;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quanto gastar no cartão de crédito para não se endividar?

Quanto gastar no cartão de crédito para não se endividar?

Compartilhe esse post:

Não há uma regra, mas nunca ultrapasse os 10% do seu rendimento para gastar no cartão de crédito; entenda o que fazer se já tem dívida

O cartão de crédito pode ser um aliado para manter as contas em dia. Mas, ao mesmo tempo, ele também abre espaço para compras desnecessárias e para dívidas a longo prazo.

Isso porque a possibilidade de parcelar em diversas vezes, com ou sem juros, e limites muito altos podem levar ao descontrole dos gastos.

Por isso, hoje vamos falar sobre quanto gastar no cartão de crédito para não se endividar.

É importante começar de forma clara: se não é uma compra que você precisa, o melhor é sempre guardar a grana e comprar pagando de uma vez. Afinal, desse modo, você não faz uma dívida com algo que não é necessário.

Portanto, daqui em diante, vamos escrever sobre compras urgentes e gastos baixos no cartão. Ou seja, pensando em coisas pontuais, não em compras de itens desnecessários, ok?

Além disso, outro ponto relevante é que o quanto gastar no cartão de crédito não é dito em valores em Real, mas, sim, em percentual.

Peça uma cotação grátis e receba ofertas de empréstimo de até 10 parceiros FinanZero!

Quantos por cento posso gastar no cartão de crédito?

Essa resposta não é simples. Aliás, o limite de quanto se pode gastar no cartão de crédito varia muito de pessoa para pessoa, já que os hábitos de consumo são diferentes.

Desse modo, precisamos levar alguns pontos em questão:

  • Quanto você gasta com moradia?
  • E com transporte?
  • Saúde é um gasto mensal para você?
  • Qual o peso da alimentação no seu rendimento?
  • Por fim, quanto você deixa para o seu lazer?

O que é multa contratual do cartão de crédito?

Portanto, leve tudo isso em consideração quando for pesar o percentual que o cartão de crédito pode ter nos seus gastos.

Levando em conta a dica de especialistas, você deve gastar, no máximo:

  • 30% do rendimento em moradia;
  • 10% com transporte;
  • 10% com saúde;
  • 20% com alimentação;
  • 10% para seu lazer.

Só aí, já temos 80% do seu rendimento comprometido. Além disso, é indicado que você consiga guardar 10% do seu salário para urgências.

Grosso modo, então, você poderia gastar 10% do seu rendimento com o cartão de crédito.

Mas esse é um cálculo rápido e a gente sabe: nem sempre o que os especialistas indicam é nossa realidade.

Assim, os 10% seriam o máximo ideal. No entanto, o valor pode – e deve! – ser menor se sua renda for mais comprometida em outro ponto.

Por exemplo, se saúde custa mais do que 10% do seu ganho mensal, é da possibilidade de gastar no cartão de crédito que você deve cortar a diferença.

Quanto tempo demora para cair uma transferência do mesmo banco?

Lembrete: gastar no cartão de crédito inclui parcelamentos

Um ponto importante para lembrar é que esses 10% que mencionamos não é o quanto você pode comprar no cartão de crédito naquele mês, mas sim em quanto você pode gastar.

Na prática: lembre-se do que há parcelado no seu cartão quando for pensar nos 10%.

Em resumo, o percentual destinado para o cartão de crédito é o valor final da sua fatura – e não o quanto você comprou apenas naquele mês.

Pode parecer óbvio, mas não é. Muitas vezes, inclusive, esse é o motivo de dívidas no cartão: esquecer-se do que já comprou e ainda não terminou de pagar.

Pix: o que é e como funciona?

E quando os 10% são menos do que o limite do cartão de crédito?

Não é porque você tem 20% do seu ganho em limite do cartão de crédito que pode gastar esse valor todo mês.

O cartão é ideal para compras urgentes e, portanto, gastos altos e não previstos. Contudo, ele não pode se tornar uma dívida – ainda mais com coisas que não são indispensáveis.

Desse modo, mesmo que o limite do cartão de crédito seja mais do que 10% do seu rendimento, fique nesse limiar, se possível.

E, do mesmo jeito, se o limite for menos do que 10%, se atenha a ele. Gastar menos é uma forma de guardar mais, por exemplo, ou de poder investir em cursos e outras melhorias.

Como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda?

E se eu já estou endividado com o cartão de crédito?

Bem, quando já há uma dívida por gastar no cartão de crédito, o ideal é cortar novos gastos com ele até quitar o que é devido.

Ou seja, se hoje você deve no cartão de crédito, pare de usá-lo até pagar por completo o que havia de pendência.

Essa dica é valiosa porque, assim, você garante que não aumenta a dívida de modo a ficar insustentável – e, por exemplo, seu nome ficar com restrição.

Se possível, então, use os 10% do que antes previu para novas formas de gastar no cartão de crédito com a quitação dessa dívida.

Agora, se a parcela dessa dívida for maior do que 10%, um empréstimo pode ser a solução. Tenha em mente, no entanto, esse limite para não mudar a dívida de um para o outro.

O que é empréstimo com nome sujo?

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre o limite de quanto gastar no cartão de crédito? Deixe nos comentários!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Programa de afiliados: o que é e como funciona?

Entenda como o programa de afiliados funciona, quais são as principais ferramentas de divulgação e […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quanto gastar no cartão de crédito para não se endividar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo