Quais são os documentos para contratar um refinanciamento de imóvel?
Índice de conteúdo
Alternativa com juros atrativos, confira quais são os documentos para contratar um refinanciamento de imóvel
Famoso no mercado norte-americano, mas ainda pouco conhecido no Brasil, o refinanciamento de imóvel, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, foi um dos produtos financeiros que mais cresceu durante a pandemia. Entre 2020 e 2021, foram emprestados R$ 9,51 bilhões, ante R$ 5,44 bilhões entre 2018 e 2019. A alta entre os biênios foi de 73%.
Taxas de juros costumeiramente mais baixas do que aquelas encontradas no empréstimo pessoal, além de valores mais altos, podem ajudar a explicar a alta. Como utiliza um bem como garantia do crédito, o refinanciamento de veículo oferece baixo risco às instituições financeiras, que por sua vez reduzem os juros dessa modalidade.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Além disso, os valores desta linha de crédito também costumam ser mais altos. Como o processo de contratação do crédito envolve a avaliação e vistoria do imóvel, demora um pouco mais para o dinheiro cair na conta do cliente.
Com isso, essa linha de crédito não é voltada para quem busca empréstimo urgente ou precisa do dinheiro rápido para quitar as dívidas, por exemplo. Mas, quem possui um objetivo planejado, como o iniciar o negócio próprio, casar, fazer uma viagem ou reformar a casa, o refinanciamento de imóvel pode ser a solução para a quantia almejada.
O que é refinanciamento de imóvel?
Confira abaixo quais são os documentos necessários para fazer a contratação desta linha de crédito.
Quais são os documentos para contratar um refinanciamento de imóvel?
Os principais documentos para contratar um refinanciamento de imóvel são:
- Conta bancária;
- Cópia do comprovante de renda fixa;
- Cópia do comprovante de residência;
- RG ou CNH
- Selfie com documento de identidade;
- Cópia da Certidão de Matrícula do Imóvel;
- Cópia da Certidão Negativa de Tributos Imobiliários;
- Cópia do IPTU;
- Certidão de Ônus;
A FinanZero é um buscador de empréstimos online e conta com mais de 50 parceiros cadastrados em sua plataforma, que ofertam desde refinanciamentos ao crédito pessoal. Desta forma, os documentos acima citados são aqueles geralmente solicitados pela maioria dos parceiros da FinanZero. Contudo, é importante confirmar com a instituição financeira parceira quais são os documentos necessários para a continuidade do processo.
Conta bancária
A conta bancária é um dos pré-requisitos para a solicitação de qualquer tipo de empréstimo. É na conta informada que o dinheiro do empréstimo será depositado. São válidas todos os tipos de conta bancária, exceto a conta salário.
Cópia do comprovante de residência
Os principais comprovantes de residência aceitos são:
- as contas de consumo como luz, água, telefone, TV ou internet;
- fatura do cartão de crédito;
- contrato de aluguel reconhecido em cartório;
- declaração mais recente do Imposto de Renda; declarações de anos anteriores não serão aceitas, somente do ano-exercício.
- carnês do IPTU e IPVA;
O cliente que solicita o empréstimo com garantia de imóvel necessariamente precisa ser o titular do comprovante de residência apresentado.
Comprovante de residência: quais documentos são aceitos
Na plataforma de envio da FinanZero, ao enviar o comprovante de residência, o cliente deve certificar-se de que:
- as bordas do documento estão visíveis;
- o local da foto está iluminado;
- o documento está legível na imagem;
- o documento é recente e é válido (até 10 anos);
Caso a cópia virtual do documento esteja danificada ou com os dados não visíveis na imagem, a cópia não será aceita. Para facilitar a validação do comprovante de endereço, o cliente deve enviar o comprovante com as informações que foram cadastradas no formulário da FinanZero.
Como funciona um empréstimo com garantia de imóvel?
Cópia do comprovante de renda fixa
Os principais comprovantes de renda aceitos pelos parceiros da FinanZero:
- Holerite: é aceito o holerite de fechamento do mês. Pois, caso seja enviado o de adiantamento não será possível comprovar a renda real existente;
- Extrato bancário: são aceitos aqueles dos últimos 30 ou 60 dias, dependendo do parceiro. O ideal é que o cliente faça o download desse documento pelo Internet Banking;
- Declaração do Imposto de Renda (IR);
- Pró-labore;
- Extrato do INSS: válido para aposentado ou pensionista;
O holerite e o extrato bancário são aceitos por todos os parceiros; os demais documentos dependem da política interna de cada um.
Ao enviar o documento, o cliente deve certificar-se de que as bordas estejam visíveis, que o local da foto esteja iluminado e que o texto esteja legível.
O que é comprovante de renda? Saiba quais são as opções
RG ou CNH
As cópias do Registro Geral (RG) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também são necessárias. O cliente pode escolher entre um documento ou outro para comprovar sua identidade e solicitar o crédito.
Ao enviar o RG ou a CNH, atentar-se para que:
- as bordas do documento estejam visíveis;
- o local da foto esteja iluminado (atenção às sombras que podem dificultar a visibilidade do documento);
- o documento esteja legível na imagem;
- o documento seja válido: no caso da CNH, a validade consta no próprio documento. Já no caso do RG, são aceitos documentos emitidos há até 10 anos.
Selfie com documento de identidade
Além de apresentar o RG ou a CNH, o consumidor também precisará tirar uma selfie com o documento. Veja as dicas da FinanZero para fazer o envio correto:
- Enquadrar o rosto está dentro da marcação;
- Deixar o rosto na posição frontal: não posicionar a câmera acima ou abaixo da linha dos olhos, tirar a selfie com a câmera alinhada ao rosto;
- Certificar-se de que o local está iluminado;
- Não utilizar acessórios que possam interferir na imagem: como óculos, boné, máscara e assim por diante;
- Mirar a visão no “buraquinho” da câmera do celular;
O que é uma matrícula de imóvel?
Cópia da Certidão de Matrícula do Imóvel
A matrícula do imóvel é um documento arquivado pelo Registro de Imóveis da região na qual o bem está localizado. A matrícula conta com diversas informações, como as transações ou ocorrências passadas que envolveram o imóvel, e também dados como a localização, metragem, datas dos registros e averbações, ações judiciais, etc.
Ao enviar o documento, o cliente deve certificar-se de que as bordas estejam visíveis, que o local da foto esteja iluminado e que o texto esteja legível.
Qual a diferença entre contrato de compra e venda e matrícula do imóvel?
Cópia da Certidão Negativa de Tributos Imobiliários
A Certidão Negativa de Tributos Imobiliários é um dos documentos para contratar um refinanciamento de imóvel que comprova que as contas do imóvel com o governo estão em dia. Ou seja, que não há dívidas do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU), do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), dentre outros tributos imobiliários.
Ao enviar o documento, o cliente deve certificar-se de que as bordas estejam visíveis, que o local da foto esteja iluminado e que o texto esteja legível.
Cópia do IPTU
Também é necessário que o cliente apresente a cópia do Imposto Sobre Território Urbano (IPTU). O IPTU é um tributo municipal com cobrança anual. O valor do imposto é referente a cada imóvel de zona urbana.
Ao enviar o documento, o cliente deve certificar-se de que as bordas estejam visíveis, que o local da foto esteja iluminado e que o texto esteja legível.
O que é certidão de ônus reais?
Cópia da certidão de ônus
Semelhante à matrícula de imóvel, porém registrada em cartório, a certidão de ônus é um documento com as informações sobre os procedimentos jurídicos que envolvem o imóvel, como o histórico com todos os proprietários do imóvel, penhoras e outras arrematações, etc.
Ao enviar o documento, o cliente deve certificar-se de que as bordas estejam visíveis, que o local da foto esteja iluminado e que o texto esteja legível.
Ficou com mais alguma dúvida sobre os documentos para contratar um refinanciamento de imóvel? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Quais são os documentos para contratar um refinanciamento de imóvel?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios