;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Holerite: o que é, para que serve e qual a sua importância?

Holerite: o que é, para que serve e qual a sua importância?

Compartilhe esse post:

Holerite: saiba o significado, como usar, como pode ser feito e ainda como entender todas as informações contidas na documentação

O holerite é um dos documentos mais importantes para os funcionários e para uma empresa, já que apresenta as informações sobre salários. Usado em pedidos de empréstimo para comprovar renda, o documento pode ainda não ser conhecido por algumas pessoas, então a seguir estão listadas todas as informações sobre o holerite e sua importância.

Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo, acesse o site e confira!

O que é contracheque ou holerite?

O holerite, também conhecido como contracheque é um documento que contém todas as informações sobre o salário de um trabalhador. Então, essa documentação inclui o valor mensal recebido e ainda os descontos de direitos trabalhistas recebidos, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo.

Dessa maneira, o holerite pode ser usado como comprovante de renda, já que apresenta o valor do salário líquido, bruto, descontos e pagamentos extras. O funcionário pode ainda consultar o documento sempre que houver alguma dúvida sobre seus benefícios.

CET: O que é e como ele impacta no valor do seu empréstimo?

Para que serve o holerite?

O holerite pode servir de comprovante de pagamento, então usado para que a empresa possa comprovar que o salário de seu funcionário foi pago da maneira correta. Assim como, o trabalhador pode usá-lo para os mesmo fins e ainda como forma de comprovar o valor que recebe, em pedidos de empréstimo ou financiamentos.

Além disso, o documento apresenta informações relevantes sobre a empresa e assim garante que o funcionário está cumprindo com os seus deveres e recebendo por eles. Então, o holerite pode ser usado como histórico de todos os pagamentos recebidos por um indivíduo.

Como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário?

Qual a importância do holerite?

Como mencionado, esse documento contém informações relevantes sobre o pagamento dos trabalhadores. Além desses dados, o holerite também permite que a empresa controle os gastos e analise todo o histórico de pagamentos realizados, contribuindo assim com a gestão de gastos.

As empresas são obrigadas a fornecer uma documentação que forneça as informações sobre os salários pagos, conforme indicado no artigo 464:

“O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.”

“Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Parágrafo incluído pela Lei nº 9.528, de 10.12.1997)”

O que deve ter no holerite?

De forma geral, o holerite deve conter informações sobre a empresa, funcionários e ainda os dados de pagamento, de forma transparente e mensal. Então, constam no no documento as seguintes informações:

  • Dados da empresa, como nome, CNJ e endereço;
  • Informações do trabalhador, como nome, PIS, cargo e CPF;
  • Valor do salário bruto e líquido;
  • Número de dias trabalhados;
  • Adicionais, como hora extra ou adicional noturno;
  • Gratificações;
  • Descontos por faltas, adiantamento ou atrasos;
  • Descontos trabalhistas, como FGTS, vale transporte e INSS;

Alguns descontos não são obrigatórios, como os de planos de saúde, seguro de vida e vale alimentação ou refeição.

Como consultar holerite: funcionário público e privado

Como fazer um holerite?

A empresa que precisa dessa documentação para os seus funcionários pode seguir algumas indicações para compor o holerite, são elas:

  1. Faça uma lista dos funcionários com seus respectivos dados, como CPF e cargo;
  2. Anote os salários e os descontos fixos, como os trabalhistas, e variáveis, como de atrasos ou faltas;
  3. Separe todos os dados em uma planilha para melhorar o entendimento e os divida em meses;

Após seguir os passos será possível enviar o holerite para os funcionários, a documentação pode ser impressa ou online. Essa última opção é a mais usada atualmente já que tem fácil acesso aos cidadãos, que podem verificar o seu documento pelo celular ou computador.

Comprovante de residência: quais documentos são aceitos

O que é comprovante de renda? Saiba quais são as opções

Como ver o holerite?

