Nubank lança cartão de crédito como opção para pessoas com nome negativado

O Nubank é um banco digital que começou a atuar no mercado financeiro brasileiro com um único produto: o cartão de crédito. Entretanto, ele está sujeito a uma aprovação, o que pode ser um problema para clientes negativado.

Pessoas com nome sujo tem dificuldade de conseguir não só um cartão, mas também qualquer tipo de crédito. O que exclui um grande número de possíveis clientes, sendo assim o Nubank criou uma nova modalidade de cartão de crédito para negativados.

A motivação da empresa para criar essa nova modalidade foi o fato de que cerca de 20% dos seus clientes nunca havia tido um cartão de crédito antes.

Veja também – Cartão de crédito de supermercado compensa?

A fintech anunciou no dia 18 de fevereiro que vai adicionar a modalidade de cartão pré-pago. O cartão tem inspiração nos modelos norte americanos. De acordo com o Nubank o limite do cartão de crédito para negativado vem do valor que você deposita em sua conta. Ou seja, você coloca um valor na conta digital e ele vira seu limite do cartão.

Após isso o dinheiro fica retido com uma garantia de pagamento, e após pagar sua fatura o banco renova esse valor. E se você não usar o limite o valor que você depositou pode ser resgatado. A modalidade ainda não está disponível para todos, mas deve chegar para toda a base em breve.

Para ter as melhores condições no seu empréstimo confira o simulador da FinanZero!

O que é estar negativado ou com nome sujo?

Estar com o nome sujo, ou estar negativado, quer dizer que você deixou de pagar alguma dívida. Sendo assim seu nome é incluso em uma lista de órgãos de proteção de crédito, como SPC.

Com o nome sujo a pessoa tem opções de crédito mais restritas, porque durante a análise de crédito as instituições consultam esses órgãos. Se acaso seu nome estiver sujo, a instituição pode negar seu pedido ou oferecer juros mais altos.

Além disso, uma pessoa negativada não pode:

  • Abrir conta em um banco, em primeiro lugar;
  • Em seguida, você também não pode fazer um cartão de crédito, e pedir um empréstimo ou financiamento pode ser difícil;
  • Bem como crediários e consórcios;
  • Você também não pode assinar contrato com um prestador de serviços;
  • E, por fim, não pode obter visto de entrada em alguns países

É importante lembrar que as empresas devem notificar o cliente antes de sujar seu nome, mas também não existe um prazo para que isso aconteça no Código de Defesa do Consumidor. No geral as empresas esperam um prazo entre 30 e 60 dias para incluir o cliente nessa lista.

Leia: Estorno no cartão de crédito: como funciona

Serviços do Nubank

O Nubank, muito antes do cartão de crédito para negativado, iniciou seus serviços somente com o cartão de crédito, todos os canais, atendimento e até mesmo mudança de limite do cartão, acontecem pelo app do banco (Android e iOS). Logo depois a fintech começou também com a Nuconta, uma conta no próprio app e com rendimento de 100% do CDI, ou seja,1,9%ao ano. Enquanto a poupança rende cerca de 1,4% ao ano.

Logo após o banco começou a oferecer o serviço de empréstimo pessoal, se você tiver direito ele estará disponível logo que você abrir o app. Para pedir o empréstimo pessoal você pode fazer uma simulação e confirmar ao final. De acordo com o Nubank o dinheiro fica disponível para saques e transferências na sua Nuconta na hora.

O prazo para pagar esse crédito é de até 24 meses e você pode começar até 90 dias após a contratação. Os juros nessa modalidade podem variar entre 1,95% e 5% ao mês, mas seu perfil e o número de parcelas que escolher afetam essa parte.

De acordo com dados do banco central os juros para empréstimo pessoal podem variar entre 0,5% e 27,11% ao mês. Ou seja, a taca de juros do Nubank ainda está baixa, considerado que seu máximo é de 5%.

Agora alguns usuários já tem acesso ao cartão de crédito para negativado, o mais novo produto do Nubank.

Vale a pena ter um cartão de crédito?

Um cartão de crédito pode ajudar muito e facilitar a vida, mas também pode atrapalhar se você não tem muita organização nas suas finanças. Se você, bem como a maioria das pessoas, começou ou está comprando mais online ele se tornou uma ferramenta útil.

Com ele você pode não só comprar online, mas também parcelar, o que não acontece com o boleto. O cartão também trás segurança, já que com ele você pode movimentar quantias grandes e, se acaso você perdê-lo, também pode facilmente entrar em contato com o banco e cancelar.

Esse tipo de produto também pode trazer programas de vantagem como milhas e pontos. Já que quanto mais você gasta mais pontos ganha e pode trocar por produtos ou viagens.

Mas não são só vantagens, os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado. De acordo com o Banco Central, os juros de cartão de crédito parcelado podem variar entre 38,09% e 498,31% ao ano.

Além disso, com o cartão de crédito o padrão de consumo de algumas pessoas pode sair do controle. Isso porque muitos começam a contar com o limite do cartão como parte da renda, e isso pode virar uma bola de neve. Sendo assim todos os meses a maior parte do salário é para pagar o cartão e, por estar comprometido dessa forma, não é suficiente para as contas e a pessoa continua usando o cartão, entrando em um ciclo perigoso.

Veja: Juros do cartão de crédito: quanto é e quando pago?

Golpes com o cartão de crédito

Outro risco do cartão, mesmo sendo seguro, são as fraudes. Essas podem acontecer das seguintes formas:

  • Em primeiro lugar a clonagem, que é a mais comum e acontece muito em compras online. Mesmo que os bancos e e-commerces identifiquem muitas vezes quando isso acontece, ainda pode ser uma cor de cabeça;
  • O gerador de números falsos de cartões de crédito pode gerar milhões de combinações e, sendo assim, acaba encontrando algum número real. Para esse problema validar a identidade do comprador pode ajudar;
  • Em seguida temos as ligações falsas, que são usadas para vários tipos de golpe, que visam obter as informações da pessoa. Então, se você receber uma ligação ou uma mensagem por Whatsapp para pedir seus dados, pense bem antes de passá-los para a pessoa

Por isso tenha cuidado, pesquise e garanta que está entrando em contato pelos canais oficiais ao tratar de qualquer assunto financeiro. Se você precisar de um cartão de crédito para negativado e achar a proposta boa demais para ser verdade, desconfie e procure fontes seguras

Confira: Empréstimo Nubank vale a pena?

Se acaso você quiser saber mais, pode nos perguntar nos comentários.

Além disso, veja mais dicas lá nas nossas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.