FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como saber o valor venal do imóvel?

Como saber o valor venal do imóvel?

Compartilhe esse post:

Todas as propriedades têm algumas informações importantes, como, por exemplo: o valor venal do imóvel e o valor de mercado; confira como é calculado, quais as diferenças e qual a importância dos dois termos

O valor venal é um termo muito comum no setor imobiliário. Basicamente, ele é uma estimativa feita pelo poder público que tem por objetivo estabelecer quanto vale determinado imóvel.

Além disso, é importante lembrar que todos os imóveis, residenciais ou comerciais, possuem um valor venal. Isso porque é a partir dessa quantia que o município consegue calcular o valor de alguns impostos.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Como o poder público calcula o valor venal do imóvel?

Para saber o valor venal de um imóvel o poder público considera algumas variáveis. Por exemplo:

  • Área do terreno em que imóvel foi construído – representado por (A) na fórmula;
  • Fator idade da propriedade, isto é, qual a idade do imóvel (contada a partir da concessão do Habite-se, da reconstrução ou da ocupação do local) – representado por (I) na fórmula;
  • Fator posição, isto é, a localização do imóvel – representado por (P) na fórmula;
  • Valor médio do metro quadrado de imóveis próximos, segundo a Planta de Valores do Município – representado por (VR) na fórmula;
  • Por fim, o fator tipologia residencial, isto é, características da construção do imóvel – representado por (R) na fórmula

Depois de ter em mãos todos esses valores, eles são aplicados na seguinte fórmula: V = A x VR x I x P x TR

No geral, essa é a fórmula utilizada pelos municípios para calcular o valor venal do imóvel. No entanto, ela pode variar e outros componentes podem entrar na conta.

Por isso, caso queira saber o valor venal de um imóvel, é importante checar a legislação municipal para entender melhor.

Leia também – Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído?

O cálculo é o mesmo em todos os municípios?

Não. Como dito anteriormente, a fórmula pode ter outras variantes dependendo do município em que o imóvel está localizado.

Confira – Empréstimo habitacional: o que é e como funciona?

Como consultar o valor venal do imóvel?

Normalmente, a prefeitura dos municípios é a responsável pelo cálculo do valor venal. Por isso, a partir da inscrição do imóvel é possível consultar esse valor com a prefeitura.

Além disso, em algumas cidades é possível obter essa informação pela internet. Esse é o caso de São Paulo, por exemplo. Para isso, basta ter em mãos:

Leia também – Como declarar imóvel vendido?

Por que o valor venal do imóvel é importante?

Como dito anteriormente, todo imóvel possui um valor venal por alguns motivos, como:

  • É a partir desse valor que serão calculados os impostos cobrados pelos municípios, como o IPTU e o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis);
  • Além disso, ele é um fator relevante de análise para o cálculo do preço de mercado da propriedade;
  • Por fim, ele também é um utilizado em processos judiciais – por exemplo: em ações de inventário, partilha de bens, pagamento de financiamentos, entre outros.
Glossário: o que é ITBI?
ITBI é a sigla para Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis. Basicamente, é um imposto municipal que incide sobre a transferência de um imóvel, isto é, quando uma propriedade é transferida para um novo morador. Em alguns casos, há isenção do imposto e, por isso, cada caso deve ser analisado. Além disso, o cálculo do ITBI acontece a partir do valor venal do imóvel.

Você também pode se interessar por – Comprar ou alugar um imóvel? FinanZero responde

Qual a relação entre o valor venal do imóvel e o IPTU?

O IPTU é um imposto que incide sobre propriedades com construção no meio urbano, isto é: casas, prédios ou comércios localizados nas cidades.

Mas qual a ligação disso com o valor venal de um imóvel? Basicamente, o cálculo do imposto é feito a partir da aplicação das alíquotas, descontos e acréscimos sobre o valor venal daquela propriedade.

Por isso, é graças ao cálculo do valor venal que o município consegue tomar algumas decisões, como:

  • Quais bairros devem pagar o IPTU mais alto;
  • Qual será o valor mais baixo cobrado pela prefeitura;
  • Por fim, quais locais terão direito a isenção do imposto e, por isso, não terão de pagar o valor do IPTU.

Leia também – IPTU 2021: onde achar calendários e informações

Qual a diferença entre valor venal e valor de mercado?

São dois termos com finalidades diferentes. Basicamente temos que:

  • Valor venal é utilizado principalmente para o cálculo de impostos pelo pode público;
  • Já o valor de mercado reflete a oferta e demanda de imóveis em determinada região, isto é, é o preço que o proprietário recebe pela venda do imóvel. Além disso, não existe um padrão de cálculo para o valor de mercado, ao contrário do valor venal.

Veja também – O que é registro de imóvel?

Por isso, o valor de mercado pode variar dependendo de algumas situações:

  • estado de residência do imóvel;
  • condições do local;
  • negociação entre comprador e vendedor,
  • entre outros.

Por conta da diferença dos dois termos, podemos ter um imóvel em que o valor venal é de R$ 200 mil, por exemplo, e o seu valor de mercado está em cerca de R$ 230 mil. Isso porque não existe uma regra que determine que os dois têm que ter os mesmos valores.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre como descobrir o valor venal do imóvel? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Novos lotes do auxílio emergencial

Lote residual do auxílio emergencialAuxílio emergencialCrise do coronavirusQuer saber mais? O governo […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber o valor venal do imóvel?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo