FinanzeroBlogCrédito

Seguro Prestamista: devo pagar no meu empréstimo?

Seguro Prestamista: devo pagar no meu empréstimo?

Compartilhe esse post:

O Seguro Prestamista é uma garantia para o banco e pode diminuir juros; no entanto, ele não é obrigatório

O Seguro Prestamista é, em resumo, uma garantia ao banco de que o seu empréstimo será pago mesmo em caso de morte, invalidez ou desemprego.

Ele é administrado por diversos bancos, como Caixa, Sicoob, BRB, Banrisul e Bradesco. E, embora não seja obrigatório, é cobrado em algumas transações de crédito.

No entanto, vale saber: essa cobrança é legal? Se for uma condição para o empréstimo, você precisa aceitar o Seguro Prestamista?

São dúvidas válidas e comuns. Portanto, vamos a elas nesta reportagem.

Últimas notícias de empréstimo consignado

O Seguro Prestamista é obrigatório?

Não, o Seguro Prestamista não é obrigatório para nenhum tipo de empréstimo. Mas ele também não é ilegal.

O que acontece, portanto, é que ele pode ser cobrado em determinados tipos de crédito, como:

  • Financiamento de imóveis;
  • Leasing imobiliário.

Ou seja, na compra de bens mais caros, como casas e apartamentos, pode haver uma cláusula contratual que dite a necessidade do seguro.

Logo, se ele for uma condição numa contratação de financiamento, vale aceitá-lo. É, inclusive, uma proteção para você se houver um incidente.

Se durante o seu processo a instituição pedir o pagamento do seguro, entenda o motivo e saiba: você pode não querer pagá-lo, já que não é obrigatório.

Por isso, fique de olho! Em caso de empréstimo pessoal você pode se recusar a pagar a cobrança do Seguro Prestamista.

Um banco pode negar empréstimo sem seguro?

Empréstimo, não. O Seguro Prestamista é um extra ao seu empréstimo e, portanto, você não pode ser induzido a contratá-lo.

O que o banco pode fazer é lhe dar taxas melhores de juros se você optar por ter o seguro. E, por outro lado, aumentar o custo do empréstimo se você não aceitar a contratação.

Portanto, caso a instituição tente lhe obrigar a usar o Seguro Prestamista, fique atento: isso pode ser considerado venda casada, o que é ilegal.

Empréstimo no boleto: como e onde pedir?

Posso querer contratar o seguro?

Já entendemos que ele não é uma parte obrigatória do seu empréstimo, mas que é uma opção para você. Logo, você pode contratar o Seguro Prestamista se quiser uma forma de segurança em caso de incidentes.

Algumas vantagens de ter o seguro é a possibilidade, por exemplo, de taxas de juros menores. Isso porque a financeira tem mais garantia de que você pagará seu empréstimo tendo esse seguro.

Além disso, é uma espécie de proteção para você. Afinal, se você contratar a opção que cobre desemprego, terá essa garantia caso algo aconteça.

Portanto, se você não tem bens para deixar como garantia no empréstimo, pode ser atrativo contratar o seguro.

Novamente, você não precisa contratar e, além disso, não deve ser obrigado a ter o seguro para conseguir um empréstimo. A decisão de usá-lo ou não é sua.

Por que meu empréstimo não foi aprovado?

Quanto devo pagar de seguro?

Se você optou por contratar o seguro no seu empréstimo, deve saber que ele tem algumas regras. Uma delas é sobre seu valor máximo.

O Seguro Prestamista não deve ultrapassar 10% do valor da parcela. Isso porque ele é apenas uma garantia em caso de incidente.

Além disso, esses 10% são calculados sobre o valor que você deve pagar de empréstimo, tirado os juros. Logo, ele não incide sobre o CET (Custo Efetivo Total), mas sim sobre o valor pedido em si.

Por isso, caso você note um valor superior a esse percentual, comunique a instituição. Você não deve aceitar cobranças exorbitantes.

O que é Imposto de Renda retido na fonte?

Onde contrato o Seguro Prestamista?

Há algumas instituições financeiras que oferecem esse seguro. Entre elas Caixa Econômica Federal e Bradesco.

Para contratar na Caixa, o passo a passo é:

  • Ao pedir um empréstimo pessoal na Caixa, entregue os documentos pedidos;
  • Em seguida, informe o desejo de contratar o Seguro Prestamista;
  • Pronto. Agora seu contrato incluirá também o seguro.

No Bradesco, a ordem é semelhante:

  • Peça seu empréstimo, com os dados e documentos solicitados;
  • Avise da intenção de usar o Seguro Prestamista;
  • Por fim, siga o fluxo normal, com o seguro já no radar.

Consórcio: o que é e como fazer?

Quem pode contratar esse seguro?

Na maioria das seguradores que oferecem o Seguro Prestamista, as regras são as mesmas:

  • Ter entre 18 e 79 anos;
  • Ter no máximo R$ 2 milhões, se for Pessoa Física e, para Pessoas Jurídicas, R$ 3 milhões;
  • Entregar os documentos, que podem incluir atestados de saúde.

No mais, como se trata de uma contratação extra ao seu empréstimo, você pode precisar entregar documentos que não envolvem o crédito, em si. É o caso de atestados de saúde, por exemplo.

Note também que há um limite de idade para a contratação do seguro, algo que não existe quando falamos apenas do pedido de empréstimo.

Empréstimo habitacional: o que é e como funciona?

A FinanZero cobra o Seguro Prestamista?

Por se tratar de uma contratação opcional, você pode escolher ter o Seguro Prestamista ao buscar um empréstimo na FinanZero.

Para isso, siga o passo a passo normal de simulação de empréstimo e, quando tiver seu crédito pré-aprovado, informe da sua opção. Nosso parceiro lhe indicará onde fazer esse seguro.

Quer saber mais? Então, simule aqui:

Empresa pode emprestar dinheiro para funcionário?

Enfim, ficou com alguma dúvida sobre o Seguro Prestamista? Então comente!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo para o Simples Nacional: o que é e como funciona?

Empresa poderá obter empréstimo facilitado criar loja virtual de até 30% do faturamento do ano de 2019. Veja mais sobre!

Ler artigo completo

0 respostas para “Seguro Prestamista: devo pagar no meu empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo