Empréstimo para autônomo: o que é e como funciona?
Índice de conteúdo
O empréstimo para autônomo nada mais é do que um crédito pessoal. Essa modalidade, também conhecida como empréstimo pessoal, é uma linha de crédito voltada para pessoas maiores de 18 anos.
Diferente dos refinanciamentos, o empréstimo para autônomo não precisa que o cliente deixe um bem como garantia de pagamento. Além disso, nessa opção é possível utilizar a movimentação da conta bancária como uma comprovação de renda, para quem não possui um holerite.
Como funciona o empréstimo para autônomo?
Como dito anteriormente, o empréstimo para autônomo segue a mesma linha do crédito pessoal. Por isso, o procedimento base é o seguinte:
- o cliente faz uma simulação;
- passa por uma análise de crédito;
- caso seja aprovado, ele recebe a quantia em sua conta bancária;
- e, por fim, mensalmente paga esse valor, em parcelas acordadas entre a instituição financeira e ele, acrescido de uma taxa de juros.
Além disso, assim como em outras modalidades de crédito, é importante lembrar que: nenhuma instituição financeira pode cobrar depósito ou taxa antecipada no momento de conceder o crédito. Isso porque essa prática é ilegal, de acordo com normas do Banco Central.
Quais documentos são necessários para solicitar um empréstimo?
Depende muito de qual instituição financeira o cliente solicitou um empréstimo. Cada banca tem sua forma de trabalhar, por isso, a quantidade e quais documentos são solicitados vai depender de como funciona a análise da instituição.
No entanto, dentre os documentos mais pedidos estão:
- CPF;
- RG ou outro documento de identificação com foto;
- comprovante de renda;
- comprovante de residência.
Sou autônomo. Como comprovo minha renda?
Para comprovar renda o cliente pode utilizar alguns documentos como:
- holerite;
- movimentação bancária;
- nota fiscal.
No entanto, é importante lembrar que existem algumas instituições que não aceitam algumas formas de comprovante de renda. Por isso, é importante se informar sobre a empresa e como funciona o pedido de empréstimo na hora de solicitar um crédito.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Qual a taxa de juros do empréstimo para autônomo?
A taxa de juros não tem uma porcentagem específica e que é regra para todos os empréstimos. Isso porque esse valor pode variar dependendo que qual instituição financeira está oferecendo o crédito e de qual o perfil da pessoa que está solicitando.
Isso porque o cálculo para a taxa de juros para um empréstimo considera divesos fatores como:
- perfil do solicitante;
- risco de inadimplência;
- entre outros.
No entanto, a taxa de juros dos parceiros da FinanZero para essa modalidade tem início em 1,49%.
O que é inadimplência?
Inadimplência nada mais é do que o não pagamento de uma dívida, empréstimo ou conta no nome de uma pessoa. Por isso, o cliente que é inadimplente é aquele que tinha assumiu um compromisso financeiro com alguém ou uma instituição e não pagou, transformando a situação em uma dívida.
Estou negativado. Posso pedir empréstimo para autônomo?
Não são todas as instituições financeiras que oferecem empréstimo para negativados. No entanto, é possível conseguir em alguns bancos.
Mas é importante ressaltar que, por conta do risco de inadimplência, a taxa de juros para esses clientes pode ser maior que de outros clientes sem esse histórico.
Quais são as outras opções de empréstimos?
Hoje em dia, o mercado financeiro tem uma série de produtos financeiros. Por isso, é possível escolher o que se encaixa melhor em cada situação. No entanto, para isso, é importante comparar as instituições financeiras e as modalidades de crédito:
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é voltado para algumas categorias específicas como:
- aposentados;
- pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
- pessoas com carteira assinada;
- funcionários públicos, e
- militares.
O público dessa modalidade é mais limitado porque o valor do crédito é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício da pessoa. Por isso, não são todos os clientes que podem solicitar um empréstimo consignado.
Empréstimo com garantia
O empréstimo com garantia tem três opções: automóveis, celular ou imóveis. No entanto, as três têm a mesma base: ao assinar um contrato de empréstimo o cliente deixa um bem como garantia de pagamento do crédito.
Em caso de inadimplência o banco ou instituição financeira pode retirar o bem da pessoa. No entanto, enquanto o contrato estiver correndo é possível continuar usufruindo do bem.
Automóveis
Empréstimo com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de veículos é uma linha de crédito em que o cliente deixa um automóvel como garantia de pagamento.
No entanto, no final do contrato, após o pagamento do crédito, o veículo volta para o nome da pessoa. Por isso, é possível usar como garantia:
- moto;
- carro;
- ônibus;
- caminhões,
- entre outros.
Além disso, nessa modalidade o cliente pode parcelar em até 48 vezes, com juros a partir de 1,49% a.m.
=Faça uma simulação de refinanciamento de veículos e receba até 10 ofertas pré-aprovadas
Celular
Assim como na modalidade anterior, o empréstimo com garantia de celular o cliente utiliza seu bem como garantia de pagamento do empréstimo. No entanto, em caso de não pagamento do valor, o banco ou instituição financeira bloqueia o celular da pessoa para que ela não consiga mais utilizar.
Além disso, é importante lembrar que não são todos os celulares que as instituições aceitam.
Saiba mais em – Empréstimo com garantia de celular: o que é e como pedir?
Imóveis
O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como refinanciamento de imóvel ou Home Equity é uma modalidade de crédito em que o cliente coloca seu imóvel como garantia de pagamento.
Assim como os outros dessa linha, a pessoa pode usar o bem durante o contrato, ao menos que fique inadimplente.
Além disso, algumas informações relevantes sobre essa modalidade:
- até 240 meses para o pagamento do empréstimo;
- valores maiores;
- juros mais baixos – na FinanZero a taxa de juros para o Home Equity começa em 0,89% a.m.
Simule seu refinanciamento de imóvel e receba até 10 ofertas com a FinanZero
Empréstimo na conta de luz
Por fim, o empréstimo na conta de luz é uma linha de crédito em que o cliente paga mensalmente as parcelas do empréstimo por meio da fatura da conta de luz.
Saiba mais em – Empréstimo na conta de luz: o que é e como pedir?
Ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo para autônomos? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
2 respostas para “Empréstimo para autônomo: o que é e como funciona?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Fiz um pedido de empréstimo pra negativado e estão me pedindo deposito de valor pra conversão de moeda será q vai num golpe assinei contrato seguro prestamista não fiz o depósito total q me pediram então agendará pra mim pagar 851.00 pra poder depositar meu empréstimo tenho o contato dos agentes financeiros o devo fazer denuncia ou e real as condições. O CNPJ e de vocês da av paulista,1499,;
Olá,Neri! Tudo bem? Na FinanZero nunca entramos em contato cobrando taxas de antecipação para análise ou liberação do empréstimo conforme as normas do Banco Central do Brasil, deixamos bem claro em todos os seus pontos de contato com consumidores e público em geral. A FinanZero é um buscador de empréstimos 100% online e somos regulamentados pela Lei 3.954/11 e, você recebeu cobranças que NÃO foram feitas por nós. Pode nos ligar no ☎ 0800 607 3001, de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h, ou enviar um e-mail para reclame@finanzero.com.br. Ficaremos felizes em te atender e ajudar🍀