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Empreender em 2023: 7 áreas em alta para investir

Empreender em 2023: 7 áreas em alta para investir

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O Brasil tem um imenso público consumidor. Assim, há demanda para diferentes tipos de negócio, mas é preciso entender efetivamente como empreender — e descobrir quais são as áreas com maiores oportunidades antes de iniciar a própria empresa.

Assim, empreender do zero é desafiador, mas é possível triunfar ao estudar o mercado e realizar um planejamento estratégico para viabilizar financeiramente o negócio no início.

Confira o nosso post para descobrir como empreender e ainda descobrir as áreas mais promissoras para 2023!

Como empreender do zero?

Qualquer pessoa pode empreender, já que existem diversas possibilidades de negócios lucrativos e nichos de mercado para explorar. Para iniciar, você precisa de:

  • uma oportunidade de mercado, que será gerada com a análise cuidadosa do setor que você deseja integrar. Assim, você descobre tendências, lacunas e oportunidades;
  • boas ideias;
  • um planejamento de negócios e gestão empresarial;
  • capital inicial para viabilizar o negócio nos primeiros meses;
  • foco e determinação para iniciar nesse mundo.

Também é interessante mencionar que o empreendedorismo é diferente do que ocorria há algumas décadas. Afinal, antes não havia a internet e o comércio eletrônico, o que limitava as oportunidades para os empresários de outra era.

Quais os obstáculos a serem superados ao empreender?

Hoje, é possível iniciar uma carreira como MEI (Microempreendedor Individual), que engloba empreendedores que faturam até R$ 81 mil. O único problema é que essa categoria só admite a contratação de 1 funcionário, o que pode sobrecarregar quem está começando.

Outro desafio é conseguir manter o negócio financeiramente viável nos primeiros meses. Por isso, é muito importante realizar um planejamento estratégico bem feito.

A burocracia é outro obstáculo sempre presente, mas o surgimento de categorias como MEI e ME (Microempresas) tornaram mais simples a vida de quem quer empreender. A ascensão das redes sociais também fornece meios baratos de realizar a divulgação do negócio e a interação direta com clientes.

Quais as principais tendências para o empreendedorismo em 2023?

Agora, mostraremos alguns dos nichos em alta no Brasil, para empreendedores que queiram um 2023 bem produtivo financeiramente.

1. E-commerce

O e-commerce nada mais é do que o comércio eletrônico, aquela modalidade de negócio na qual as transações são feitas na internet.

O e-commerce não é exatamente uma novidade, mas está bem longe de enfraquecer. A pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas tentassem, na internet, viabilizar um negócio lucrativo — e muitas delas acabaram ficando no ambiente online mesmo.

Além disso, tendências como o phygital, em que o ambiente online surge para complementar as atividades de uma loja física, expandiram as possibilidades do comércio eletrônico. De acordo com um estudo da eMarketer, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para o e-commerce.

2. Moda e acessórios

A moda é um daqueles mercados que estão sempre aquecidos. Afinal, todos precisam de roupas, e isso engloba desde aquelas pessoas que compram os elementos mais básicos até aquelas que querem sempre acompanhar as últimas tendências.

Inclusive, o setor de moda é o que detém o maior faturamento global quando falamos de acessórios e roupas vendidas no e-commerce. Por isso, unir as duas tendências é uma ótima ideia para quem quer empreender no país.

3. Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura, que comercializam produtos tão distintos quanto vinhos, livros e produtos para pets, são outra tendência forte. Para empreendedores, é uma oportunidade e tanto, já que garante uma receita mensal recorrente para a empresa.

O clube de assinatura é um serviço de entrega em produtos focado no público digital. Assim, o consumidor recebe cada item com uma frequência acordada entre ambas as partes. O principal objetivo dessa estratégia é a fidelização de clientes.

Além da previsibilidade da receita, o empreendedor também garante uma maior facilidade para gerenciar o estoque, já que ele sofrerá menos com imprevistos relacionados à demanda.

4. Produtos vegetarianos e veganos

Já havia um grande mercado para a cozinha vegana e vegetariana no Brasil, mas a pandemia do coronavírus acelerou essa tendência. Afinal, após períodos como esse, as pessoas começam a se interessar por alimentação e hábitos mais saudáveis.

De acordo com estudos e levantamentos, cerca de 14% da população brasileira se considera vegetariana, um crescimento contínuo. Do mesmo modo, o veganismo, que exclui todos os produtos de origem animal, também tem se expandido.

De 2016 a 2021, houve um aumento de mais de 300% no volume de buscas do termo “vegano”. Isso mostra que há um mercado não somente para a alimentação, mas também para roupas e acessórios que não tenham origem animal.

5. Cosméticos naturais

As empresas de cosméticos naturais têm conquistado tanto espaço que até mesmo os investidores estrangeiros têm se interessado por elas. Esse setor também é conhecido como “clean beauty”, ou beleza limpa.

A ideia desse negócio é simples: rejeitar produtos sintéticos e utilizar apenas ingredientes naturais, orgânicos e veganos, extraídos de forma sustentável.

6. Dark kitchens

As dark kitchens são um exemplo de negócio inteligente e inovador. Esse modelo de comércio alimentício é inteiramente focado no delivery, sobre o qual você saberá mais no próximo tópico, e não precisa de uma estrutura preparada para receber público.

O mais interessante das dark kitchens é que diversas cozinhas podem atuar em um mesmo ambiente de forma colaborativa. Assim, é possível se juntar a outros empreendedores e dividir o aluguel de um espaço, por exemplo, cada um deles oferecendo um tipo de comida.

7. Delivery

O delivery nada mais é do que a entrega de produtos em um endereço escolhido pelo cliente. Por isso, ele se enquadra em diversos mercados, muito além do comércio alimentício — embora essa tendência de entrega em casa seja outra grande oportunidade de investimento, já que 60% da população tem o hábito de pedir comida por delivery, de acordo com dados da Abrasel.

Inclusive, o delivery também é interessante para quem não tem loja física e queira se concentrar exclusivamente no ambiente digital. Desde que tenha uma logística alinhada, garantindo um controle de estoque e um gerenciamento de entregas, o empreendedor pode buscar essa oportunidade.

Por que empreender no Brasil?

O Brasil tem mais de 200 milhões de consumidores em potencial. Há público para diversos produtos e para diferentes nichos de mercado. É possível se focar em uma estratégia mais ampla ou se concentrar em determinadas faixas etárias e de renda, por exemplo.

Por meio de categorias empresariais como MEI e ME crescendo a cada dia no Brasil, há menos burocracias para iniciar o próprio negócio.

As Microempresas, que englobam qualquer negócio com faturamento de até R$ 360 mil, oferecem diversos regimes tributários para empreendedores se enquadrarem, como o Simples Nacional e o Lucro Real. Assim, é possível aproveitar a melhor opção para pagar menos impostos e manter uma boa rentabilidade.

Além disso, existe a motivação de poder seguir as suas próprias regras. Afinal, quando você é empreendedor, você é o proprietário de próprio negócio. Assim, poderá adaptá-lo à sua rotina e aos processos que façam mais sentido para você.

Agora que você já sabe como empreender e quais são os mercados mais promissores para 2023, já pode iniciar o seu negócio e, gradativamente, se consolidar nesse mercado. Há amplos setores para explorar, desde a alimentação até a moda, passando pelo e-commerce ou não.

Como você aprendeu a empreender, aproveite para potencializar as suas ações com uma gestão 360º. Confira uma websérie para gerenciar seu negócio!

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal, também conhecido como crédito pessoal, é uma linha de crédito direcionada para a pessoa física, maior de 18 anos, que possua uma necessidade financeira de menor quantia e maior rapidez de liberação do dinheiro. Não há a necessidade de deixar um bem como garantia do crédito, tornando essa modalidade menos burocrática na comparação com o refinanciamento.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é empréstimo pessoal?“.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

Para solicitar o empréstimo pessoal, ou crédito pessoal, acesse o site da FinanZero e siga o passo a passo:

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  2. Indique o número de parcelas desejadas;
  3. Clique em avançar;
  4. Insira os dados pessoais;
  5. Finalize o cadastro;

E pronto! Em até cinco minutos podem aparecer as ofertas pré-aprovadas na tela do seu celular ou computador. Caso seu pedido seja aprovado, o dinheiro cai na conta em até 48 horas úteis! Vale lembrar que a FinanZero ou suas parceiras nunca fazem qualquer tipo de cobrança antecipada para liberação de crédito. Isso é válido para todos os seus canais de atendimento!

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

O que é necessário para fazer um pedido de empréstimo pessoal online?

Para solicitar um empréstimo pessoal existem quatro requisitos:

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. Ter conta bancária, todas as contas são válidas com exceção da conta salário;
  3. Apresentar comprovante de renda, como holerite, extrato bancário, imposto de renda ou pró-labore;

Para mais informações, confira o post do blog “Como fazer empréstimo pessoal online?“.

Próximo artigo

Como fazer empréstimo com garantia de terreno?

Veja como funciona o empréstimo com garantia de terreno, quais são as etapas para solicitação e quanto é possível obter de crédito.

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