Os trabalhadores podem consultar o seu holerite por meio do setor responsável por ele na empresa, podendo ser o Recursos Humanos (RH), financeiro ou contábil. O documento pode ser analisado de forma física ou online, de acordo com os métodos utilizados pela instituição.

Quando o holerite é liberado de forma online, o indivíduo pode acessá-lo por meio de um site, informado por sua empresa. Em geral, a plataforma pode ser acessada pelo colaborar quando ele desejar. Além disso, algumas instituições podem optar pelo envio via e-mail.

Como tirar o holerite online?

Como mencionado acima, no site disponibilizado pela empresa estará o holerite do funcionário que poderá acessá-lo quando desejar. Para imprimir o documento ou salvá-lo em PDF o indivíduo precisará encontrar essa função dentro da plataforma, ou seja, basta encontrar a opção de “salvar” ou o ícone de “disquete”.

É possível fazer um empréstimo sem comprovar renda?

Como entender um holerite?

Ler e entender um holerite pode ser uma dificuldade encontrada pelos trabalhadores, então abaixo estarão listadas as principais partes do documento e as informações contidas nelas.

Cabeçalho do holerite

Informações da empresa: dados da instituição pagadora, como nome, CNPJ, endereço, nome de um represente e demais informações;

Informações do funcionário: dados do trabalhador, quem recebe o salário. Informações como nome, CPF, RG e cargo;

Salário: o salário no cabeçalho não é obrigatório mas também pode ser encontrado nessa parte, informando o valor bruto, ainda sem descontos. Também é possível que a data de pagamento esteja registrada nessa primeira parte do documento;

Quais documentos preciso enviar para fazer um empréstimo pessoal?

Colunas do corpo do holerite

Códigos de referência: sequências numéricas usadas pela empresa para identificar cada item do documento;

Descrição: descritos cada item do holerite, que estão localizados no corpo do documento;

Referências ou quantidades: números que foram usados para o cálculo do salário e descontos, como por exemplo a data de inicio de trabalho do funcionário;

Vencimentos: descritos os valores que são inclusos na remuneração;

Descontos: descritos as quantias que são retiradas da remuneração, como os benefícios trabalhistas;

Quais documentos preciso para contratar um refinanciamento de veículo?

Linhas do corpo do holerite

Salário base: valor correspondendo o salário sem nenhum desconto, ou seja, o salário bruto;

Adiantamento: identificados os salários recebidos de forma adiantada, caso o trabalhador receba duas vezes no mês, o primeiro salário estará descrito nesse item;

Hora extra: valor referente as horas trabalhadas a mais pelo colaborador;

Benefícios: quantias descontadas do salário dos funcionários como vale transporte, convênio, vale alimentação ou refeição. Contudo, esse desconto não é obrigatório;

Outros adicionais: nesse item podem ser encontrados adicionais como gratificação, adicional noturno, comissões e bônus;

Contribuição sindical: valor referente a um dia de trabalho, retirado apenas uma vez ao ano e repassado ao sindicato. Porém, esse desconto não é mais obrigatório desde 2018;

Imposto de renda retido na fonte: quantia retirada do salário do trabalhador e paga à Receita Federal;

INSS: valor pago ao Instituto Nacional do Seguro Social, ou seja, pago para a previdência;

Linhas do rodapé do holerite

Base IRRF: base salarial usada para o desconto do IRRF, sendo o salário base somado aos adicionais com exceção do INSS;

Base INSS: usada para os descontos do INSS e também pode ser encontrada como salário de contribuição;

Base FGTS: usada para os descontos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

Totais: o valor do salário líquido, ou seja, aquele que caí na conta do indivíduo;

Sou autônomo, como comprovar renda?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o holerite e a sua importância? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário?

Descubra agora como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário, como baixar o relatório de pagamentos do WhatsApp Pay e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Holerite: o que é, para que serve e qual a sua importância?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo