordo.

Ficou mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro?

Entenda como é feita a operação que transforma o limite do cartão de crédito em dinheiro, quais instituições oferecem e se vale a pena utili

Ler artigo completo

0 respostas para “Tem como cancelar um Pix em processamento?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo