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Para entender a portabilidade de chave pix, primeiro é preciso relembrar o que é este recurso. Veja abaixo.
O pix é um sistema que mudou a forma como transferências e pagamentos são realizados. O recurso permite a movimentação de dinheiro de forma quase instantânea e para operar transações utilizando o pix não há limite de horário ou dias do mês. Este recurso também é gratuito, na maioria das situações.
Para utilizar o pix, é preciso criar uma chave, esta é como se fosse um “apelido” que permite ao usuário do sistema bancário identificar a conta. A chave, então, identifica uma pessoa ou uma empresa dentro do sistema do pix.
O sistema conta com 4 tipos de chaves: aleatória, CPF ou CNPJ, e-mail e celular. Após cadastrada, por exemplo, uma chave celular no banco Bradesco, ela não pode ser reutilizada no banco Itaú e é aí que entra a portabilidade de chave pix.
Com a portabilidade, o usuário pode transferir a chave que está utilizando em um determinado banco, para outro.
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Para realizar a portabilidade de chave, o usuário deve fazer uma solicitação no banco em que a chave que ele quer passar para outro está cadastrada. Logo após solicitar, ele vai receber no banco em que tem a chave cadastrada uma notificação para aceitar a portabilidade de chave.
Resumidamente, basta que o usuário tente cadastrar uma chave já vinculada a um banco em outra conta e assim autorizar o processo de portabilidade.
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A portabilidade pode ser feita quando a pessoa física ou jurídica preferir utilizar a chave cadastrada em um banco, em algum outro.
Às vezes, realizar a portabilidade de chave também é uma boa pedida para centralizar todos os recursos em uma conta.
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Nem sempre, a portabilidade de chave pix pode levar até 7 dias para ser efetivamente realizada. Este prazo é estabelecido pelo Banco Central e muitas vezes as instituições financeiras precisam dele para confirmar a troca da chave entre as contas.
Qual a diferença entre o pix e o real digital?
Sim, depois de portada uma vez, a chave pode ser portada novamente para outro banco e assim sucessivamente. Para realizar a operação, é só seguir o mesmo processo feito anteriormente.
Sim, suponha-se que você cadastrou seu CPF como chave pix e depois se arrependeu já que esta é uma informação muito pessoal para ficar sendo repassada com frequência. Neste caso, basta entrar no app do banco e solicitar a exclusão. Quando isso ocorre, a chave deixa de estar registrada no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais do Banco Central (DICT).
Ficou com mais alguma dúvida sobre como funciona a portabilidade de chave pix? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.
A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.
Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:
Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:
Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.
Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:
“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.
Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.
*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.
Para tirar uma selfie (foto do rosto) de forma adequada é fácil! Basta seguir os passos:
O seu rosto precisa estar nítido para conseguir a aprovação do crédito.
Os canais oficiais de atendimento da FinanZero são:
Atenção! NUNCA solicitamos valores antecipados via WhatsApp.
Conforme normas do Banco Central (BC), quaisquer cobranças de taxas e demais tarifas dos serviços já estão inclusas diretamente nas parcelas do crédito contratado. Antes disso não há nenhum pagamento a ser feito pelos clientes. Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado, fique atento aos nossos canais de atendimento!
Para mais informações, confira o post do blog “A Finanzero é confiável?“.
A senha do Internet Banking pode ser solicitada por nossos parceiros durante a análise de crédito. As ofertas enviadas pela FinanZero pelos seus canais (e-mail e SMS) são pré-aprovadas. Ou seja, de acordo com os dados coletados do seu perfil, a proposta foi feita por um de nossos parceiros. Entretanto, para a oferta ser aprovada e o crédito poder ser contratado pelo cliente, o mesmo deverá confirmar os dados informados por meio do envio de documentos.
Em alguns casos, o comprovante de renda é o extrato bancário do cliente, e por isso nossos parceiros solicitam a senha do Internet Banking:
A senha do Internet Banking NÃO permite que as instituições financeiras façam qualquer movimentação na conta bancária do consumidor, tal senha nunca é solicitada pela FinanZero ou por seus parceiros.
Para mais informações, confira o post do blog “5 dicas para não cair em fraudes bancárias“.
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