Saque-aniversário: como sacar o benefício, quanto tempo para cair, como cancelar e demais questões sobre a opção de saque do FGTS

O saque-aniversário foi criado pela Caixa Econômica como uma opção de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e segundo seus dados, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade desde seu lançamento, em outubro de 2019. Com a taxa de desemprego em 14,4%, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento dos saque do FGTS são perceptíveis.

Por isso, dúvidas em relação a sua funcionalidade e principalmente a problemas, como o saque do valor retido na conta são observados. Abaixo estão as principais questões sobre o assunto a fim de sanar as dúvidas da população e indicar as opções para que o valor retido possa ser sacado.

Quem recebe o saque-aniversário tem direito ao PIS?

Quem optou por saque-aniversário pode sacar o FGTS?

O saque-aniversário é uma modalidade do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), então os cidadãos que optarem por ela ainda poderão sacar o benefício, mas com condições diferentes. A opção de saque permite que o cidadão retire o valor disponível em sua conta uma vez ao ano, no mês de seu aniversário e nos dois meses seguintes, totalizando 3 meses para a retirada do valor disponível.

Além disso, o cidadão pode retirar apenas 50% do valor total existente na conta, ativa ou inativa. Para aderir a opção, a Caixa Econômica deve ser avisada, caso contrário a retirada permanece de forma tradicional, de saque-rescisão.

Quanto tempo o dinheiro do saque-aniversário cai na conta?

O saque-aniversário é disponibilizado a partir do primeiro dia do mês do aniversário do solicitante e segue disponível para saque nos dois meses seguintes. Sendo assim, o saque pode ser realizado no período total de três meses e deve ficar disponível a partir do dia 01 do mês do aniversário do solicitante, por exemplo:

  • Se o aniversário do cidadão é no dia 06 de julho, a quantia fica disponível a partir do dia 01 de junho e segue ainda disponível para saque até o dia 31 de agosto;
  • Caso o cidadão faça aniversário no dia 29 de novembro, o saque fica disponível a partir do dia 01 de novembro e permanece até o dia 31 de janeiro do ano de 2022;

Além disso, se o valor foi transferido da caixa para um outro banco, o período útil para que a quantia seja depositada é de até 5 dias.

10 áreas em alta para profissionais autônomos em 2022

Tem como cancelar o saque-aniversário?

A modalidade de retirada do FGTS pode ser cancelada quando o cidadão desejar, por meio do aplicativo ou agências da Caixa Econômica. Contudo, após a solicitação de cancelamento, o saque-aniversário será desativado em um período de 2 anos, ou seja, o cidadão ainda receberá seu benefício por mais 2 anos e após esse período o saque voltará a ser no momento em que desejar.

Por que o saque-aniversário não caiu na conta?

O valor do saque-aniversário pode não estar disponível por erros nos dados do indivíduo recebedor que devem ser corrigidos para que o dinheiro possa ser sacado. Dessa maneira, é importante que as informações passadas a Caixa Econômica esteja devidamente corretas e atualizadas. Outro ponto que deve ser mencionado é que a conta informada para receber o saque-aniversário deve ser individual, já que ao indicar conta conjunta o cidadão pode ter problemas e não receber o valor esperado.

Em ambas as situações é possível resolver o problema em conjunto com a Caixa Econômica. Então, em resumo, existem duas principais questões que podem impedir o cidadão de receber o seu benefício, são elas:

  • Inconsistências nas informações;
  • Conta informada para receber o benefício seja conjunta;

Quem tem nome sujo pode pegar empréstimo Caixa Tem?

Como sacar o FGTS retido pelo saque-aniversário?

Conforme mencionado, o saque-aniversário fica disponível uma vez ao ano, a partir do primeiro dia do mês do aniversário do indivíduo e nos 2 próximos meses. Após esse período não é possível retirar o valor retido, então, o cidadão terá que aguardar até o ano seguinte para sacar o valor disponível.

Contudo, existem algumas situações que permitem a retirada do valor fora das datas disponibilizadas. Cada opção será explicada a seguir:

Compra de um imóvel

De acordo com as leis trabalhistas, o trabalhador possui o direito de retirar o valor que desejar do FGTS para a compra de um imóvel. Dessa forma, os cidadãos que desejarem utilizar a quantia disponível na conta para darem de entrada ou antecipar as parcelas de um financiamento, podem sacar o valor do FGTS mesmo que esteja na modalidade do saque-aniversário.

Condições especiais

Em algumas situações delicadas os indivíduos podem retirar o valor do FGTS, como:

  • Diagnósticos de doenças graves;
  • Desastres naturais;
  • Falecimento do beneficiário;

Aposentadoria

Ao realizar a aposentadoria por meio do INSS, o cidadão passa a ter direito ao valor disponibilizado na contra do FGTS quando desejar. Então, nessa situação é possível retirar uma determinada quantia da conta, mesmo que o indivíduo utilize a modalidade do saque-aniversário.

Antecipação do saque-aniversário

A antecipação do saque-aniversário é uma opção de empréstimo que garante que o indivíduo possa conseguir um determinado valor utilizando o benefício. Alguns bancos oferecem a modalidade de crédito com condições que são definidas de acordo com análises realizadas, assim como em demais opções de empréstimo. As especificações da antecipação do saque-aniversário podem ser encontradas aqui.

Como transferir dinheiro do Caixa Tem para o Banco Pan?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como sacar o FGTS retido pelo saque-aniversário? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.