Novo saque-aniversário liberado. Confira o calendário
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Na semana passada, a Caixa Econômica Federal liberou um novo saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Com este benefício, é possível que o trabalhador saque uma parte do saldo de sua conta do FGTS, todo ano, no mês de seu aniversário.
Ele é opcional, então, o trabalhador pode optar por ele ou não. Caso o trabalhador queira receber o saque-aniversário, ele perde o direito ao saque integral do FGTS na rescisão.
Confira quando serão feitos os pagamentos para os nascidos a partir de:
- Agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro;
- Setembro: saques de 1º de setembro a 30 de novembro;
- Outubro: saques de 3 de outubro a 30 de dezembro;
- Novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023;
- Dezembro: saques de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023;
Destaca-se que o valor fica disponível para saque pelo prazo de três meses. A liberação para os nascidos em outubro teve início dia 03, mas os nascidos em agosto e setembro ainda têm direito ao saque.
Quais as regras do consignado do Auxílio Brasil?
Quem tem direito a este novo saque?
A liberação deste novo saque é para os nascidos em outubro que optaram pela modalidade. Este grupo, então, já está apto a conseguir o benefício. Além disso, para receber, é importante cumprir os seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos ou ter sido emancipado;
- Estar regularizado na Receita Federal;
- Ter conta corrente ou poupança;
- Ter optado pela modalidade saque-aniversário.
Desisti do saque aniversário e fui demitido, posso ter o FGTS?
Como faço para aderir ao saque-aniversário?
Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador precisa fazer uma solicitação na Caixa Econômica Federal.
A solicitação formalizada deve ser feita até o último dia do mês de aniversário, caso contrário, o trabalhador só poderá conseguir o benefício no ano seguinte.
Aderi ao saque aniversário, tenho direito ao FGTS extraordinário?
O que acontece se eu perder o prazo para saque?
O trabalhador que perder o prazo para o saque do benefício perde os valores, estes, retornam automaticamente para as contas do FGTS. Será preciso então esperar o ano seguinte para realizar o saque.
É possível antecipar o benefício?
Sim, o saque-aniversário pode ser antecipado em até três parcelas, caso haja saldo nas contas ativas e inativas do FGTS. A operação funciona como um empréstimo.
Em quanto tempo o dinheiro do saque-aniversário cai na conta?
Posso desistir do saque-aniversário?
Sim, a desistência pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS, onde o trabalhador pode solicitar o retorno à modalidade saque-rescisão. Este processo pode ser feito desde que a antecipação do benefício não tenha sido contratada.
É importante ressaltar que a mudança para o saque-rescisão só valerá a partir do primeiro dia do 25º mês depois da data da solicitação de retorno.
Cartão adicional do Nubank: como funciona?
Tem mais alguma dúvida sobre a liberação do novo saque-aniversário ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Perguntas frequentes sobre a FinanZero
Como desbloquear a câmera do celular?
Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:
“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.
Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.
*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.
Como tirar a selfie para o empréstimo?
Para tirar uma selfie (foto do rosto) de forma adequada é fácil! Basta seguir os passos:
- Como a selfie é uma biometria facial, é importante estar em um local com boa iluminação e com fundo branco, preferencialmente.
- Posicionar o seu rosto dentro da marcação que o site oferece.
- Estique o braço a frente do seu rosto para tirar a foto.
- Não use acessórios e nem faça caretas.
O seu rosto precisa estar nítido para conseguir a aprovação do crédito.
A FinanZero cobra algum depósito antecipado?
A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.
A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.
Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:
- “Taxa de avalista”;
- “Tarifa pelo score baixo”;
- “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
- “Depósito de liberação”;
- “Depósito antecipado”;
- “Juros antecipados.
Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:
- Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
- E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;
Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.
Quais são os canais oficiais de atendimento da FinanZero?
Os canais oficiais de atendimento da FinanZero são:
- Messenger do Facebook: a conta oficial da FinanZero no Facebook é verificada. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
- Inbox do Instagram: a conta oficial da FinanZero no Instagram é verificada também. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
- Assistente virtual (chat): na página de login do nosso site é possível obter ajuda da nossa assistente virtual, que pode direcionar o cliente ao nosso time de Customer Success caso seja necessário.
- Telefone: 0800 607 3001 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Atendemos a todo o Brasil).
- WhatsApp: contato feito somente para envio de ofertas ao cliente e/ou formalização do pedido.
Atenção! NUNCA solicitamos valores antecipados via WhatsApp.
Conforme normas do Banco Central (BC), quaisquer cobranças de taxas e demais tarifas dos serviços já estão inclusas diretamente nas parcelas do crédito contratado. Antes disso não há nenhum pagamento a ser feito pelos clientes. Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado, fique atento aos nossos canais de atendimento!
Para mais informações, confira o post do blog “A Finanzero é confiável?“.
Recebi a oferta de um parceiro, mas ele pede a senha do Internet Banking. Isso é seguro?
A senha do Internet Banking pode ser solicitada por nossos parceiros durante a análise de crédito. As ofertas enviadas pela FinanZero pelos seus canais (e-mail e SMS) são pré-aprovadas. Ou seja, de acordo com os dados coletados do seu perfil, a proposta foi feita por um de nossos parceiros. Entretanto, para a oferta ser aprovada e o crédito poder ser contratado pelo cliente, o mesmo deverá confirmar os dados informados por meio do envio de documentos.
Em alguns casos, o comprovante de renda é o extrato bancário do cliente, e por isso nossos parceiros solicitam a senha do Internet Banking:
- para verificar o comprovante de renda;
- o histórico de pagamentos;
- receitas, dívidas;
A senha do Internet Banking NÃO permite que as instituições financeiras façam qualquer movimentação na conta bancária do consumidor, tal senha nunca é solicitada pela FinanZero ou por seus parceiros.
Para mais informações, confira o post do blog “5 dicas para não cair em fraudes bancárias“.
Recebi uma oferta por e-mail da FinanZero. E agora?
A FinanZero pode enviar ofertas por e-mail, incluindo ofertas específicas de parceiros quando estes renovam suas propostas de empréstimo pessoal, refinanciamento de imóvel ou refinanciamento de veículo.
Caso você tenha recebido uma oferta por e-mail, é necessário compreender em primeiro lugar que esta proposta é pré-aprovada. Ou seja, com base na análise feita nos dados informados por você no cadastro no site da FinanZero, a proposta foi feita por um parceiro. Mas será necessário confirmar tais dados para que o crédito seja aprovado, por meio do envio da documentação solicitada.
Geralmente esses documentos são:
- Cópia do comprovante de renda (holerite, extrato bancário, Declaração do Imposto de Renda ou pro-labore);
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
Outros documentos podem ser solicitados de acordo com a política de cada parceiro da FinanZero. Ou seja, um parceiro pode solicitar algo que não necessariamente o outro também pedirá.
Para conferir a lista de parceiros da FinanZero, clique aqui.
Para mais informações, confira o post do blog “Como saber se um empréstimo é golpe?“.
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