O empréstimo pessoal, também conhecido como crédito pessoal, é uma ótima opção para quem necessita de dinheiro sem precisar apresentar uma garantia.

Indicado para os casos de quitação de dívidas mais caras como as de cartão de crédito ou cheque especial, mas também muito usado para pagar viagens ou reformar a casa.

Com o número crescente de pessoas que se interessam em fazer empréstimos, muitas dúvidas começam a aparecer. Assim, resolvemos responder as principais perguntas sobre como fazer um crédito pessoal.

Confira mais clicando aqui – Empréstimo para negativado existe?

Como funciona o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito voltado para pessoas físicas e maiores de 18 anos. O motivo do crédito não é de interesse para a credora, sendo que a principal causa apontada pelos tomadores de crédito em 2019 para pedir empréstimo foi o pagamento de dívidas, confor

Como fazer um empréstimo pessoal online?

Para realizar um pedido de empréstimo pessoal basta seguir o passo-a-passo:

  1. Escolha a financeira com a qual você deseja fazer um empréstimo. Buscadores de empréstimos, como a FinanZero, te auxiliam a comparar as ofertas de mais de uma financeira, com um único cadastro. Caso contrário, você deverá realizar o cadastro em cada site de cada banco ou fintech.
  2. Escolha o valor desejado e a quantidade de parcelas do empréstimo. Atualmente, a grande maioria das financeiras permitem ao usuário escolher estes critérios ao fazer o pedido online. Geralmente as empresas contam com simuladores de crédito pessoal em seus sites, assim como a FinanZero.
  3. Avalie diferentes propostas de crédito pessoal. Não é recomendado realizar um empréstimo pessoal online com o primeiro banco ou fintech que você ver. Comparar o Custo Efetivo Total (CET) de cada oferta pode aliviar o bolso na hora do pagamento.
  4. Envie os seus documentos para a financeira escolhida e feche o contrato. Após realizar a escolha online, a empresa credora irá solicitar uma série de documentos. A entrega dos mesmos pode ser realizada totalmente online. Por fim, assine o contrato.

Após fechar o contrato, basta pagar as parcelas em dia para não ficar endividado ou inadimplente.

Como calcular a taxa de juros do empréstimo pessoal online?

Para calcular a taxa de juros do empréstimo pessoal online, uma série de fatores são levados em consideração:

  1. A instituição financeira escolhida (banco ou fintech);
  2. O perfil do tomador de crédito (análise de crédito);
  3. O valor do empréstimo e a quantidade de parcelas.

Assim, além de cada financeira cobrar juros diferentes, a taxa também depende diretamente do perfil do tomador de crédito. Pois é realizada uma análise de crédito, que avalia todo o histórico financeiro do cliente. São levados também em consideração:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Número de dependentes;
  • Nível de instrução;
  • Profissão;
  • Renda estimada;
  • Etc.

Para conferir os juros médios das instituições financeiras, acompanhe as publicações semanais do Banco Central (BC) com os juros médios cobrados pelas empresas. Clique aqui para ver.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer um empréstimo pessoal online? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.