Como fotografar e enviar documentos para a solicitação de empréstimo?
Índice de conteúdo
O processo de fotografar os documentos que são solicitados no pedido de empréstimo é considerado de suma importância, já que a partir dele será feita toda a análise documental.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, as fintechs e os bancos digitais cresceram quase oito vezes mais do que a média do mercado. A concessão de crédito por esse nicho, por sua vez, acumulou alta de 1045% entre 2016 e 2021, o que representa crescimento de 62,8% ao ano.
Os dados divulgados vão de encontro, inclusive, com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), que mostrou em outubro de 2022 que 60% dos entrevistados preferiam buscar por crédito de maneira virtual, através das opções de empréstimos online.
Nestes casos, quando a solicitação do empréstimo é feita de forma online, é comum que todo o processo de análise de crédito e formalização do contrato também sejam realizados virtualmente. Portanto, é preciso que seja feito o envio correto da documentação, parte fundamental para concessão do dinheiro.
Quais documentos são necessários para pedir um empréstimo?
No momento de solicitar qualquer modalidade de empréstimo, seja o pessoal, consignado ou refinanciamento, alguns documentos são obrigatórios, já que serão utilizados como forma de comprovar a identidade do solicitante e a veracidade das informações prestadas.
Além disso, os documentos são utilizados para a realização da análise de crédito, que visa compreender o histórico de consumo e pagamento do solicitante, bem como verificar os riscos de inadimplência.
Documento de identificação
O documento de identificação com foto é o item mais exigido nas operações financeiras, e é necessário para comprovar os dados do solicitante e garantir a identidade do mesmo. Desse modo, é possível apresentar uma das seguintes opções:
- RG;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Carteira de Trabalho física;
- Carteira de identificação profissional, como OAB e CRM, por exemplo.
Além disso, vale lembrar, também é solicitado número do CPF.
Comprovante de renda
O comprovante de renda é um documento apresentado pelo solicitante, com o intuito de comprovar que este possui recursos financeiros para arcar com as parcelas do empréstimo solicitado. É através dele, inclusive, que a instituição financeira define a quantia que será concedida, já que é possível analisar o rendimento médio mensal.
Para isso, é possível utilizar:
- os últimos três holerites;
- contrato de trabalho, em caso de profissional autônomo;
- a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, conhecida como Decore;
- o extrato bancário dos últimos seis meses.
Comprovante de residência
Como o próprio nome indica, o comprovante de residência é um documento utilizado para comprovar que a pessoa mora no endereço que está informando, logo, que possui uma residência fixa, seja própria ou alugada.
Da mesma forma, o comprovante de residência é útil, também, para evitar fraudes que podem ser aplicadas por terceiros, e assegurar à empresa ou instituição financeira de que a pessoa será localizada em um endereço específico, caso seja necessário o envio de notificações, cobranças ou outros procedimentos.
Sendo assim, apesar de não existir uma regra que especifique quais são os tipos de comprovantes de residência aceitos, é comum que as instituições financeiras e fintechs aceitem os seguintes documentos:
- contas de consumo, como água, luz, internet e gás;
- contrato de aluguel, desde que com firma reconhecida;
- demonstrativos do INSS;
- contracheques emitidos por empresas privadas ou órgãos públicos;
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física recente (IRPF);
- fatura do cartão de crédito;
- extrato do FGTS;
- guia do IPTU ou IPVA;
- infração de trânsito;
- laudo de avaliação de imóvel feito pela Caixa Econômica Federal;
- escritura ou certidão de ônus do imóvel.
Passei um cheque sem fundo, como pagar?
Como fotografar e enviar documentos para a solicitação de empréstimo?
Após realizar o pedido de empréstimo, as fintechs e instituições solicitam o envio online dos documentos mencionados, que devem estar legíveis e bem enquadrados nas imagens, para que a leitura dos dados seja feita de forma correta e a informação seja validada. A seguir, explicamos como fotografar e enviar documentos na hora da solicitação.
Documento de identificação
O primeiro documento é o de identificação, que como explicado, pode ser o RG ou CNH, por exemplo. Portanto, na hora enviá-lo, tenha atenção aos seguintes detalhes:
- retire o plástico de proteção do documento, caso possua;
- a foto deve estar legível, por isso, mantenha o celular parado no momento de fotografar o documento. É importante levar em consideração que a foto não deve estar “borrada”;
- as bordas do documento não podem ser cortadas, ou seja, fotografe o documento por completo, inclusive as bordas;
- na hora de realizar a fotografia, busque um lugar iluminado, contudo, tenha atenção para não fazer sombra, pois pode dificultar a leitura das informações;
- fotografe primeiro a parte da frente do documento, onde está a foto e assinatura e, em seguida, fotografe a parte de trás, onde constam nome completo, data de nascimento, filiação e afins.
Por fim, tenha atenção ao prazo de validade do documento escolhido para envio, pois no caso do RG, são aceitos os documentos emitidos há até, no máximo, 10 anos.
Comprovante de residência
Para fotografar e enviar o comprovante de residência, é preciso escolher um documento que tenha sido emitido há, no máximo, três meses, caso se trate de contas de consumo, fatura do cartão de crédito, extrato do FGTS ou contracheques, por exemplo. Então, com o comprovante em mãos, busque um lugar iluminado e, de preferência, com fundo neutro.
Lembre-se de apoiar o documento em uma superfície plana, em um local bem iluminado, e utilizar a câmera traseira do celular, assim, evita-se que a foto fique borrada e possibilita melhor resolução. Por último, tenha em mente que as únicas informações necessárias são aquelas presentes no remetente, logo, não é preciso que a foto capte os dados de consumo, basta que seja registrado o nome do titular e o endereço.
Comprovante de renda
Por fim, para fotografar e enviar o comprovante de renda, basta seguir as orientações já mencionadas nos tópicos anteriores, são elas:
- busque um local iluminado e apoie o documento em uma superfície, assim, evita-se que as fotos saiam tremidas;
- diferente do comprovante de residência, que preza especificamente pelo nome do titular e endereço, no comprovante de renda é necessário que todo o documento seja fotografado, inclusive as bordas, portanto, tenha atenção para que todos os detalhes estejam legíveis;
- posicione-se de frente para a luz, para evitar que seja feita sombra no documento.
Por fim, atente-se à data de emissão do comprovante de renda, pois em caso de contracheque, devem ser os últimos três. Se a opção for extrato bancário, será preciso obter dos últimos seis meses.
Na hora de enviar as fotos dos documentos, escolha a que possui melhor resolução e permita a leitura de todas as informações. Então, na plataforma de envio da documentação, clique na opção de carregamento de arquivo e permita o acesso à galeria do celular. Em seguida, selecione a foto que corresponde ao documento solicitado e espere o carregamento na plataforma.
Planejamento financeiro 2023: guia completo.
Em qual formato devo enviar as fotos dos documentos?
Depende, cada instituição financeira pode estipular regras específicas para envio dos documentos comprobatórios no pedido de empréstimo, com isso, é preciso consultá-la e verificar as regras vigentes. Na FinanZero, por exemplo, são aceitos documentos em formato PNG, JPEG e PDF, sendo assim, o cliente decide qual é a melhor opção para si.
Qual é a diferença entre PNG, JPEG e PDF?
Na prática, os formatos JPEG e PNG são similares, pois são considerados os mais comuns para imagens. A diferença entre eles, contudo, está na qualidade e no tamanho da imagem, isso porque, o PNG é recomendado para imagens com melhor qualidade e, consequentemente, tendem a ser mais pesadas e maiores.
Já o JPEG é o formato mais utilizado na internet, porque costuma ter o tamanho menor, quando comparado aos demais formatos. Além disso, o JPEG pode ser mais útil para imagens com menor resolução e mais leve.
Por fim, o formato PDF permite a alta qualidade de imagens, bem como a junção de duas ou mais fotos em um só arquivo, através da junção de arquivos, o que pode ser vantajoso caso o usuário precise enviar diversas fotos. A desvantagem do PDF, no entanto, é que é preciso converter a imagem, que normalmente é salva automaticamente em JPEG, para o formato em questão.
Qual é o valor dos descontos sobre o décimo terceiro?
Como tirar a selfie para a solicitação de empréstimo?
Além de fotografar e enviar documentos para solicitar o empréstimo, outra etapa de segurança é o envio de uma selfie. Essa exigência existe porque se trata de um fator de segurança, que visa garantir a real identificação do solicitante do crédito, isso é, restringir tentativas de fraude.
Portanto, na hora de enviar a selfie, siga as seguintes dicas:
- utilize a câmera frontal do celular e deixe-a na altura dos olhos;
- não utilize boné ou outros tipos de chapéus;
- não utilize óculos;
- busque um local iluminado;
- esteja sozinho na foto.
Em alguns casos, inclusive, pode ser necessário tirar a foto com o documento de identificação. Se isso acontecer, retire-o do plástico e coloque-o ao lado do rosto no momento de tirar a selfie, com a parte da frente voltada para a câmera, ou seja, na foto deve aparecer o lado do documento que possui a fotografia do titular.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como fotografar e enviar documentos para a solicitação de empréstimo?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios