Se você atrasar empréstimo no boleto, isso pode implicar em uma negativação ao seu CPF; entenda mais

Empréstimo no boleto é uma das formas mais comuns de crédito pessoal no Brasil. Isso porque ele é ágil e simples.

Além disso, sua contratação tende a ter menos burocracias.

Mas ele tem uma desvantagem: os juros tendem a ser mais altos, quando comparados com o empréstimo consignado ou o refinanciamento, porque a chance de inadimplência é maior.

Afinal, é possível atrasar empréstimo no boleto.

Vamos falar mais sobre esse tema?

Empresa pode emprestar dinheiro para funcionário?

O que é empréstimo no boleto?

Empréstimo no boleto é uma modalidade de crédito pessoal na qual você pede um valor e escolhe como forma de pagamento o boleto.

Em resumo, surgiu como evolução do empréstimo no carnê. De modo geral, os dois funcionam seguindo a mesma lógica:

  • Você contrata o empréstimo por essa opção; e
  • Recebe os boletos para pagamento.

Em seguida, você pode imprimir boleto a boleto, todo mês, ou todos de uma vez, a exemplo de como funciona com o carnê. Essa é uma opção que pode ajudar a não atrasar empréstimo no boleto.

Para ambos os tipos de pagamento, os juros em geral são mais altos, por causa da alta inadimplência geral deste tipo de contrato. Afinal, caso você se esqueça de pagar um boleto, não há de onde descontar a fatura de forma automática, como aconteceria se o crédito fosse consignado ou em débito em conta.

Portanto, atrasar empréstimo no boleto é possível, sim.

Estou negativado. Como limpar o nome?

Quais são os juros do empréstimo no boleto?

Como é possível atrasar empréstimo no boleto e, portanto, há menos garantias para a financeira ou o banco, a tendência é de juros mais altos.

Aqui na FinanZero, os juros de crédito no boleto começam em 1,49%. No entanto, a taxa que será aplicada a você depende de vários fatores; entre eles, o seu score.

O score é uma pontuação de 0 a 1000 que, em resumo, mede a chance de inadimplência. Não é o único fator que determina a taxa de juros ou a aprovação / reprovação do empréstimo, mas é um fator importante.

Ele é avaliado com base em diversos fatores do seu perfil. Alguns deles, por exemplo:

  • Profissão;
  • Renda estimada;
  • Bens móveis;
  • Quantidade de veículos quitados;
  • Cartões de crédito;
  • Histórico de pagamento;
  • Se está negativado.

Empréstimo habitacional: o que é e como funciona?

O que acontece se atrasar empréstimo no boleto?

Mas, e atrasar empréstimo no boleto, o que acontece?

Bem, há algumas coisas a se levar em consideração. A primeira é quantos boletos você atrasou. Se você estiver com um boleto vencido, a financeira ou o banco provavelmente vão lhe avisar do atraso e, então, enviar outra via. Na maior parte das vezes, isso envolve cobrança de multa.

No entanto, se forem mais do que dois boletos atrasados, as multas são mais altas. E é possível, também, que entrem em contato com você para cobrar o que é devido até então.

De dois boletos vencidos em diante, a chance de negativação aumenta. Ou seja, você pode passar a ter uma restrição no seu CPF se não der indícios de que irá cumprir a dívida.

Consórcio: o que é e como fazer?

Posso ficar negativado neste tipo de empréstimo?

Como já dissemos no tópico anterior, negativação e restrição ao CPF são possíveis, sim, em caso de atrasar empréstimo no boleto por determinados períodos.

Isso porque a financeira ou o banco podem alegar inadimplência e, desse modo, descumprimento do contrato.

Em caso de negativação, você passará a ter histórico inadimplente e, assim, terá dificuldade em abrir contas em banco, assim como juros mais altos em empréstimos e recusa em pedidos de cartão de crédito.

Cartão de crédito para negativado: onde fazer?

Como quitar dívida desse empréstimo?

Se atrasar empréstimo no boleto, você deve entrar em contato com o banco ou a financeira.

Caso o pagamento da dívida for feito de uma única vez, eles emitirão um novo boleto, com o valor atualizado, na data acordada entre vocês. Agora, se houve uma negativação, seu nome estará limpo em até cinco dias úteis.

Contudo, se optar por um novo acordo de pagamento, no qual há uma mudança nas parcelas, você receberá novos boletos. Seu CPF não terá restrição a partir da data do acordo, mas só permanecerá assim se os boletos forem pagos em dia.

Como funciona o seguro de carro?

Onde pedir empréstimo no boleto?

Em primeiro lugar, simule seu empréstimo aqui na FinanZero:

Após preencher os campos necessários, você receberá até dez ofertas dos nossos parceiros. Então, deverá escolher a que melhor se encaixa no seu bolso.

Agora, precisará selecionar a forma de pagamento com a opção boleto. Pronto! Basta assinar o contrato e seu empréstimo no boleto está feito.

Mas, se você não for pré-aprovado, pode entender os motivos de não ter seu empréstimo concedido aqui.

Estou negativado. Consigo empréstimo no boleto?

Há, sim, bancos e financeiras que concedem empréstimo no boleto para quem está negativado. Se você está com restrição e não sabe onde pedir empréstimo, clique aqui.

Todavia, a tendência é de juros mais altos. Isso porque a instituição entende que, em função da restrição, a chance de você atrasar empréstimo no boleto é maior.

Por isso, o empréstimo no boleto pode não ser a melhor opção para quem está negativado.

Fui demitido (a), posso sacar o FGTS?

Enfim, ficou com alguma dúvida sobre o que fazer depois de quitar veículo? Então comente!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.