Índice de conteúdo
Holerite: saiba o significado, como usar, como pode ser feito e ainda como entender todas as informações contidas na documentação
O holerite é um dos documentos mais importantes para os funcionários e para uma empresa, já que apresenta as informações sobre salários. Usado em pedidos de empréstimo para comprovar renda, o documento pode ainda não ser conhecido por algumas pessoas, então a seguir estão listadas todas as informações sobre o holerite e sua importância.
Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo, acesse o site e confira!
O holerite, também conhecido como contracheque é um documento que contém todas as informações sobre o salário de um trabalhador. Então, essa documentação inclui o valor mensal recebido e ainda os descontos de direitos trabalhistas recebidos, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo.
Dessa maneira, o holerite pode ser usado como comprovante de renda, já que apresenta o valor do salário líquido, bruto, descontos e pagamentos extras. O funcionário pode ainda consultar o documento sempre que houver alguma dúvida sobre seus benefícios.
CET: O que é e como ele impacta no valor do seu empréstimo?
O holerite pode servir de comprovante de pagamento, então usado para que a empresa possa comprovar que o salário de seu funcionário foi pago da maneira correta. Assim como, o trabalhador pode usá-lo para os mesmo fins e ainda como forma de comprovar o valor que recebe, em pedidos de empréstimo ou financiamentos.
Além disso, o documento apresenta informações relevantes sobre a empresa e assim garante que o funcionário está cumprindo com os seus deveres e recebendo por eles. Então, o holerite pode ser usado como histórico de todos os pagamentos recebidos por um indivíduo.
Como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário?
Como mencionado, esse documento contém informações relevantes sobre o pagamento dos trabalhadores. Além desses dados, o holerite também permite que a empresa controle os gastos e analise todo o histórico de pagamentos realizados, contribuindo assim com a gestão de gastos.
As empresas são obrigadas a fornecer uma documentação que forneça as informações sobre os salários pagos, conforme indicado no artigo 464:
“O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.”
“Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.528, de 10.12.1997)”
De forma geral, o holerite deve conter informações sobre a empresa, funcionários e ainda os dados de pagamento, de forma transparente e mensal. Então, constam no no documento as seguintes informações:
Alguns descontos não são obrigatórios, como os de planos de saúde, seguro de vida e vale alimentação ou refeição.
Como consultar holerite: funcionário público e privado
A empresa que precisa dessa documentação para os seus funcionários pode seguir algumas indicações para compor o holerite, são elas:
Após seguir os passos será possível enviar o holerite para os funcionários, a documentação pode ser impressa ou online. Essa última opção é a mais usada atualmente já que tem fácil acesso aos cidadãos, que podem verificar o seu documento pelo celular ou computador.
Comprovante de residência: quais documentos são aceitos
O que é comprovante de renda? Saiba quais são as opções
Os trabalhadores podem consultar o seu holerite por meio do setor responsável por ele na empresa, podendo ser o Recursos Humanos (RH), financeiro ou contábil. O documento pode ser analisado de forma física ou online, de acordo com os métodos utilizados pela instituição.
Quando o holerite é liberado de forma online, o indivíduo pode acessá-lo por meio de um site, informado por sua empresa. Em geral, a plataforma pode ser acessada pelo colaborar quando ele desejar. Além disso, algumas instituições podem optar pelo envio via e-mail.
Como mencionado acima, no site disponibilizado pela empresa estará o holerite do funcionário que poderá acessá-lo quando desejar. Para imprimir o documento ou salvá-lo em PDF o indivíduo precisará encontrar essa função dentro da plataforma, ou seja, basta encontrar a opção de “salvar” ou o ícone de “disquete”.
É possível fazer um empréstimo sem comprovar renda?
Ler e entender um holerite pode ser uma dificuldade encontrada pelos trabalhadores, então abaixo estarão listadas as principais partes do documento e as informações contidas nelas.
Informações da empresa: dados da instituição pagadora, como nome, CNPJ, endereço, nome de um represente e demais informações;
Informações do funcionário: dados do trabalhador, quem recebe o salário. Informações como nome, CPF, RG e cargo;
Salário: o salário no cabeçalho não é obrigatório mas também pode ser encontrado nessa parte, informando o valor bruto, ainda sem descontos. Também é possível que a data de pagamento esteja registrada nessa primeira parte do documento;
Quais documentos preciso enviar para fazer um empréstimo pessoal?
Códigos de referência: sequências numéricas usadas pela empresa para identificar cada item do documento;
Descrição: descritos cada item do holerite, que estão localizados no corpo do documento;
Referências ou quantidades: números que foram usados para o cálculo do salário e descontos, como por exemplo a data de inicio de trabalho do funcionário;
Vencimentos: descritos os valores que são inclusos na remuneração;
Descontos: descritos as quantias que são retiradas da remuneração, como os benefícios trabalhistas;
Quais documentos preciso para contratar um refinanciamento de veículo?
Salário base: valor correspondendo o salário sem nenhum desconto, ou seja, o salário bruto;
Adiantamento: identificados os salários recebidos de forma adiantada, caso o trabalhador receba duas vezes no mês, o primeiro salário estará descrito nesse item;
Hora extra: valor referente as horas trabalhadas a mais pelo colaborador;
Benefícios: quantias descontadas do salário dos funcionários como vale transporte, convênio, vale alimentação ou refeição. Contudo, esse desconto não é obrigatório;
Outros adicionais: nesse item podem ser encontrados adicionais como gratificação, adicional noturno, comissões e bônus;
Contribuição sindical: valor referente a um dia de trabalho, retirado apenas uma vez ao ano e repassado ao sindicato. Porém, esse desconto não é mais obrigatório desde 2018;
Imposto de renda retido na fonte: quantia retirada do salário do trabalhador e paga à Receita Federal;
INSS: valor pago ao Instituto Nacional do Seguro Social, ou seja, pago para a previdência;
Base IRRF: base salarial usada para o desconto do IRRF, sendo o salário base somado aos adicionais com exceção do INSS;
Base INSS: usada para os descontos do INSS e também pode ser encontrada como salário de contribuição;
Base FGTS: usada para os descontos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
Totais: o valor do salário líquido, ou seja, aquele que caí na conta do indivíduo;
Sou autônomo, como comprovar renda?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o holerite e a sua importância? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios