FinanzeroBlogCrédito

Como pedir um cartão de crédito?

Como pedir um cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Na hora de pedir um cartão de crédito, o consumidor deve avaliar diversos fatores, como anuidade, limite e benefícios disponíveis.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) apontou que o uso de cartão de crédito para pagamentos diversos teve aumento de 42,4% nos primeiros três meses de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Já uma pesquisa realizada no mesmo período pela Serasa eCred mostrou que, no quesito utilização, 34% dos entrevistados afirmaram que o cartão é necessário nas compras relacionadas a supermercado e alimentação. Em seguida, 15% e 14% dizem utilizá-lo para contas de farmácia e aquisição de eletrodomésticos, respectivamente.

O cartão de crédito, inclusive, é considerado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) o principal instrumento de pagamento entre os brasileiros.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Qualquer pessoa pode ter cartão de crédito?

Sim, qualquer pessoa, desde que maior de 18 anos de idade, pode solicitar um cartão de crédito. Entretanto, é de suma importância que o consumidor consiga comprovar renda, pois essa é a forma mais efetiva de garantir à instituição financeira ou fintech que conseguirá arcar com o pagamento da fatura. Além disso, é comum que seja exigida uma renda mínima, que varia de acordo com cada instituição, mas que pode começar em R$500 para os correntistas e R$1.045 para quem não é cliente.

Outro ponto a ser considerado é a inadimplência, portanto, apesar de não ser uma regra, quem não possui restrição no CPF tem mais chances de conseguir aprovação no pedido de cartão de crédito. Isso acontece porque é feita uma análise de crédito no momento da concessão do cartão, logo, quem possui o nome sujo, é considerado pelo mercado como um mau pagador e, consequentemente, com maior risco de inadimplência.

Qual é o score necessário para pedir um cartão de crédito?

Depende, cada instituição financeira pode apresentar políticas próprias no momento de fazer a análise de crédito, sendo assim, não existe uma pontuação mínima fixa para aprovação. No entanto, é válido destacar que a maior parte dos serviços financeiros costumam não estar disponíveis para os consumidores que possuem score entre 0 e 300, pois se trata de uma pontuação baixa, com alto risco de inadimplência.

O que é e como funciona o score?

Quantos cartões de crédito devo ter?

A decisão sobre quantos cartões de crédito ter é individual, pois o consumidor deve levar em consideração diversos fatores, como:

  • renda mensal;
  • se possui empréstimos ou financiamentos vigentes, pois esse tipo de serviço financeiro compromete uma parte da renda;
  • quanto de seu rendimento é reservado às despesas fixas, como contas de consumo e alimentação;
  • o limite de cada cartão de crédito.

Além disso, vale lembrar que o maior problema de possuir dois ou mais cartões é a dificuldade no planejamento financeiro, pois além da possibilidade de esquecer do pagamento de alguma fatura, há, também, o risco da renda não cobrir todos os gastos.

De modo geral, especialistas recomendam que não se tenha mais do que dois cartões de crédito.

4 dicas para escolher um cartão de crédito

Na hora de buscar por uma instituição financeira ou fintech para solicitar um cartão de crédito, o consumidor deve considerar diversos aspectos sobre o produto, que podem ajudá-lo a escolher a melhor opção antes de realizar a solicitação.

1. Anuidade

Geralmente chamada de taxa de manutenção, a anuidade é uma tarifa cobrada pela instituição devido ao uso do cartão. Com isso, cartões de crédito com anuidades mais caras tendem a oferecer pacotes de benefícios mais completos, como descontos em estabelecimentos, cashbacks e acúmulo de milhas.

Contudo, cabe ao consumidor refletir se esses benefícios são essenciais, caso contrário, vale a pena buscar por bancos digitais que oferecem opções com anuidade baixa ou até mesmo zerada, mas que não contam com benefícios. Por outro lado, se os benefícios forem relevantes, é interessante realizar um levantamento sobre o mais vantajoso, no quesito custo benefício.

O que precisa para financiar um imóvel?

2. Limite

O limite do cartão de crédito é um fator de grande relevância, pois é a partir dele que o titular terá um teto de gastos. Portanto, a recomendação é contratar um cartão que esteja dentro da realidade, ou seja, que o limite não extrapole o rendimento disponível posteriormente.

Até mesmo porque, se a renda mensal aumentar ao longo do tempo, é possível solicitar uma readequação do limite junto à instituição, a fim de deixá-lo de acordo com as necessidades e renda disponível.

3. Bandeira

Atualmente existem 9 bandeiras de cartão de crédito, são ela: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Elo, Diners, Hiper, Sococred e Aura. No entanto, algumas maquininhas aceitam somente algumas bandeiras, por isso, é importante a analisar aceitação em relação aos comércios online e físicos.

Outro ponto que cabe considerar é se a bandeira é aceita fora do Brasil, pois esse quesito pode gerar mais facilidade, caso o titular necessite de cobertura internacional.

4. Programa de pontos

Os programas de pontos têm se popularizado e, na prática, é um benefício em que o cliente acumula pontos sempre que utiliza o cartão de crédito. Após atingir um determinado valor, pode trocar por descontos em outras produtos ou serviços.

Além do programa de pontos há, também, o cashback, que funciona como um sistema em que um determinado percentual do valor gasto pelo cliente, retorna como desconto na aquisição de produtos e serviços em estabelecimentos pré-determinados.

Vale lembrar que ao optar por um cartão de crédito zero anuidade, haverá a probabilidade da instituição não oferecer nenhum tipo de programa de pontos e/ou cashback.

Quem tem restrição no nome pode abrir MEI?

Como pedir um cartão de crédito?

Após considerar os fatores mais importantes na escolha do cartão de crédito, entre em contato com a instituição financeira ou fintech e abra o pedido de solicitação. Neste momento, é comum que sejam solicitados os seguintes documentos:

Se o procedimento for feito online, também é comum que exijam o envio de uma selfie sozinho e uma selfie segurando o documento de identificação com foto, a fim de garantir que o pedido não se trata de uma fraude.

Meu pedido de cartão de crédito foi negado, o que fazer?

Se após o envio da solicitação e documentação, o pedido de cartão de crédito for recusado, o consumidor pode tentar abrir uma conta digital ou tradicional na instituição desejada. Com isso, inicia-se um tipo de relacionamento que, posteriormente, pode facilitar a aprovação do pedido.

Inclusive, ao abrir uma conta e mantê-la movimentada, isso é, receber e depositar dinheiro através dela e efetuar pagamentos, é comum que o próprio banco ofereça um cartão de crédito.

Outra dica que pode ajudar é melhorar o score de crédito, portanto, manter o nome limpo e realizar os pagamentos em dia, seja de contas de consumo e serviços financeiros, contribuem no momento da análise de crédito e, consequentemente, aumenta as chances de aprovação.

Reajuste do salário mínimo muda o seguro desemprego?

Tem como pedir cartão de crédito estando negativado?

Sim, quem está negativado também pode solicitar um cartão de crédito, entretanto, é válido buscar alternativas que facilitem a aprovação, como é o caso de cartões pré-pagos e, também, instituições financeiras e fintechs que contam com um produto voltado especificamente para esse grupo.

Por que meu pedido de cartão de crédito foi negado?

Conforme mencionado, cada instituição financeira possui políticas internas próprias para realizar a análise de crédito e, a partir daí, decidir se concederá ou não o cartão de crédito ao solicitante. Contudo, há algumas circunstâncias que podem impactar negativamente no processo, são elas:

  • score de crédito baixo, entre 0 e 300 pontos;
  • falta de comprovante de residência;
  • não conseguir comprovar renda mínima mensal;
  • enviar documentos incompletos ou fora da data de validade;
  • não possuir um bom histórico de pagamentos.

Ficou com mais alguma dúvida? Deixa nos comentários! Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é Refinanciamento de Empréstimo Consignado?

O Refinanciamento de Empréstimo Consignado é, de maneira simples, uma forma de fazer um novo […]

Ler artigo completo

1 resposta para “Como pedir um cartão de crédito?”:

  1. Claudia Cristina Caetano da Silva disse:

    Eu quero o cartão de crédito

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo