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Como funciona a portabilidade de chave pix?

Como funciona a portabilidade de chave pix?

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Para entender a portabilidade de chave pix, primeiro é preciso relembrar o que é este recurso. Veja abaixo.

O pix é um sistema que mudou a forma como transferências e pagamentos são realizados. O recurso permite a movimentação de dinheiro de forma quase instantânea e para operar transações utilizando o pix não há limite de horário ou dias do mês. Este recurso também é gratuito, na maioria das situações.

Para utilizar o pix, é preciso criar uma chave, esta é como se fosse um “apelido” que permite ao usuário do sistema bancário identificar a conta. A chave, então, identifica uma pessoa ou uma empresa dentro do sistema do pix.

O sistema conta com 4 tipos de chaves: aleatória, CPF ou CNPJ, e-mail e celular. Após cadastrada, por exemplo, uma chave celular no banco Bradesco, ela não pode ser reutilizada no banco Itaú e é aí que entra a portabilidade de chave pix.

Com a portabilidade, o usuário pode transferir a chave que está utilizando em um determinado banco, para outro.

O banco pode cobrar de quem envia um pix?

Como fazer portabilidade de chave pix?

Para realizar a portabilidade de chave, o usuário deve fazer uma solicitação no banco em que a chave que ele quer passar para outro está cadastrada. Logo após solicitar, ele vai receber no banco em que tem a chave cadastrada uma notificação para aceitar a portabilidade de chave.

Resumidamente, basta que o usuário tente cadastrar uma chave já vinculada a um banco em outra conta e assim autorizar o processo de portabilidade.

Pagamento do décimo terceiro começa esse mês. Veja mais

Quando solicitar a portabilidade de chave pix?

A portabilidade pode ser feita quando a pessoa física ou jurídica preferir utilizar a chave cadastrada em um banco, em algum outro.

Às vezes, realizar a portabilidade de chave também é uma boa pedida para centralizar todos os recursos em uma conta.

Banco Bradesco permite pix com saldos de outros bancos. Confira

A portabilidade é feita na hora?

Nem sempre, a portabilidade de chave pix pode levar até 7 dias para ser efetivamente realizada. Este prazo é estabelecido pelo Banco Central e muitas vezes as instituições financeiras precisam dele para confirmar a troca da chave entre as contas.

Qual a diferença entre o pix e o real digital?

Posso fazer a portabilidade mais de uma vez?

Sim, depois de portada uma vez, a chave pode ser portada novamente para outro banco e assim sucessivamente. Para realizar a operação, é só seguir o mesmo processo feito anteriormente.

E se quiser excluir a chave, posso?

Sim, suponha-se que você cadastrou seu CPF como chave pix e depois se arrependeu já que esta é uma informação muito pessoal para ficar sendo repassada com frequência. Neste caso, basta entrar no app do banco e solicitar a exclusão. Quando isso ocorre, a chave deixa de estar registrada no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais do Banco Central (DICT).

Ficou com mais alguma dúvida sobre como funciona a portabilidade de chave pix? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

Como tirar a selfie para o empréstimo?

Para tirar uma selfie (foto do rosto) de forma adequada é fácil! Basta seguir os passos:

  1. Como a selfie é uma biometria facial, é importante estar em um local com boa iluminação e com fundo branco, preferencialmente.
  2. Posicionar o seu rosto dentro da marcação que o site oferece.
  3. Estique o braço a frente do seu rosto para tirar a foto.
  4. Não use acessórios e nem faça caretas.

O seu rosto precisa estar nítido para conseguir a aprovação do crédito.

Quais são os canais oficiais de atendimento da FinanZero?

Os canais oficiais de atendimento da FinanZero são:

  • Messenger do Facebook: a conta oficial da FinanZero no Facebook é verificada. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Inbox do Instagram: a conta oficial da FinanZero no Instagram é verificada também. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Assistente virtual (chat): na página de login do nosso site é possível obter ajuda da nossa assistente virtual, que pode direcionar o cliente ao nosso time de Customer Success caso seja necessário.
  • Telefone: 0800 607 3001 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Atendemos a todo o Brasil).
  • WhatsApp: contato feito somente para envio de ofertas ao cliente e/ou formalização do pedido.

Atenção! NUNCA solicitamos valores antecipados via WhatsApp.

Conforme normas do Banco Central (BC), quaisquer cobranças de taxas e demais tarifas dos serviços já estão inclusas diretamente nas parcelas do crédito contratado. Antes disso não há nenhum pagamento a ser feito pelos clientes. Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado, fique atento aos nossos canais de atendimento!

Para mais informações, confira o post do blog “A Finanzero é confiável?“.

Recebi a oferta de um parceiro, mas ele pede a senha do Internet Banking. Isso é seguro?

A senha do Internet Banking pode ser solicitada por nossos parceiros durante a análise de crédito. As ofertas enviadas pela FinanZero pelos seus canais (e-mail e SMS) são pré-aprovadas. Ou seja, de acordo com os dados coletados do seu perfil, a proposta foi feita por um de nossos parceiros. Entretanto, para a oferta ser aprovada e o crédito poder ser contratado pelo cliente, o mesmo deverá confirmar os dados informados por meio do envio de documentos.

Em alguns casos, o comprovante de renda é o extrato bancário do cliente, e por isso nossos parceiros solicitam a senha do Internet Banking:

  1. para verificar o comprovante de renda;
  2. o histórico de pagamentos;
  3. receitas, dívidas;

A senha do Internet Banking NÃO permite que as instituições financeiras façam qualquer movimentação na conta bancária do consumidor, tal senha nunca é solicitada pela FinanZero ou por seus parceiros.

Para mais informações, confira o post do blog “5 dicas para não cair em fraudes bancárias“.

Próximo artigo

O pix vai acabar em 2023?

Veja agora se esse sistema vai ser encerrado em 2023 e tire diversas outras dúvidas sobre esse popular método de pagamento.

Ler artigo completo

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