Índice de conteúdo
Ter mais um cartão de crédito pode ser bom, mas, ao mesmo tempo, pode ocasionar uma bola de neve de dívidas. Confira abaixo o número ideal de cartões que se deve ter.
Muitas pessoas acham que ter mais de um cartão de crédito é sinônimo de riqueza, mas não é bem assim. O problema de ter muitos cartões é que fica difícil ter um planejamento financeiro organizado e deste modo as faturas podem acabar sendo esquecidas.
Não existe um número de cartões ideal, mas especialistas recomendam ter no máximo dois, isso porque não há necessidade de mais. Pode-se ter um com o vencimento da fatura um dia depois do pagamento do salário e outro com a data de vencimento 15 dias depois.
A quantidade de cartões de crédito ideal vai depender do perfil financeiro do consumidor e de suas prioridades, por exemplo, aqueles que viajam muito podem contratar um cartão de crédito internacional, além do tradicional.
O que acontece se pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?
O limite total de crédito somando todos os cartões deve ser menor do que a renda mensal do consumidor, assim, ele não correrá risco de se endividar e poderá controlar e organizar as finanças com uma maior facilidade.
Confira o calendário de pagamentos de novembro do Auxílio Brasil
No caso de dois cartões, é indicado que a escolha seja feita da seguinte forma: para o cartão que será utilizado para o pagamento de compras do dia a dia, como supermercado e gasolina, é melhor optar por um com baixa ou nenhuma anuidade. Um cartão de crédito que conta com juros mais altos é melhor para financiar as compras em que não há dinheiro para pagar.
Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?
Nos casos em que o salário cai na conta apenas uma vez por mês, é indicado que o consumidor tenha somente um cartão de crédito e este deve ter a fatura com a data de vencimento um ou dois dias depois do recebimento do pagamento.
Ter diversos cartões de crédito pode impactar sim no score de crédito, mas essa pontuação não está diretamente conectada a quantidade de cartões que alguém tem e sim em como esses cartões são utilizados. Por isso, se o pagamento das faturas não é feito em dia e os cartões não são utilizados com frequência, o score de crédito do consumidor corre o risco de ser impactado negativamente.
Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?
Ficou com mais alguma dúvida sobre qual o número de cartões de crédito ideal para se ter? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
A análise de crédito é a forma como as instituições financeiras conseguem analisar o perfil do consumidor e verificar se o mesmo possui um bom ou mau histórico de pagamentos. Por meio dessa análise que os bancos e fintechs verificam as probabilidades de adimplência ou inadimplência do tomador de crédito. Ou seja, quais as chances do cliente pagar as parcelas do empréstimo em dia, uma vez que o crédito for aprovado e concedido.
Assim sendo, essa análise é aplicada em quase todas as solicitações financeiras feitas pelos clientes. Só para exemplificar, podemos citar além dos pedidos de empréstimo, a obtenção de cartões de crédito, financiamentos, limite de cheque especial e até mesmo abertura de conta em bancos.
Já que cada banco possui uma política interna, os motivos específicos que podem reprovar algum pedido do cliente durante a análise de crédito variam muito. Todavia, abaixo listamos alguns pontos que são levados em consideração para a aprovação – ou não – das ofertas:
A redação da FinanZero já fez um post detalhado sobre cada um desses pontos e como eles impactam na sua análise de crédito. Para mais informações, confira o post do blog “O que é análise de crédito?“.
A consulta do score pode ser feita nos sites dos birôs de crédito, que são empresas de proteção ao crédito.
Para mais informações, confira o post do blog “Consultar score de crédito: saiba como fazer isso gratuitamente“.
Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:
Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.
Sim. Assim como os perfis negativados conseguem um empréstimo mediante restrições em próprio nome, pessoas com score baixo também podem obter uma oferta com a FinanZero. Porém, esse processo costuma ter análise de crédito mais criteriosa e pode contar com taxas de juros mais altas na comparação com o perfil que possui score mais alto.
Ainda assim, a pontuação é somente um dos fatores que impactam na análise de crédito. Logo, como outros critérios também são levados em consideração, há a possibilidade do crédito ser aprovado mesmo com a pontuação baixa.
Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios