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O Brasil tem um imenso público consumidor. Assim, há demanda para diferentes tipos de negócio, mas é preciso entender efetivamente como empreender — e descobrir quais são as áreas com maiores oportunidades antes de iniciar a própria empresa.
Assim, empreender do zero é desafiador, mas é possível triunfar ao estudar o mercado e realizar um planejamento estratégico para viabilizar financeiramente o negócio no início.
Confira o nosso post para descobrir como empreender e ainda descobrir as áreas mais promissoras para 2023!
Qualquer pessoa pode empreender, já que existem diversas possibilidades de negócios lucrativos e nichos de mercado para explorar. Para iniciar, você precisa de:
Também é interessante mencionar que o empreendedorismo é diferente do que ocorria há algumas décadas. Afinal, antes não havia a internet e o comércio eletrônico, o que limitava as oportunidades para os empresários de outra era.
Hoje, é possível iniciar uma carreira como MEI (Microempreendedor Individual), que engloba empreendedores que faturam até R$ 81 mil. O único problema é que essa categoria só admite a contratação de 1 funcionário, o que pode sobrecarregar quem está começando.
Outro desafio é conseguir manter o negócio financeiramente viável nos primeiros meses. Por isso, é muito importante realizar um planejamento estratégico bem feito.
A burocracia é outro obstáculo sempre presente, mas o surgimento de categorias como MEI e ME (Microempresas) tornaram mais simples a vida de quem quer empreender. A ascensão das redes sociais também fornece meios baratos de realizar a divulgação do negócio e a interação direta com clientes.
Agora, mostraremos alguns dos nichos em alta no Brasil, para empreendedores que queiram um 2023 bem produtivo financeiramente.
O e-commerce nada mais é do que o comércio eletrônico, aquela modalidade de negócio na qual as transações são feitas na internet.
O e-commerce não é exatamente uma novidade, mas está bem longe de enfraquecer. A pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas tentassem, na internet, viabilizar um negócio lucrativo — e muitas delas acabaram ficando no ambiente online mesmo.
Além disso, tendências como o phygital, em que o ambiente online surge para complementar as atividades de uma loja física, expandiram as possibilidades do comércio eletrônico. De acordo com um estudo da eMarketer, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para o e-commerce.
A moda é um daqueles mercados que estão sempre aquecidos. Afinal, todos precisam de roupas, e isso engloba desde aquelas pessoas que compram os elementos mais básicos até aquelas que querem sempre acompanhar as últimas tendências.
Inclusive, o setor de moda é o que detém o maior faturamento global quando falamos de acessórios e roupas vendidas no e-commerce. Por isso, unir as duas tendências é uma ótima ideia para quem quer empreender no país.
Os clubes de assinatura, que comercializam produtos tão distintos quanto vinhos, livros e produtos para pets, são outra tendência forte. Para empreendedores, é uma oportunidade e tanto, já que garante uma receita mensal recorrente para a empresa.
O clube de assinatura é um serviço de entrega em produtos focado no público digital. Assim, o consumidor recebe cada item com uma frequência acordada entre ambas as partes. O principal objetivo dessa estratégia é a fidelização de clientes.
Além da previsibilidade da receita, o empreendedor também garante uma maior facilidade para gerenciar o estoque, já que ele sofrerá menos com imprevistos relacionados à demanda.
Já havia um grande mercado para a cozinha vegana e vegetariana no Brasil, mas a pandemia do coronavírus acelerou essa tendência. Afinal, após períodos como esse, as pessoas começam a se interessar por alimentação e hábitos mais saudáveis.
De acordo com estudos e levantamentos, cerca de 14% da população brasileira se considera vegetariana, um crescimento contínuo. Do mesmo modo, o veganismo, que exclui todos os produtos de origem animal, também tem se expandido.
De 2016 a 2021, houve um aumento de mais de 300% no volume de buscas do termo “vegano”. Isso mostra que há um mercado não somente para a alimentação, mas também para roupas e acessórios que não tenham origem animal.
As empresas de cosméticos naturais têm conquistado tanto espaço que até mesmo os investidores estrangeiros têm se interessado por elas. Esse setor também é conhecido como “clean beauty”, ou beleza limpa.
A ideia desse negócio é simples: rejeitar produtos sintéticos e utilizar apenas ingredientes naturais, orgânicos e veganos, extraídos de forma sustentável.
As dark kitchens são um exemplo de negócio inteligente e inovador. Esse modelo de comércio alimentício é inteiramente focado no delivery, sobre o qual você saberá mais no próximo tópico, e não precisa de uma estrutura preparada para receber público.
O mais interessante das dark kitchens é que diversas cozinhas podem atuar em um mesmo ambiente de forma colaborativa. Assim, é possível se juntar a outros empreendedores e dividir o aluguel de um espaço, por exemplo, cada um deles oferecendo um tipo de comida.
O delivery nada mais é do que a entrega de produtos em um endereço escolhido pelo cliente. Por isso, ele se enquadra em diversos mercados, muito além do comércio alimentício — embora essa tendência de entrega em casa seja outra grande oportunidade de investimento, já que 60% da população tem o hábito de pedir comida por delivery, de acordo com dados da Abrasel.
Inclusive, o delivery também é interessante para quem não tem loja física e queira se concentrar exclusivamente no ambiente digital. Desde que tenha uma logística alinhada, garantindo um controle de estoque e um gerenciamento de entregas, o empreendedor pode buscar essa oportunidade.
O Brasil tem mais de 200 milhões de consumidores em potencial. Há público para diversos produtos e para diferentes nichos de mercado. É possível se focar em uma estratégia mais ampla ou se concentrar em determinadas faixas etárias e de renda, por exemplo.
Por meio de categorias empresariais como MEI e ME crescendo a cada dia no Brasil, há menos burocracias para iniciar o próprio negócio.
As Microempresas, que englobam qualquer negócio com faturamento de até R$ 360 mil, oferecem diversos regimes tributários para empreendedores se enquadrarem, como o Simples Nacional e o Lucro Real. Assim, é possível aproveitar a melhor opção para pagar menos impostos e manter uma boa rentabilidade.
Além disso, existe a motivação de poder seguir as suas próprias regras. Afinal, quando você é empreendedor, você é o proprietário de próprio negócio. Assim, poderá adaptá-lo à sua rotina e aos processos que façam mais sentido para você.
Agora que você já sabe como empreender e quais são os mercados mais promissores para 2023, já pode iniciar o seu negócio e, gradativamente, se consolidar nesse mercado. Há amplos setores para explorar, desde a alimentação até a moda, passando pelo e-commerce ou não.
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