O que pode cancelar o Bolsa Família em 2020?
Índice de conteúdo
O possível cancelamento do benefício Bolsa Família pode prejudicar famílias de todo o País que dependem dessa renda para a alimentação básica
O Governo oferece condições de realizar uma revisão mensal sobre o programa de auxílio fiscal populacional Bolsa Família. Essa revisão é o cruzamento de informações de diferentes bancos de dados. Essa verificação também permite descobrir quais famílias recebem renda acima da declarada e continuam inscritas no programa social corretamente.
Nos últimos meses o Governo Federal passou um pente-fino no Bolsa Família. Após analisar cadastros, constatou-se que que 1,136 milhão de benefícios se encontram em situação irregular desde o ano de 2018. Desses, 469 mil foram cancelados e outros 667 mil benefícios bloqueados e só poderão voltar a serem depositados mediante apresentação de documentos válidos no registro governamental.
A fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Social (MDSA) está mais rigorosa, principalmente porque agora é possível cruzar informações de diferentes bancos de dados, como:
Quais os principais motivos para o cancelamento do Bolsa Família?
Veja os principais motivos que fazem a renda do Bolsa Família ser retirada da população após passar as informações no pente fino do governo.
Renda
Quem tema a renda maior que a declarada no momento do cadastro que permite acesso ao benefício está sujeito a perder o benefício mensal.
A verificação permite descobrir quais famílias recebem renda acima da declarada e continuam inscritas no programa social.
Muitas famílias estão tendo o benefício cancelado porque apresentam renda acima do valor permitido pelo programa. A suspensão aconteceu, sobretudo, nos casos de renda per capita mensal superior a R$440,00.
Os cancelamentos por motivo de renda foram mais frequentes nas regiões Sul e Sudeste.
Saque
Vale ressaltar que o dinheiro do Bolsa Família deve ser sacado em no máximo 90 dias. Caso haja ausência de saque ou movimentação de conta por mais de seis meses, o MDSA entende que a família não precisa da assistência financeira que está sendo oferecida e realiza o desligamento automaticamente da família sem aviso prévio.
Informações cadastrais incorretas no sistema do Bolsa Família
Para não se tornar mais uma vítima e perder o benefício, é muito importante verificar se as informações cadastradas no CadÚnico estão corretas. Qualquer mudança na condição familiar também precisa ser informada, inclusive a troca da criança de escola.
Cadastro desatualizado
Além de erros a desatualização do cadastro de recebimento do bolsa família tem provocado problemas entre a população. Esse procedimento é obrigatório a cada dois anos, pois permite renovar informações como
- endereço;
- escola;
- renda;
- e novos membros do núcleo familiar.
O responsável pelo benefício pode verificar o aviso sobre a atualização cadastral no extrato do Bolsa Família. Se ele não realizar a atualização cadastral dentro do prazo, ele fica com o auxílio financeiro retido e não pode sacar.
Confira mais clicando aqui – Como aumentar o limite do cartão de crédito?
Bolsa família cortado. O que fazer?
O seu Bolsa Família foi cortado? Não se desespere. Procure o CRAS mais próximo e verifique a situação do benefício. Em alguns casos, é possível reverter a situação e voltar a receber o dinheiro.
Empréstimo bolsa família existe?
Sim! Apesar de um projeto do Governo, o solicitante precisa passar por uma análise que irá determinar se o crédito será ou não concedido ao cidadão. Essa etapa é do processo é feita na instituição bancária federal Caixa Econômica. Para solicitar o empréstimo bolsa família é preciso:
- Agendar previamente uma visita de um agente da Caixa Econômica na casa do solicitante, junto com seu fiador;
- Esperar 8 dias após a visita do agente Caixa, que é o tempo de análise do empréstimo;
- Caso haja a aprovação, o solicitante precisa esperar a liberação do valor que será liberado pela Caixa Econômica;
Assim que o dinheiro for liberado basta ir até a Caixa mais próxima, com documentos em mãos, para realizar o resgate do valor.
Ficou com mais alguma dúvida sobre cancelamento do Bolsa Família? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “O que pode cancelar o Bolsa Família em 2020?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios