Índice de conteúdo
Empréstimo consignado INSS: como fazer, quem tem direito, quais são as taxas de juros e demais informações sobre a modalidade
De acordo com dados da fintech Ahfin 4 em cada 10 brasileiros já pediram empréstimo consignado e por isso o tema pode ser de interesse de parte da população. Essa modalidade de crédito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é destinada a um público que corresponde alguns pré-requisitos, além de ter o pagamento das parcelas feito de forma distinta das demais opções de empréstimo.
O consignado INSS faz parte das modalidade de crédito com garantia e isso signfica que a opção de empréstimo apresenta algumas vantagens. Abaixo estão listadas as principais dúvidas sobre o consignado, saiba como funciona, quem tem direito, quais são as vantagens desse crédito e demais questões relacionadas ao tema.
Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo consignado INSS sem sair de casa!
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que possui a sua forma de pagamento distinta das demais opções de crédto. Então, as parcelas do empréstimo são descontadas de forma automática do salário ou folha de pagamento do solicitante.
O indivíduo que deseja o crédito deve solicitá-lo em instituições financeiras que sejam parceiras do INSS. Isso porque, essa é uma das condições da modalidade, quem faz o consignado por meio do instituto só poderá buscar por bancos parceiros.
O empréstimo consignado do INSS é destinado aos seguintes indivíduos:
Sendo então destinado aos indivíduos que possuem um vínculo com o instituto. Para quem é funcionário de carteira assinada, o consignado ainda é possível, porém, o banco credor precisa ter vínculo com a empresa empregadora.
Onde tirar o extrato do Simples Nacional?
Como mencionado, o pagamento do consignado consiste em descontos automáticos da folha de pagamento do solicitante. Por isso, o banco credor, aquele que emprestou o dinheiro, tem a garantia de que o valor será totalmente pago.
Essa vantagem do banco garante ao solicitante melhores condições para o seu empréstimo. Então, no consignado é possível conseguir melhores taxas de juros que garantem um valor total mais baixo do empréstimo.
Além disso, o banco ainda pode liberar um valor mais alto do crédito pela confiança destinada ao solicitante.
Já citadas as vantagens do consignado INSS, podemos indicar algumas desvantagens da modalidade. O desconto automático das parcelas pode ser uma vantagem pela não preocupação com o pagamento. Porém, ter esse valor retirado do salário mensalmente é uma questão a ser avaliada.
Os indivíduos que optam pelo consignado precisam se atentar ao valor de sua renda para que possam organizar suas finanças. Isso porque, uma quantia considerável do salário não será mais recebida e dessa maneira o indivíduo não poderá fazer uma dívida maior do que poderá pagar no final do mês.
Como pedir o cartão de crédito do Will Bank?
O consignado pode ser feito quantas vezes o indivíduo desejar, não existindo uma restrição para a solicitação. Porém, é necessário que o empréstimo anterior, já feito, esteja totalmente quitado para que um novo crédito seja adquirido.
Essa condição é exigida pois não é permitido que mais do 30% do salário do indivíduo seja comprometido pelas parcelas do crédito. Após o pagamento total do consignado INSS anterior, o indivíduo pode iniciar o processo de aquisição do próximo empréstimo.
O processo de aquisição de um empréstimo é distinto em cada banco que o oferece. Entao, quem deseja a operação financeira precisa se atentar as exigências da instituição escolhida. No caso do consignado não é diferente e por isso o solicitante passa por uma série de análises para que o empréstimo seja liberado.
Na solicitação do empréstimo consignado do INSS, os indivíduos passam por análises de score e crédito. Isso porque, o banco precisa do histórico financeiro dos cidadãos para definir as taxas de juros e demais condições do empréstimo.
Quem trabalha em empresa privada pode fazer empréstimo consignado?
O melhor banco para fazer um empréstimo consignado INSS será aquele que oferece as melhores condições para o solicitante. Cada instituição financeira apresenta diferentes quantias relacionadas ao crédito, sendo para as taxas de juros, valor que será emprestado e ainda sobre o número de parcelas.
Essas decisões são tomadas a partir de análises mas variam ainda conforme a política de cada banco. Por isso, o recomendado é que o empréstimo seja simulado em mais de um banco para que o solicitante possa comparar as ofertas recebidas.
Para simular o empréstimo consignado do INSS basta seguir o passo a passo abaixo:
Após seguir os passos serão enviadas até 10 ofertas pré-aprovadas para você escolher a mais vantajosa para você.
Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?
As taxas de juros de um empréstimo variam conforme a modalidade e ainda de acordo com o banco credor. São exclusivas para cada cliente e aumentam conforme o número de parcelas do empréstimo. No consignado do INSS esse valor pode ser menor, já que a modalidade apresenta essa condição como uma de suas vantagens.
O valor de taxa de juros pode variar e por isso não é possível definir um valor padrão para cada pedido de empréstimo consignado do INSS. O indivíduo pode saber o valor mínimo que pagará entrando em contato com o banco e analisando a proposta. Vale também mencionar que é possível comparar as ofertas e escolher a que apresenta a menor taxa.
Em casos de falecimento do solicitante do empréstimo, a dívida não deixa de ser cobrada. Nessa situação, os herdeiros do cidadão devem utilizar a herença deixada, se houver, para o pagamento da dívida. Se a herança já foi distribuída, o pagamento deverá ainda ser feito pelos herdeiros do indivíduo.
O seguro prestamista é uma opção para quem deseja se previnir nessas situações. Isso porque, esse seguro é pago em conjunto com o empréstimo e garante que em casos de falecimento a dívida poderá ser totalmente paga. Vale ainda ressaltar que o banco ainda pode cobrar por juros e multas de atrasos até que o comunicado oficial de falecimento seja apresentado a instituiçao.
Extrato bancário: o que é, para que serve e como obter
O valor máximo do empréstimo consignado do INSS depende da renda que o indivíduo possui. Isso porque, a modalidade apresenta uma margem consignável de 30%. Dessa forma, as parcelas do empréstimo não podem ultrapassar essa porcentagem do salário do solicitante.
Essa regra é estabelecida para que o indivíduo não comprometa sua renda básica e essencial no pedido de empréstimo. Por isso, é válido analisar essa exigência para escolher o valor que deseja emprestado da instituição financeira. É válido ainda lembrar que quanto maior o valor desejado, maiores serão as parcelas e assim maior o Custo Eefetico Total (CET) do empréstimo.
E então, restou mais alguma dúvida sobre o empréstimo consignado do INSS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios