FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo CDC: o que é e como funciona?

Empréstimo CDC: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), 40,4% dos entrevistados pretendiam solicitar crédito no último trimestre de 2023. Destes, os principais motivos pelo pedido, eram: quitação de dívidas, investimento e negócio próprio, que foram mencionadas por 33,7%, 24,3% e 23,8% dos respondentes, respectivamente.

Em todos estes casos, aliás, é possível contar com o empréstimo CDC, modalidade que explicamos a seguir neste texto.

Empréstimo habitacional: o que é e como funciona?

O que é e como funciona um empréstimo CDC?

A sigla CDC se refere ao Crédito Direto ao Consumidor, uma modalidade de empréstimo bastante presente entre os compradores. Na prática, é uma operação que pode ser realizada por bancos, cooperativas e lojas, em que é liberado um determinado valor em dinheiro ou crédito para compras. O cliente, então, devolve a quantia à credora posteriormente e de forma parcelada, com o acréscimo de juros.

Para ter a quantia liberada, que inclusive pode ser utilizada para diversos fins, é preciso passar por uma análise de crédito, em que a empresa avalia o perfil de consumo e histórico de pagamento do solicitante, bem como o risco de inadimplência. A partir daí, é possível definir se o crédito será concedido, o valor liberado e a taxa de juros aplicada.

Consórcio: o que é e como fazer?

Para que posso solicitar um empréstimo CDC?

Conforme já mencionado, o Crédito Direto ao Consumidor pode ser solicitado para diversas finalidades, como:

  • aquisição de veículos e outros automóveis, contudo, neste caso, é comum que o contrato de financiamento aconteça mediante a alienação fiduciária;
  • compra de terrenos, casas e apartamentos;
  • realização de reformas;
  • compras de produtos e contratação de serviços;
  • quitação de dívidas;
  • pagamento de cursos, viagens e/ou festas.

Como funciona um financiamento CDC?

O financiamento CDC e bastante utilizado na aquisição de motocicletas e carros, entretanto também há a possibilidade de compra de imóveis, apesar do valor ser considerado baixo, se comparado aos modelos convencionais de financiamento, destinados ao fim em questão. Desse modo, funciona assim:

  • o consumidor escolhe o veículo desejado e solicita a proposta de venda à concessionária ou proprietário, se for um carro usado;
  • em seguida, solicita o empréstimo CDC e passa pela análise de crédito;
  • se aprovado, a empresa pode conceder parte ou integralmente o valor do bem desejado;
  • depois de liberado o dinheiro, inicia-se o pagamento das prestações.

É importante dizer que diversas instituições financeiras, bancos e cooperativas disponibilizam esse tipo de operação mediante o contrato de alienação fiduciária. Ou seja, em caso de inadimplência, a credora pode obter a posse direta do bem adquirido e leiloá-lo, a fim de quitar o saldo devedor.

O que é Imposto de Renda retido na fonte?

O que fazer depois de quitar o veículo financiado por CDC?

Se o financiamento é feito por CDC, você não precisa fazer ao quitar o veículo.

Isso porque, assim que você quita seu contrato, o banco ou a financeira devem dar baixa do financiamento no Detran. Eles têm até 30 dias para fazer isso.

Em seguida, o órgão de trânsito lança a desalienação de forma automática no sistema nacional. No próximo ano, quando você receber o documento novo do seu automóvel, ele estará em seu nome e sem as observações de vínculo com a financeira que antes constavam.

No entanto, se você quiser o documento atualizado assim que quitar seu contrato, pode pedir uma via a qualquer momento do ano. Nesse caso, porém, deverá pagar uma taxa, que varia de Estado para Estado.

O comprador não precisa fazer vistoria do documentos ao Detran quando o contrato é CDC. Por isso, o processo de desalienação neste tipo de financiamento é mais simples, quando comparado ao leasing.

Agora, se o seu financiamento de veículo foi feito via leasing, clique aqui.

Quais os documentos para fazer um empréstimo CDC?

Depende, para cada finalidade, os documentos podem mudar. Portanto, para quem deseja fazer um financiamento de imóvel ou veículo, por exemplo, poderá ser solicitado a proposta de venda da construtora ou concessionária. Entretanto, de modo geral, os itens mais comuns, são:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda, como extratos bancários, holerites, demonstrativo de pagamento ou contrato de trabalho.

Empresa pode emprestar dinheiro para funcionário?

Qualquer pessoa pode solicitar o CDC?

Sim, o Crédito Direto ao Consumidor pode ser solicitado por pessoas físicas e jurídicas, e os principais requisitos, são:

  • ter a partir de 18 anos de idade;
  • ser aprovado na análise de crédito;
  • possuir conta bancária em seu nome;
  • comprovar renda.

É importante lembrar que, quanto maior o valor solicitado, mais rígidas tendem a ser exigências para aprovação.

Dicas para fazer um empréstimo CDC com segurança

Confira três dicas para fazer um empréstimo CDC com segurança financeira e dos seus dados.

Avalie o orçamento e estabeleça um teto

O primeiro passo, e mais importante, é avaliar o orçamento, portanto, considerar as despesas fixas e variáveis da casa e, em seguida, verificar quanto é possível destinar do orçamento para o pagamento das prestações. Com este valor em mente, é possível estabelecer um teto sobre o valor máximo das parcelas e o prazo de pagamento.

Compare diversas modalidades

Quem deseja adquirir um produto ou serviço de valor baixo ou médio, pode comparar o empréstimo CDC com o uso do cartão de crédito, que comumente permite o parcelamento sem juros, e com o crédito pessoal. Já para quem precisa de quantias elevadas, seja para o fim mencionado ou para reformas, quitação de dívidas e viagens, por exemplo, vale a pena comparar o crédito liberado e a taxa de juros praticada com o empréstimo com garantia. Por fim, para quem deseja comprar um imóvel ou veículo, pode ser interessante comparar as taxas oferecidas em financiamentos imobiliários e de automóveis.

Pesquise sobre a instituição

Ao escolher solicitar o empréstimo CDC, é essencial pesquisar sobre as instituições e cooperativas que oferecem a modalidade. Dessa forma, o consumidor diminui o risco de ser vítima de golpes, que normalmente visam obter dados pessoais e recursos financeiros de forma indevida. Então, para conferir a confiabilidade da empresa, recomenda-se pesquisar sobre a mesma no ReclameAqui e nas redes sociais, pois essas plataformas facilitam encontrar reclamações de clientes anteriores e acompanhar a resolução dos casos. Junto a isso, também é possível utilizar o CNPJ da empresa e pesquisar no site do Banco Central do Brasil se esta possui autorização para atuar e oferecer serviços financeiros.

Por fim, ficou com alguma dúvida sobre empréstimo CDC? Deixa nos comentários que a gente te ajuda! Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Lei que suspende empréstimo consignado é inconstitucional

Leis estaduais suspendiam pagamento de parcelas desse empréstimo. Veja mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo CDC: o que é e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo