As contas não param de chegar e você ainda não sabe como conseguir dinheiro emprestado? Então aposte no bom humor e na criatividade!

Mesmo no maior aperto, manter o bom humor é sempre uma boa ideia! Muitas vezes já é difícil saber como conseguir dinheiro emprestado em condições normais, mas, sem dúvidas, é pior ainda quando se está com a cabeça quente, pensando nas contas a pagar.

Aqui na FinanZero nós acreditamos que, por menor que seja o valor, contratar crédito é sempre uma decisão séria. Por isso mesmo, é importante manter a tranquilidade para buscar ofertas, comparar e fazer um bom planejamento.

Então, para te ajudar a descontrair, separamos abaixo 4 dicas espirituosas de como conseguir um empréstimo. Sendo que uma delas tem tudo para ser, de fato, a solução para os seus problemas.

Saia em busca do “primo rico” e peça dinheiro emprestado

Dizem os livros, as novelas e programas de TV, que toda família tem um primo rico. Aquele parente em quem ninguém apostava, mas que, de repente, fugiu da curva e deu a volta por cima.

Ainda mais na hora do sufoco, não custa nada confiar na cultura popular e ir atrás desta figura mítica para conseguir um empréstimo. Para isso, vale desde ver a lista completa de amigos da tia interesseira no Facebook até montar uma árvore genealógica, incluindo primos de quinto grau.

Mas, depois de encontrar o aparentado rico, difícil vai ser convencer o dito cujo a conceder um empréstimo para um familiar tão distante. Mas, vai que ele reconhece você daquela foto natalina, tirada há mais de 20 anos?

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Apele a completos desconhecidos na internet

No início dos anos 2000, a produtora americana Karyn Bosnak se empolgou nas compras com o cartão de crédito. Depois de perder o emprego, ela gastou demais e acabou com uma dívida de mais de 20 mil dólares. Porém, o mais impressionante é o que ela fez para sair dessa.

Em 2002, Karyn começou um blog explicando toda a sua situação financeira desastrosa. Nas postagens, ela também pedia doações para quitar as dívidas. Para a sorte de Karyn, em pouco tempo, o blog ganhou projeção internacional e ela logo bateu a meta!

Parece improvável? E é! Mas, para quem já tentou de tudo e não sabe mais como conseguir dinheiro emprestado, nada como se manter otimista e renovar as esperanças com este exemplo de solidariedade. (Mesmo que ele não se repita com você).

Um bom exemplo de vaquinhas online é o Kickante que funciona como um Crowdfunding. Pois, é possível arrecadar verba para ações específicas, como salvar os animais da África. Ou auxiliar em uma cirurgia vital de crianças de baixa renda. Caso a sua ideia de arrecadação seja humanitária, é possível que essa seja uma saída alternativa não muito rápida.

Faça greve de boteco e de outros passeios

Se mesmo depois de perguntar por aí, você não encontrou nenhum amigo que possa emprestar a grana, o jeito é aderir a uma greve geral. Ou seja, quando te convidarem para tomar uma cerveja, diga: “Não, obrigado. Estou sem dinheiro”.

Aniversário ou festa de casamento? Responda: “Infelizmente, estou quebrado e não poderei comparecer”. Enquanto isso, se você foi marcado em uma postagem no Instagram, é a hora de ir mais longe. Diga: “Não poderei ver, pois estou sem dinheiro e sem banco de dados”.

Das duas, uma: ou seus amigos vão considerar você um chato de galochas, ou vai surgir alguém para te emprestar dinheiro. Mas, não tenha dúvidas de que a primeira hipótese é a mais provável. Nesse caso, é só pedir desculpas, fazer a egípcia e seguir em frente. Pelo menos, você tentou!

Relembre os familiares de seus pontos fortes para solicitar dinheiro emprestado

Ainda mais quando gostamos de alguém, não fazemos nada com o intuito de receber algo de volta. Longe disso! Mas, se o objetivo é convencer os familiares a emprestarem dinheiro para você, que mal tem em lembrá-los dos bons momentos que passaram juntos?

Você pode lembrar a sua mãe de como foi um bom aluno e não deu muito trabalho. Ou, caso tenha dado, por que não destacar o quanto você melhorou nos últimos anos?

Para os irmãos, relembre, como quem não quer nada, daquelas vezes em que você escondeu as traquinagens deles, de como deu cobertura para que fossem na balada, etc.

Quando perguntarem o motivo da nostalgia, diga: “Não é por nada, não”. Logo em seguida, comece a falar das suas dificuldades e, sem mais delongas, peça um empréstimo.

Novamente, é bem provável que eles percebam de cara a chantagem emocional e não emprestem a grana. Tudo bem! Ao menos, você terá refrescado a memória deles sobre a pessoa incrível que você é.

Como conseguir dinheiro emprestado: técnica infalível

Depois de tentar de tudo, você ainda não sabe como conseguir dinheiro emprestado com amigos e parente? Pois, está na hora de recorrer a métodos mais tradicionais. Em resumo, você pode contar com algumas opções, como empréstimo pessoal ou refinanciamento.

Disponíveis inclusive para quem está negativado (mediante análise de crédito), essas modalidades trabalham com taxas bem mais baixas que cheque especial ou juros rotativos do cartão de crédito. Porque, para encontrar uma opção com parcelas que cabem no seu bolso, o segredo é buscar muitas ofertas e comparar.

Ficou com mais alguma dúvida sobre dinheiro emprestado? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.