;
FinanzeroBlogCrédito

Como conseguir dinheiro emprestado facilmente?

Como conseguir dinheiro emprestado facilmente?

Compartilhe esse post:

Para quem deseja conseguir dinheiro emprestado, há diversas opções de crédito disponíveis no mercado, que se encaixam para cada perfil.

De acordo com Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), 38,2% dos entrevistados em agosto de 2023 demonstraram ter o intuito de solicitar um empréstimo nos 90 dias seguintes. Ainda conforme a pesquisa, destes, 63% pretendiam realizar o pedido de forma online, 42% diretamente em uma agência bancária física e, por fim, 6% visavam o chamado empréstimo informal, que é solicitado a parentes, conhecidos e/ou agiotas.

Entretanto, a solicitação de crédito informal pode acarretar em problemas posteriores, já que não se trata da obtenção de dinheiro de forma segura, conforme mostramos neste texto.

Tipos de golpe: Conheça os mais comuns

Como conseguir dinheiro emprestado facilmente?

Antes de tudo, é de suma importância ressaltar que conseguir dinheiro emprestado não é um processo simples, como diversos golpistas costumam alegar. Quando solicitado em instituições financeiras confiáveis e que atuam de acordo com as regras do Banco Central do Brasil, é comum que o processo envolva algumas etapas.

Sendo assim, listamos a seguir alguns fatores que podem contribuir positivamente e facilitar a aprovação de quem pretende solicitar o empréstimo de alguma quantia.

Comprove renda

Comprovar renda é essencial para quem deseja obter dinheiro emprestado, isso porque, é através dessa ação que o tomador de crédito reafirma a responsabilidade e a capacidade financeira em devolver a quantia dentro do prazo. Para comprovar renda, é possível apresentar:

  • holerites;
  • extratos bancários
  • demonstrativos de pagamento;
  • Imposto de Renda;
  • demonstrativo de pró-labore;
  • contrato de trabalho;
  • Decore;
  • Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) e entre outros.

Mantenha o nome limpo

Ao solicitar dinheiro emprestado em instituições financeiras, é comum que as empresas realizem a análise de crédito, que visa compreender se o consumidor possui dívidas vigentes, se está com o nome sujo e, também, o risco de inadimplência do mesmo. Desse modo, manter o nome limpo contribui para que o pedido seja aprovado com mais facilidade, além disso, quem não possui irregularidades no CPF tende a conseguir valores mais altos com taxas de juros menores, quando comparado aos que têm restrição.

Analise o orçamento

Antes de solicitar qualquer quantia, é necessário analisar o orçamento, portanto, cabe ao consumidor considerar os rendimentos líquidos fixos e, a partir daí, subtrair as despesas essenciais, como contas de consumo, aluguel, mensalidades e alimentação. Em seguida, é o momento de verificar quais são as despesas variáveis e supérfluas e também subtraí-las da renda mensal.

Feito este procedimento, será possível constatar quanto é possível arcar mensalmente com o pagamento das prestações. Essa informação, inclusive, deve ser passada à instituição no momento de simulação do empréstimo, pois a partir da quantia disponível para pagamento da parcela, a empresa pode definir o valor médio que será concedido, em conjunto com outros parâmetros.

Escolha uma modalidade de acordo com o seu perfil e orçamento

Por fim, escolher a modalidade que faça sentido com as necessidades e orçamento costuma impactar positivamente e facilitar a aprovação do pedido. Na prática, isso significa que o consumidor deve avaliar as características, forma de pagamento, média de valores liberados e taxas de juros praticadas em cada opção disponível para, em seguida, escolher qual se encaixa melhor em seu perfil e no orçamento.

Por exemplo, quem precisa de dinheiro emprestado de forma rápida, pode optar pelo crédito pessoal, que é considerado menos burocrático, mas não libera valores altos. Por outro lado, para quem tem como prioridade obter quantias elevadas, porém não tem pressa, o refinanciamento ou o crédito consignado podem ser interessantes. É válido ter em mente que um contrato de empréstimo é um compromisso de curto a médio prazo, que a depender da situação, pode chegar a 3 anos de pagamento.

Logo, o consumidor precisa se comprometer com uma dívida que caiba no bolso, independente do que aconteça, já que o cenário pode mudar ao longo da vigência do contrato. A dica, aliás, é não comprometer mais do que 30% da renda familiar com o pagamento de dívidas e, se possível, contribuir mensalmente para um fundo reserva de emergência.

O salário pode ser penhorado para pagar dívida?

5 opções para conseguir dinheiro emprestado

A seguir, listamos cinco principais opções de crédito para quem deseja conseguir dinheiro emprestado, bem como apontamos quais são os perfis indicados para cada modalidade.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal, como já mencionado, é considerado menos burocrático e não costuma exigir documentação complexa. A liberação do dinheiro também é mais rápida, entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, a quantia é liberada em até 48 horas úteis após a formalização do contrato.

Outro aspecto vantajoso do crédito pessoal é que não é necessário oferecer garantias de pagamento, entretanto, como consequência, os valores liberados podem ser menores, a depender da análise de crédito. Além disso, pessoas com o nome negativado podem lidar com dificuldades de aprovação nessa modalidade.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado, por sua vez, conta com o desconto direto em folha, dessa forma, as prestações são debitadas automaticamente do salário ou benefício do consumidor. A principal vantagem é que por utilizar o rendimento como garantia, os valores concedidos podem ser superiores e as taxas de juros menores, se comparado ao crédito pessoal. Por outro lado, o consignado possui restrições e não é liberado para todos os perfis de consumidores, somente aos:

  • trabalhadores em regime de contratação CLT;
  • aposentados e pensionistas do INSS;
  • militares das forças armadas;
  • servidores municipais, estaduais e federais.

A regra existe porque a instituição precisa ter certeza de que o cliente contará com o valor disponível em conta, por isso, libera o crédito apenas para quem tem vínculo empregatício fixo ou recebe benefício permanente.

Empréstimo com garantia

Também chamado de refinanciamento, o empréstimo com garantia possibilita que o consumidor ofereça um automóvel ou imóvel como garantia de que a dívida será quitada. Com isso, as instituições financeiras tendem a liberar valores elevados, que podem chegar a 90% do valor do veículo ou até 70% do preço do imóvel. A taxa de juros também costuma ser atrativa, porque nessa modalidade o risco de inadimplência é menor, aumentando a confiança das instituições.

Cabe destacar que o empréstimo com garantia acontece mediante o contrato de alienação fiduciária, ou seja, se o cliente deixar de pagar as parcelas e se tornar inadimplente, a instituição credora pode tomar o bem em questão e leiloá-lo, a fim de quitar o saldo devedor.

Antecipação do FGTS

Quem possui saldo disponível na conta FGTS e é optante do Saque-Aniversário, pode solicitar o empréstimo de antecipação. Neste caso, o titular da conta consegue antecipar o recebimento de até 10 parcelas do Saque-Aniversário, que seriam disponibilizadas anualmente.

O pagamento das parcelas, então, ocorre mediante o desconto automático, bem como no consignado, mas da própria conta FGTS. Ou seja, ao ser liberado o Saque-Aniversário, a instituição credora debita automaticamente a quantia referente à parcela devida. Por causa disso, o consumidor pode ficar sem receber o Saque-Aniversário nos anos seguintes, até que a dívida seja quitada.

A principal vantagem da modalidade é a fácil liberação e a taxa de juros não costuma ser alta. Porém, o valor concedido pode ser baixo, porque depende da quantia que seria disponibilizada para saque ao titular da conta.

Antecipação da restituição do IR

Por fim, outra modalidade disponível para quem deseja conseguir dinheiro emprestado é a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Apesar de pouco conhecida, a alternativa já tem sido oferecida por diversas instituições financeiras. Na prática, o crédito permite ao contribuinte antecipar o recebimento de parte ou o valor total que o mesmo tem direito na restituição.

A partir daí, são aplicados juros mensais sobre a quantia emprestada, que será devolvida à instituição credora posteriormente, mediante o desconto automático na restituição. Portanto, após a Receita Federal liberar a restituição do contribuinte, a credora debitará o valor devido desse dinheiro.

A modalidade pode ser viável para quem tem pressa e não conseguiu aprovação nas opções mencionadas anteriormente, pois pode gerar conflito no orçamento. A taxa de juros varia de acordo com a análise de crédito do consumidor, mas pode começar em 1,78% ao mês.

O guia completo de financiamento no Brasil

Dicas para conseguir dinheiro emprestado de forma segura

Após definir qual modalidade melhor se encaixa nas necessidades e orçamento, o consumidor que pretende solicitar dinheiro emprestado junto às instituições financeiras deve, ainda, se atentar a alguns aspectos, a fim de evitar cair em fraudes.

Não aceite propostas de agiotas

Os agiotas são pessoas físicas que oferecem empréstimos de forma ilegal, ou seja, não possuem autorização para prestar esse tipo de serviço. Desse modo, não há qualquer regulamentação quanto à taxa de juros praticada, o prazo de pagamento e as formas de cobrança, se houver inadimplência, tornando a operação insegura.

De modo geral, os agiotas podem usar perfis nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para abordar usuários que seguem páginas de instituições financeiras ou que demonstraram interesse em obter crédito em alguma publicação dessas empresas. Portanto, a recomendação é ficar atento e não aceitar propostas de agiotas, bem como não fornecer qualquer tipo de informação pessoal, seja nome completo, CPF, telefone ou e-mail.

Pesquise sobre as instituições financeiras

Pesquisar sobre as instituições financeiras que oferecem o crédito desejado é de extrema importância, pois somente dessa maneira evita-se cair em golpes e ter problemas posteriores. Desse modo, para certificar-se da confiabilidade da empresa, vale a pena:

  • pesquisar pelo CNPJ da instituição no Banco Central do Brasil e verificar se a mesma está regularizada e possui aval para prestar serviços financeiros;
  • visitar o perfil nas redes sociais e ler os comentários de clientes anteriores, com o intuito de identificar se o serviço prestado é de qualidade;
  • consultar o site do Procon, que é o órgão de proteção ao consumidor. Nele, o consumidor pode tirar dúvida, constatar a idoneidade da instituição e se há queixas registradas contra a mesma;
  • acessar o perfil da instituição no ReclameAqui, que é um site em que clientes registram reclamações sobre a empresa e, estas, por sua vez, podem apresentar soluções para o caso. Através do ReclameAqui é possível identificar a reputação da instituição e quais os relatos de problemas mais comuns.

Leia o contrato atentamente

A terceira dica é sobre ler atentamente o contrato antes de assiná-lo, e para isso é necessário que o consumidor não tenha pressa. Então, ao receber a proposta de crédito junto ao documento para formalização da contratação, que é o contrato de prestação de serviços, é muito importante ler com atenção e compreender todas as cláusulas, que detalham direitos e deveres de ambos os lados. Se houver dificuldade, vale a pena contatar um profissional ou, até mesmo, pedir esclarecimentos para a própria empresa.

No contrato deve estar descrito o valor do crédito concedido, taxa de juros aplicada, prazo de pagamento, custos e outros encargos incluídos.

Consórcio off-road: conquiste seu veículo dos sonhos!

Vale a pena fazer um empréstimo?

Depende, como citado ao longo deste texto, o consumidor deve sempre avaliar o cenário financeiro em que se encontra e quais são as necessidades para aquele momento. Junto a isso, também cabe considerar que a contratação de um empréstimo se trata do comprometimento de curto ou médio prazo, e que a inadimplência pode gerar consequências negativas, como aumento do valor final da dívida e restrição no CPF.

Porém, se bem estruturado e organizado, o empréstimo pode se tornar um aliado do consumidor, que permite:

  • a realização de projetos e sonhos que demandam recursos financeiros;
  • a quitação de dívidas;
  • a cobertura de emergências financeiras.

A dica é buscar por modalidades que se encaixem no perfil, com taxas de juros que cabem no bolso e permitam que a dívida seja quitada o mais breve possível. Inclusive, para garantir taxas de juros justas e ofertas personalizadas, a FinanZero conta com mais de 70 instituições parceiras. Dessa forma, o usuário realiza um cadastro e recebe até 10 ofertas já pré-aprovadas. Depois, é só escolher a que melhor se adequa às suas demandas e completar o pedido.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é fintech?

Este foi um termo muito citado pelos veículos de comunicação em 2019. Entenda o que ele significa, além de conhecer outros termos.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como conseguir dinheiro emprestado facilmente?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo