Índice de conteúdo
A busca pelo refinanciamento de imóveis tem crescido consideravelmente, principalmente entre os autônomos que podem colocar algum bem como garantia do empréstimo
Devido a crise econômica causada pelo covid-19, o número de autônomos e profissionais independentes tem crescido significativamente no Brasil. Isto é, com o aumento da taxa de desemprego de 13,9% para 14,1% no último semestre de 2020, os indivíduos começaram a buscar novas formas para garantir suas rendas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).
Só para exemplificar, a plataforma de contratação GetNinjas apontou um aumento de 62% no número de cadastros de profissionais freelancers durante a pandemia. Ao total, foram inseridos aproximadamente 400 mil novos profissionais independentes no aplicativo até o final de 2020. Além disso, os picos de crescimento no app foram entre os meses de março e setembro.
Por isso, o empréstimo também foi uma alternativa recorrente dos autônomos para complementar seus lucros mensais. De acordo com o Banco Bari, só no segundo semestre do ano passado a busca por refinanciamento de imóveis, por exemplo, cresceu quase 13 vezes mais. Essa modalidade de empréstimo é conhecida pelos juros baixos e pelas extensas prestações.
Quer encontrar as melhores ofertas de refinanciamento de imóvel? Acesse FinanZero e simule já!
Popularmente conhecido como “Home Equity”, o refinanciamento de imóveis é uma modalidade de empréstimo onde o cliente coloca seu imóvel (casa, apartamento, terreno etc) como garantia do seu crédito. Dessa forma, as instituições financeiras tendem a flexibilizar a concessão do dinheiro, tendo em vista que, há maior possibilidade do valor ser restituído posteriormente.
Todos os tipos de imóveis podem ser refinanciados com a FinanZero, incluindo os parcialmente quitados em pelo menos 50%. Os valores solicitados podem ser de até 70% dos imóveis residenciais, e em contrapartida, para imóveis comerciais ou terrenos, o valor é de até 30%. Conforme mencionado, as taxas dessa modalidade são mais baixas e estão a partir de 0,75% a.m.
Além disso, o cliente pode parcelar sua oferta em até 20 anos. Isto é, os bancos e as instituições financeiras que são parceiras da FinanZero concedem um prazo de até 240 meses para quitação do refinanciamento de imóveis. Contudo, se o cliente preferir fazer a amortização das parcelas também é possível, e nesses casos, basta negociar a diminuição dos juros embutidos na oferta juntamente com a financeira.
Quando devo optar por um refinanciamento?
Sim, os autônomos podem fazer a solicitação do refinanciamento utilizando o imóvel como garantia. Na prática, não nenhuma restrição direta que impeça os profissionais independentes de solicitarem o empréstimo com garantia de imóvel. Todavia, é necessário estar atento em alguns pontos que são cruciais e determinantes para aprovação desse tipo de crédito.
O primeiro deles é o comprovante de renda: para prosseguir com o pedido de refinanciamento, o autônomo precisa obrigatoriamente comprovar seus lucros mensais através do extrato bancário ou da Declaração do Imposto de Renda. Se os autônomos não tiverem nenhum dos documentos para fazer a comprovação da renda, infelizmente, não será possível dar continuidade com a oferta.
Além disso, conforme mencionado, o imóvel precisa estar parcialmente quitado e o valor solicitado não pode ultrapassar a margem de 70% para imóveis residenciais e de 30% para imóveis comerciais. Nesse sentido, autônomos que não começaram a pagar seus respectivos imóveis não conseguirão fazer a solicitação do refinanciamento e os que solicitarem valores que ultrapassem a margem, também correm o risco de não ter nenhuma oferta pré-aprovada.
Por que a conta de luz vai aumentar?
O passo a passo para solicitar um refinanciamento de imóveis com a FinanZero é totalmente digital, então, o cliente não precisa sair de casa para fazer a simulação. Também é importante frisar que não há cobrança de valores antecipados para concessão dessa linha de crédito, o processo é 100% gratuito. Abaixo segue as instruções para a solicitação:
A análise da solicitação poderá ser feita em até 48 horas úteis. Logo após, se houver ofertas pré-aprovadas todas as condições serão apresentadas e caberá ao autônomo decidir o que é mais vantajoso para si próprio. Se o cliente decidir aceitar alguma oferta, ele será redirecionado para algum consultor que irá prestar o devido suporte na formalização dos documentos e assinatura do contrato.
Posso perder meu veículo se eu atrasar o refinanciamento de veículo?
Muitas são as vantagens acerca do refinanciamento de imóveis. Por isso, listamos as principais vantagens para que os autônomos possam ponderar os benefícios dessa modalidade e decidir se irão prosseguir ou não com essa linha de crédito: seja para investir no próprio negócio, ou para quitar dívidas que estão em aberto. Veja:
Essas são algumas das vantagens acerca do refinanciamento de imóveis, entretanto, caso você queira entender com mais detalhes algumas informações específicas sobre essa modalidade de crédito é possível através deste link. Isso porque, a redação da FinanZero já fez um conteúdo exclusivo sobre o refinanciamento de imóveis.
Como saber se estou negativado?
Por fim, ficou com dúvidas sobre o refinanciamento de imóveis? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.
Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios