Há alguns meses milhares de contas poupanças digitais veiculadas ao Caixa Tem foram bloqueadas por suspeitas de fraude, mas nem todos conseguiram desbloquear

O aplicativo Caixa Tem, desenvolvido como uma aplicação do Governo Federal para oferecer acesso ao dinheiro do auxílio emergencial, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço emergencial e o Benefício emergencial sofreu problemas de fraudes recentes. Isso porque, centenas de usuários sacaram o dinheiro em nome de outras pessoas, o que é ilegal.

Como forma de contornar as contas fakes, a administração da Caixa bloqueou o app para todos os usuários que pudessem compor como possível fraude. Dessa forma, milhares de contas digitais, que são movimentadas pelo Caixa Tem, foram suspensas e precisaria da presença pessoal do usuário em uma agência do banco responsável pelos depósitos.

Quer dizer que os usuários que tiveram a conta suspensa podem reverter o desbloqueio preventivo pela própria plataforma. Já quem teve a conta bloqueada precisa ir até uma agência com documento de identificação com foto no prazo estipulado.

Veja mais – Caixa TEM: “serviço disponível em 1 hora”. E agora?

Minha conta poupança do Caixa Tem foi bloqueada

Usuários que tiverem a conta bloqueada precisam comparecer em uma agência da Caixa com documento de identificação com foto, de acordo com o calendário divulgado pela instituição, desenvolvido para evitar aglomerações. Veja os documentos aceitos pelo banco:

Nascidos entre novembro e dezembro, por exemplo, tinham que comparecer na agência entre 17 e 21 de agosto.

Perdi o prazo para ir até a Caixa. O que fazer?

De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, aqueles que não puderam comparecer na data correta ainda podem procurar o banco para desbloquear sua conta e ter acesso ao dinheiro do auxílio emergencial de R$600 ou de R$ 1.200.

Veja mais – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Minha conta poupança do Caixa Tem foi suspensa

Já para quem teve a conta suspensa não será necessário se deslocar até uma agência da Caixa. Por ser um bloqueio preventivo, que ocorre quando há uma inconsistência no cadastro, o usuário pode reverter pela própria plataforma. Basta enviar os documentos que comprovem que o cadastro está correto pelo próprio aplicativo.

Contudo, o usuário deve acessar apenas o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem para o envio de documentos pessoais. Esse é um dos alertas para prevenir golpes.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o desbloqueio das funções do Caixa Tem será feito em até 24 horas após o envio dos documentos. O usuário só terá que procurar uma agência caso não ocorra o desbloqueio nesse prazo.

Veja também – Saque emergencial do FGTS para nascidos em agosto

Qual horário de funcionamento da Caixa?

A Caixa Econômica Federal informou que as agências da instituição financeira passaram a abrir em um novo horário: das 8h às 13h.

As agências estão disponíveis para atendimento de serviços essenciais. No entanto, é recomendado que as pessoas tentem resolver os problemas do aplicativo pelo canal de atendimento 111 e em última opção tentar o atendimento presencial.

Em algumas cidades os cidadãos têm feito filas na porta da instituição durante a madrugada. O banco reforçou que não há necessidade de madrugar na rua já que todos os beneficiários que estiverem na fila durante o horário de funcionamento serão atendidos.

Ficou com mais alguma dúvida sobre perder o prazo para desbloquear o Caixa Tem na agência? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.